sexta-feira, junho 23, 2006

REPASSE E ATIVIDADES: EEB GIOVANI PASQUALINI FARACO

EEB GIOVANI PASQUALINI FARACO

PROGRAMA “O CARATER CONTA”
FONE/FAX: (47) 3435-1868


ASSUNTO: RELATÓRIO DO REPASSE NO PROGRAMA “O CARÁTER CONTA”


No dia dezesseis de maio de dois mil e seis, foi realizado na Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco o repasse do programa “O Caráter Conta” com professores e funcionários.
A orientadora educacional Viviane Regina Bonassa foi quem desenvolveu o trabalho, transcrito a seguir.

Em uma sala de aula, reuniram-se no turno matutino e no turno vespertino os professores do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. No turno noturno as turmas tiveram aula normal.
A sala foi arrumada com as carteiras em semi círculo; na frente, mesas e cestas dispostas com o material decorado com as cores dos pilares. Os participantes e palestrantes usavam roupas coloridas, de acordo com os pilares.
Na entrada os participantes receberam um pequeno ramalhete de flores secas.
Foi exposto numa tela, através do retro projetor, o que é o programa e seus objetivos. (anexo 1).
Em seguida, foi realizada uma dinâmica com o jogo - “descobrir os pilares”. O grupo foi dividido em equipe. Cada um recebeu um envelope com doze cartões plastificados: em seis escrito o nome de cada pilar e nos outros seis, o perfil referente. A tarefa era descobrir a qual pilar correspondia cada texto.
Foi exposto, também através de transparência, cada pilar individualmente. (anexo 2)
Após a apresentação de cada pilar, os participantes receberam uma guloseima da cor respectiva e foi aplicado uma dinâmica, conforme segue.

SINCERIDADE: gelatina azul - sabor de tutti frutti.
Responderam um questionário ( anexo 3).

RESPONSABILIDADE: bala de goma verde.
Dinâmica de balões: cada um recebeu três etiquetas auto colantes e três balões de cores diversas (cores dos pilares). Em cada etiqueta, foi escrito uma responsabilidade e colada nos balões. Todos jogaram os balões para cima, tentando não deixá-los cair.
Reflexão: dificuldade de cuidar e manter nossas responsabilidades.

CIDADANIA: bala de goma vermelha.
Dinâmica com estrela, mão e pé: os participantes receberam um papel cartão em formato de estrela, no qual escreveram um ponto positivo da escola; um papel cartão em formato de mão, no qual escreveram o que precisa melhorar na escola; e um papel cartão em formato de pé, no qual escreveram o que podem fazer para melhorar o ambiente escolar.
Estas figuras, estrela, mão e pé, foram coladas no quadro da sala, ao lado da flâmula da escola.


JUSTIÇA: bala na cor laranja.


RESPEITO: bala na cor amarela.
Dinâmica: escreveram num papel que receberam, como gostam de ser tratados. O material foi recolhido e será digitado e entregue a todos.

ZELO: bala roxa.
Dinâmica: escreveram uma mensagem de zelo e algumas foram lidas aos demais. Essas serão digitadas e entregue a todos.

Para finalizar entregamos uma folha com explicação e desenho dos seis pilares, para pintarem com as respectivas cores.

Ficou combinado que no dia vinte e cinco de maio nos reuniremos para planejamento da implantação do programa nesta Unidade Escolar.


Joinville, 22 de maio de 2006.
Duração: 30 dias
Séries: Pré a 3ª Série do Ensino Fundamental

Pilares: Sinceridade e Respeito

Pessoas de caráter são pessoas sinceras, em quem podemos confiar. Confiança não vem automaticamente. Você precisa conquistar a confiança lentamente, mostrando que é honesto, que vive conforme acredita, que mantém sua palavra e é leal.
Todos nós queremos ter oportunidade de ser quem somos, tomar decisões, ser aceitos e tratados de forma educada e correta e ter alguma privacidade. Pessoas respeitosas dão às outras as informações que precisam para tomar decisões conscientes sobre as suas vidas. Pessoas respeitosas tratam as outras com consideração. Fazem o que é adequado e desejável quando lidam com outros. Não suportam violência, rudeza ou maldade. Pessoas respeitosas toleram as crenças de outras pessoas e aceitam suas diferenças individuais sem preconceito. Não insistem em que os outros sejam iguais a eles. Pessoas respeitosas tratam as outras da mesma maneira como querem ser tratadas.
Valorizam e ajudam os outros e ajudam os outros a se valorizarem.


Justificativa:

Nossa sociedade passa por uma inversão de valores que vêem se refletindo em nossas vidas.
Pensando nisso e tendo consciência de que só uma sociedade com valores e éticas morais formará cidadãos responsáveis, críticos e autores de sua história e conseqüentemente mais humana e justa, onde todos tenham os mesmos direitos e valores.


Objetivo Geral:

Conscientizar as crianças da importância de ser sincero e respeitar os sujeitos enquanto cidadãos que pensam, agem e interagem na sociedade da qual fazem parte.


Objetivos Específicos:

Destacar a moral das fábulas, levando-as a reflexão sobre os atos do nosso dia-a-dia.
Analisar com as crianças a diferença entre o que devem e não devem fazer para se comportarem com respeito.
Trabalhar com os alunos para rever o que é e não é ser sincero.
Propiciar ao educando destacar a moral das fábulas levando-as a refletir sobre os atos do nosso cotidiano.
Desenvolver no educando a criatividade e o senso crítico.
Valorizar a importância dos animais e do meio ambiente.


Disciplinas e Conteúdos:

Língua Portuguesa e Literatura
Histórias infantis, prosa, poesia, contos e fábulas
Escrita: produção e reprodução de textos coletivos e individuais
Leituras: silenciosa, coletiva e individual
Acrósticos

Matemática
Sistema monetário
Formas geométricas
Situação problema envolvendo adição, subtração, divisão e multiplicação

História/Geografia
Localização

Ciências
Meio ambiente e preservação do meio

Filosofia
O “eu” como pessoa

Sociologia
Valores

Artes Cênicas
Dramatização da história
Confecção do boneco Pinóquio


Avaliação:
Será feita durante todo o processo
Culminância
Confecção de um livro pelos alunos
Apresentação aos pais dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto


Desenvolvimento:

Tema: Sinceridade
Respeito

Livro do Pinóquio

Séries: 1ª a 3ª Série

1 – Através da escrita ou desenho, os alunos irão expressar suas opiniões em relação as situações de desvio de caráter do Pinóquio:

Se deixar levar pelas más companhias e se desviar do caminho da escola.
O menino, muito envergonhado, contou mentiras para justificar estar preso, e seu nariz começou a crescer.
Pedir perdão, prometendo que agora seria obediente, mas, ele não cumpriu o que prometeu.

2 – Expressar situações de desvio de caráter, sobre as conseqüências de não ser sincero e de não respeitar as pessoas:

Na história do Pinóquio, o nariz cresce quando ele mente. E se você mente, o que pode acontecer com você?
O Pinóquio faltou com respeito aos conselhos de Gepeto, você respeita seus pais e se não respeitá-los, qual é a conseqüência?

Material:

Papel sulfite, papel almaço e livro do Pinóquio
Responsável pelo trabalho – Fabiane Huth


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GIOVANI PASQUALINI FARACO

PROGRAMA “O CARATER CONTA”

Duração: 2 aulas
Séries: 7ª a 8ª do Ensino Fundamental e 1ª a 3º do Ensino Médio


Pilar: Sinceridade


Pessoas de caráter, são pessoas sinceras, em quem podemos confiar. Confiança não vem automaticamente. Você precisa conquistar a confiança lentamente, mostrando que é honesto, que vive conforme acredita, que mantém sua palavra e é leal.


Objetivo Geral:

Desenvolver a integração dos alunos, trabalhando e percebendo a sua sinceridade para ser aceito em sua vida social.

Material:

Papel ofício e lápis, canetinha
Música:


Desenvolvimento:

Grupo em círculo, sentados.
Cada participante recebe duas folhas, uma em branco onde vai escrever seu perfil e na outra personalizada a qual se identifica. Ao sinal do facilitador, todos passam a folha que se identificaram para o vizinho da direita, para que este possa escrever uma palavra ou frase para pessoa cujo nome se encontra no alto da folha
Assim, sucessivamente, todos escrevem para todos até que a folha retorne ao ponto de origem.
Fazer a leitura silenciosa das mensagens recebidas.
Plenário – Comentar com o grupo o seu perfil (se quiser)
O que foi surpresa para você?
O que já esperava?
O que mais o(a) tocou?



Comentário:

Esta atividade é muito rica e possibilita a participação de todos os componentes do grupo. A sua aplicação não se esgota nessa temática, podendo ser utilizada, também na finalização de uma etapa de trabalho ou mesmo na conclusão do grupo.
É uma atividade que pode ser repetida em fases diversas do processo grupal, como forma de facilitar a comunicação e avaliar a sinceridade e as relações entre os componentes.


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GIOVANI PASQUALINI FARACO

PROGRAMA “O CARATER CONTA”

Duração: 2 aulas
Séries: 4ª a 6ª Série


Pilar: Sinceridade


Pessoas de caráter, são pessoas sinceras, em quem podemos confiar. Confiança não vem automaticamente. Você precisa conquistar a confiança lentamente, mostrando que é honesto, que vive conforme acredita, que mantém sua palavra e é leal. Seja honesto. Não engane, não fraude, não roube. Seja confiável – faça mesmo o que disse que iria fazer. Tenha coragem para fazer o que é certo.


Objetivo Geral:

Desenvolver nas pessoas a virtude da sinceridade para conquistar os demais.


Material:

Papel dupla face, papel Kraft, cola tesoura, frases, história.


Desenvolvimento:

Entregar para os alunos folha (em azul).
Colar frases nas folhas e colocar em uma caixa de presente.
Sentados em círculo na sala, cada um pega uma folha e fala se faz aquilo, com sinceridade.
Colar na árvore com papel Kraft.
Leitura do livro: “Menino e o Lobo”
Entregar gelatina ou bala.


Mensagem:

“Se o seu coração é aberto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante e não tem motivos para sentir medo dos outros”


Frases:

Digo sempre a verdade.
Auxilio quem precisa de ajuda.
Não jogo lixo no chão.
Não engano meus amigos.
Não brigo com meus amigos.
Não escondo informações importantes de meus pais.
Sou confiável.
Ajudo meus colegas nas dificuldades.
Respeito os mais velhos.
Se encontro algo, procuro devolver ao dono.
Não pego nada que não me pertence.
Devolvo o que tomo emprestado.
Não quebro promessas.
Procuro ser sempre o melhor que puder.
Não faço comentários maldosos.
Não falo de pessoas pelas costas.
Não maltrato os animais.
Respeito as leis de trânsito.
Sei trabalhar em equipe.
Sei ouvir.
Aguardo minha vez de falar.
Cumpro as normas da escola.
Cumpro minhas atividades escolares.
Respeito as ordens de meus professores.
Sou pontual nos meus compromissos.
Não deixo meus amigos desapontados comigo.
Não risco as cadeiras.
Penso antes de agir.
Sei conter a agressividade.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GIOVANI PASQUALINI FARACO

PROGRAMA “O CARATER CONTA”

Duração: 2 aulas
Séries: 4ª a 6ª Série


Pilar: Respeito

Todos nós queremos ter oportunidade de ser quem somos, tomar decisões, ser aceitos e tratados de forma educada e correta e ter alguma privacidade. Pessoas respeitosas dão às outras as informações que precisam para tomar decisões conscientes sobre as suas vidas. Pessoas respeitosas tratam as outras com consideração. Fazem o que é adequado e desejável quando lidam com outros. Não suportam violência, rudeza ou maldade. Pessoas respeitosas toleram as crenças de outras pessoas e aceitam suas diferenças individuais sem preconceito. Não insistem em que os outros sejam iguais a eles. Pessoas respeitosas tratam as outras da mesma maneira como querem ser tratadas. Valorizam e ajudam os outros e ajudam os outros a se valorizarem.


Objetivo Geral:

Fazer os alunos perceberem que, para serem respeitados, é necessário respeitar os demais.

Material:

Cartolina amarela, tesoura, fita crepe, papel Kraft
Texto: Faça para o outro aquilo que você deseja que outro lhe faça
Desenho do pilar


Desenvolvimento:

Os alunos desenham a mão e escrevem:
Em que situações você se sente desrespeitado?
Como gosto de ser tratado pelo outro?


Mensagem:

“Uma pessoa educada só se tornará nobre quando colocar em prática tudo que tiver aprendido e não apenas através de suas palavras”

Dar salada de frutas para os alunos no final.
“Fale a sua verdade, seja ela qual for, clara e objetivamente, usando um tom de voz tranqüilo e agradável, liberto de qualquer preconceito ou hostilidade”. (Dalai-Lama)


FAÇA PARA O OUTRO AQUILO QUE VOCÊ DESEJA QUE O OUTRO LHE FAÇA


Um pai levou o filho ao parque de diversões. Lá, chamou a atenção do menino uma placa na qual estava escrito: ”Sala do ecos”.
Curioso, o garoto perguntou ao pai o que era “eco”. Levando a criança até o local, o pai lhe explicou: “Meu filho, para tudo o que você disser nesta sala, imediatamente obterá resposta”.
O menino achou aquilo muito interessante e logo entrou na sala, gritando: “Buuurrrooo !!!”
E logo ouviu a resposta: “Buuurrrooo!”
O garoto, não gostando do que escutou, revidou: “Feiooo! Feiooo!
Cada vez mais irritado, o menino foi falando palavrões que voltavam para ele multiplicados. Então, o desapontado e quase chorando, o menino pediu ao pai que o levasse embora daquele lugar, pois lá só havia pessoas mal-educadas.
Nesse momento, o pai explicou que o eco só estava repetindo aquilo que ele dizia. E prosseguiu: “Meu filho, se você quiser ouvir coisas boas, diga-as você primeiro”. E o pai começou a dizer: “Lindoooo!!” E o eco respondia: “Lindoooo!!” E em seguida: “Eu te amooo!!” E ouvia a resposta: “Eu te amooo!!”
O menino ficou maravilhado. E o pai completou, dizendo: “A vida é como um eco: devolve-nos aquilo que depositamos nela”

A vida é como um eco: devemos dar para o outro aquilo que desejamos receber.
Para que sua família se transforme, faça para o outro aquilo que você deseja que o outro lhe faça.
A vida lhe dá de volta tudo o que você diz, tudo o que você deseja de bem e mau aos outros.
A vida lhe devolverá toda blasfêmia, inveja, incompreensão, falta de honestidade que você desejou, praguejou às pessoas que lhe cercam.
Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações.
Se você quer mais amor, compreensão, sucesso, harmonia, fidelidade, crie mais amor, compreensão, harmonia no seu coração. Se agir assim a vida lhe dará felicidade sucesso, amor das pessoas que lhe cercam.

FOTOS DAS ATIVIDADES



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Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

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