CONTEXTO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- No final de 2008, em reunião pedagógica realizada nas dependências da EM Saul Sant’Anna de Oliveira Dias, apresentei o conteúdo e a metodologia do Programa “O Caráter Conta!” ao corpo docente e técnico administrativo da referida Unidade Escolar. Na ocasião, sugeri que o mesmo fosse adotado pela escola como fundamentação ética para todas as ações e práticas pedagógicas e constasse em seu Projeto Político Pedagógico.
- No segundo semestre de 2009, o Programa “O Caráter Conta!” foi apresentado aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Saul Sant’Anna de Oliveira Dias por meio da exposição e socialização dos cartazes contendo os seis pilares do Programa.
- Durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2009, nas aulas de Ensino Religioso, introduzi os conteúdos do Programa “O Caráter Conta!” relacionando-os com os temas estudados em sala de aula.
- O início das atividades específicas sobre os seis pilares do caráter começou no mês de outubro e se estendeu até o mês de dezembro com o término do ano letivo.
ATIVIDADE I – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E PESQUISA
Orientações:
1. Apresentação, pelo professor, de histórias reais de pessoas que revelaram pela sua atitude os valores dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta!”.
2. Faça uma pesquisa e descubra o significado dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta!”.
3. Faça as anotações da pesquisa em seu caderno.
4. Apresentação, socialização e reflexão da pesquisa.
Descrição da Atividade:
Etapa 01:
- Iniciei as atividades em sala de aula envolvendo 13 turmas das séries finais do Ensino Fundamental, aproximadamente 400 alunos e alunas do 6º ao 9º ano.
- Como primeira ação, apresentei os seis pilares do Programa “O Caráter Conta!” relacionando-os com histórias verídicas apresentadas na mídia brasileira de casos de pessoas que haviam demonstrado os seis pilares do caráter por meio de uma atitude fundada em valores como: Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Senso de Justiça, Zelo e Cidadania. Por exemplo, dentre outras, o caso do faxineiro de um aeroporto que encontrou uma carteira com 20 mil dólares no banheiro e devolveu ao dono sem aceitar nada em troca, o caso de um catador de papelão que achou no lixão da sua cidade um envelope com 10 mil reais e devolveu ao dono sem aceitar nada em troca, o caso do homem que perdeu tudo com as enchentes que atingiram de Santa Catarina em 2008 e recebeu um casaco de doação, e no bolso havia 10 mil reais esquecidos pelo doador, e que mesmo não sabendo quem havia doado o casado, pesquisou e encontrou o doador e devolveu o dinheiro.
- Durante a apresentação das histórias e fatos reais, os alunos foram contando situações parecidas vividas por eles mesmos, seus pais e familiares.
Etapa 02:
- Os alunos foram estimulados e orientados a pesquisar individualmente os seis pilares do Programa “O Caráter Conta!”, suas cores e suas características, e anotar o resultado da pesquisa no caderno. Para tanto, levei para a sala de aula vários cartazes do Programa, e orientei para que, se porventura não concluíssem a atividade em sala, poderiam concluí-la em casa por meio de uma pesquisa no blog http://www.ocaraterconta.blogspot.com/
- O objetivo desta atividade foi colocá-los diretamente em contato com o conteúdo sistematizado do Programa, ou seja, os seis pilares do caráter.
- O passo seguinte foi a socialização das pesquisas em sala de aula por meio de leituras, perguntas e respostas e considerações pessoais sobre os seis pilares do caráter conta.
- O tempo para a realização desta atividade foi de duas semanas, ocupando duas aulas (considerando que o currículo escolar contempla uma aula de Ensino Religioso por semana).
Alunos (as) Desenvolvendo as Atividades de Aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário