Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

quarta-feira, novembro 25, 2009

Escolas Municipais Saul Sant'Anna de Oliveira Dias e Karin Barkemeyer - Atividades Realizadas Sobre "O Caráter Conta!" - Professor Jorge Schemes

Alunos (as) Fazendo Atividades do Programa "O Caráter Conta!"




ATIVIDADE II – REDAÇÃO

Orientações:

1. Escolha um dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta!” e escreva uma redação sobre ele.
2. Se necessário, utilize as anotações do caderno e o cartaz do Programa para desenvolver as idéias do texto.
3. Esteja preparado para socializar e comentar o que escreveu na próxima aula.

Descrição da Atividade:

Etapa 01:

  • Os alunos foram motivados e orientados a escolher um dos pilares do Programa “O Caráter Conta!” para elaborar uma redação sobre ele (mínimo 10 linhas). Os textos foram produzidos e escritos individualmente durante uma das aulas.
  • Eles utilizaram como subsídios para idéias, as anotações da pesquisa feita sobre os seis pilares no caderno e os cartazes do Programa.

Etapa 02:

Na aula seguinte houve a socialização de todos os textos. Cada aluno leu a sua redação para os colegas e fez comentários do que escreveu. Houve uma aula de reflexão sobre os pilares do caráter e do seu significado conforme a subjetividade de cada um. Foi um verdadeiro exercício de cidadania onde todos puderam expressar a sua opinião sobre os seis pilares do caráter e ao mesmo tempo ouvir o que o outro tinha a dizer.






ATIVIDADE III – POESIA

Orientações:


1. Escolha outro pilar do Programa “O Caráter Conta!” e escreva em seu caderno uma poesia ou um poema sobre ele.
2. Socialização: Recitação ou declamação da poesia em sala de aula.

Descrição da Atividade:

Etapa 01:

  • Os (as) alunos (as) elaboraram durante uma aula as poesias e poemas e registraram em seus cadernos.
  • Cada poesia ou poema deveria conter no mínimo três parágrafos.

Etapa 02:

  • Na aula seguinte os (as) alunos (as) apresentaram suas poesias e poemas aos colegas em forma de recitação ou declamação.
  • Sempre após a apresentação os demais alunos aplaudiram os colegas.

Etapa 03:

ATIVIDADE IV – ACRÓSTICO


Orientações:


1. Escolha outro pilar do Programa “O Caráter Conta!” e faça um acróstico sobre ele registrando em seu caderno.
2. Socialização: apresentação e reflexão sobre os acrósticos elaborados.

Descrição da Atividade:


Etapa 01:

  • Os alunos fizeram uma releitura dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta!” pesquisando as anotações feitas em seu caderno e nos cartazes do Programa.
  • Durante uma aula eles criaram acrósticos sobre um pilar do caráter.


Etapa 02:

  • Na aula seguinte os alunos fizeram a socialização da atividade em sala de aula.
  • O momento oportunizou a reflexão sobre o significado de cada pilar do Programa “O Caráter Conta!”.


ATIVIDADE V – JOGOS



Orientações:


1. Em equipes (mínimo 03 e máximo 05 componentes), elaborar, criar ou adaptar um joguinho (lúdico) utilizando os seis pilares do Programa “O Caráter Conta!”.
2. As regras devem estar fundamentadas nos seis pilares do caráter.
3. Todos devem registrar a idéia do jogo e as regras em seu caderno.
4. Cada equipe ficará responsável de trazer o material necessário para a confecção do jogo na próxima aula.
5. Apresentação e socialização.


Descrição da Atividade:


Etapa 01:

  • Durante uma aula as equipes se reuniram para discutir idéias e regras para a elaboração, criação ou adaptação de um joguinho envolvendo os seis pilares do Programa “O Caráter Conta!”.
  • As idéias e as regras foram registradas individualmente no caderno de anotações da disciplina de Ensino Religioso.

Etapa 02:

  • Na próxima aula, os alunos confeccionaram o joguinho trabalhando em equipes e utilizando o material que trouxeram.

Etapa 03:

  • Apresentação dos joguinhos elaborados por cada equipe para toda a turma.
  • Explicação do significado do jogo e das regras aos colegas de classe.

Etapa 04:

  • Socialização: após a apresentação de todas as equipes, os alunos socializaram os joguinhos entre si, de maneira que cada equipe teve oportunidade de brincar um pouco com o jogo feito pelas demais equipes.

Fotos das Equipes Elaborando os Jogos








ATIVIDADE VI – PARÓDIAS


Orientações:


1. Em equipes, elaborar uma paródia (utilizando qualquer estilo musical) ou criar um rap sobre o Programa “O Caráter Conta!” e seus seis pilares.
2. Todos devem registrar a letra da música em seu caderno.
3. Elaborar figurino e coreografia para a apresentação.
4. Socialização: apresentação dos grupos para a turma em sala de aula.

Descrição da Atividade:


Etapa 01:

  • As equipes se reuniram durante uma aula na sala para elaborarem e criarem uma paródia ou rap sobre os seis pilares do caráter.
  • Cada componente fez o registro da letra da paródia elaborada por sua equipe em seu caderno de anotações.

Etapa 02:

  • Socialização: na próxima aula as equipes apresentaram suas músicas aos colegas da sala, houve um show de talentos e todos foram aplaudidos ao final.

Alguns Vídeos das Apresentações



ATIVIDADE VII – CARTAZ

Orientações:


1. Em equipes (mínimo 03 e máximo 05 pessoas), elaborar um cartaz em sala de aula, o qual deve conter algumas atividades registradas no caderno de anotações.
2. Cada equipe irá selecionar as melhores atividades para constar no cartaz, o qual deve conter:
2.1 Duas redações.
2.2 Duas poesias.
2.3 Dois acrósticos.
2.4 A idéia e a descrição do jogo elaborado e suas regras.
2.5 A letra da paródia ou rap criado pela equipe.
3. O cartaz deve ter tamanho padrão de um metro.
4. O cartaz deve se decorado com as cores dos pilares do Programa “O Caráter conta!”
5. Socialização e apresentação.

Descrição da Atividade:

Etapa 01:

  • Os alunos se dividiram em equipes, e selecionaram as melhores atividades realizadas e registradas no caderno sobre o Programa “O Caráter Conta!” para colocarem no cartaz.
  • Foi fornecido pelo professor um pedaço de papel pardo de um metro e um cartaz oficial do Programa “O Caráter Conta!”.


Etapa 02:

  • Socialização: Após a confecção do cartaz, os alunos foram à frente da sala de aula e explicaram as atividades contidas no mesmo.
  • Os cartazes foram expostos na escola durante as atividades do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de Novembro.

FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS




Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada