Escolas Municipais Saul Sant'Anna de Oliveira Dias e Karin Barkemeyer - Atividades Realizadas Sobre "O Caráter Conta!" - Professor Jorge Schemes

Alunos (as) Fazendo Atividades do Programa "O Caráter Conta!"




ATIVIDADE II – REDAÇÃO

Orientações:

1. Escolha um dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta!” e escreva uma redação sobre ele.
2. Se necessário, utilize as anotações do caderno e o cartaz do Programa para desenvolver as idéias do texto.
3. Esteja preparado para socializar e comentar o que escreveu na próxima aula.

Descrição da Atividade:

Etapa 01:

  • Os alunos foram motivados e orientados a escolher um dos pilares do Programa “O Caráter Conta!” para elaborar uma redação sobre ele (mínimo 10 linhas). Os textos foram produzidos e escritos individualmente durante uma das aulas.
  • Eles utilizaram como subsídios para idéias, as anotações da pesquisa feita sobre os seis pilares no caderno e os cartazes do Programa.

Etapa 02:

Na aula seguinte houve a socialização de todos os textos. Cada aluno leu a sua redação para os colegas e fez comentários do que escreveu. Houve uma aula de reflexão sobre os pilares do caráter e do seu significado conforme a subjetividade de cada um. Foi um verdadeiro exercício de cidadania onde todos puderam expressar a sua opinião sobre os seis pilares do caráter e ao mesmo tempo ouvir o que o outro tinha a dizer.






ATIVIDADE III – POESIA

Orientações:


1. Escolha outro pilar do Programa “O Caráter Conta!” e escreva em seu caderno uma poesia ou um poema sobre ele.
2. Socialização: Recitação ou declamação da poesia em sala de aula.

Descrição da Atividade:

Etapa 01:

  • Os (as) alunos (as) elaboraram durante uma aula as poesias e poemas e registraram em seus cadernos.
  • Cada poesia ou poema deveria conter no mínimo três parágrafos.

Etapa 02:

  • Na aula seguinte os (as) alunos (as) apresentaram suas poesias e poemas aos colegas em forma de recitação ou declamação.
  • Sempre após a apresentação os demais alunos aplaudiram os colegas.

Etapa 03:

ATIVIDADE IV – ACRÓSTICO


Orientações:


1. Escolha outro pilar do Programa “O Caráter Conta!” e faça um acróstico sobre ele registrando em seu caderno.
2. Socialização: apresentação e reflexão sobre os acrósticos elaborados.

Descrição da Atividade:


Etapa 01:

  • Os alunos fizeram uma releitura dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta!” pesquisando as anotações feitas em seu caderno e nos cartazes do Programa.
  • Durante uma aula eles criaram acrósticos sobre um pilar do caráter.


Etapa 02:

  • Na aula seguinte os alunos fizeram a socialização da atividade em sala de aula.
  • O momento oportunizou a reflexão sobre o significado de cada pilar do Programa “O Caráter Conta!”.


ATIVIDADE V – JOGOS



Orientações:


1. Em equipes (mínimo 03 e máximo 05 componentes), elaborar, criar ou adaptar um joguinho (lúdico) utilizando os seis pilares do Programa “O Caráter Conta!”.
2. As regras devem estar fundamentadas nos seis pilares do caráter.
3. Todos devem registrar a idéia do jogo e as regras em seu caderno.
4. Cada equipe ficará responsável de trazer o material necessário para a confecção do jogo na próxima aula.
5. Apresentação e socialização.


Descrição da Atividade:


Etapa 01:

  • Durante uma aula as equipes se reuniram para discutir idéias e regras para a elaboração, criação ou adaptação de um joguinho envolvendo os seis pilares do Programa “O Caráter Conta!”.
  • As idéias e as regras foram registradas individualmente no caderno de anotações da disciplina de Ensino Religioso.

Etapa 02:

  • Na próxima aula, os alunos confeccionaram o joguinho trabalhando em equipes e utilizando o material que trouxeram.

Etapa 03:

  • Apresentação dos joguinhos elaborados por cada equipe para toda a turma.
  • Explicação do significado do jogo e das regras aos colegas de classe.

Etapa 04:

  • Socialização: após a apresentação de todas as equipes, os alunos socializaram os joguinhos entre si, de maneira que cada equipe teve oportunidade de brincar um pouco com o jogo feito pelas demais equipes.

Fotos das Equipes Elaborando os Jogos








ATIVIDADE VI – PARÓDIAS


Orientações:


1. Em equipes, elaborar uma paródia (utilizando qualquer estilo musical) ou criar um rap sobre o Programa “O Caráter Conta!” e seus seis pilares.
2. Todos devem registrar a letra da música em seu caderno.
3. Elaborar figurino e coreografia para a apresentação.
4. Socialização: apresentação dos grupos para a turma em sala de aula.

Descrição da Atividade:


Etapa 01:

  • As equipes se reuniram durante uma aula na sala para elaborarem e criarem uma paródia ou rap sobre os seis pilares do caráter.
  • Cada componente fez o registro da letra da paródia elaborada por sua equipe em seu caderno de anotações.

Etapa 02:

  • Socialização: na próxima aula as equipes apresentaram suas músicas aos colegas da sala, houve um show de talentos e todos foram aplaudidos ao final.

Alguns Vídeos das Apresentações



ATIVIDADE VII – CARTAZ

Orientações:


1. Em equipes (mínimo 03 e máximo 05 pessoas), elaborar um cartaz em sala de aula, o qual deve conter algumas atividades registradas no caderno de anotações.
2. Cada equipe irá selecionar as melhores atividades para constar no cartaz, o qual deve conter:
2.1 Duas redações.
2.2 Duas poesias.
2.3 Dois acrósticos.
2.4 A idéia e a descrição do jogo elaborado e suas regras.
2.5 A letra da paródia ou rap criado pela equipe.
3. O cartaz deve ter tamanho padrão de um metro.
4. O cartaz deve se decorado com as cores dos pilares do Programa “O Caráter conta!”
5. Socialização e apresentação.

Descrição da Atividade:

Etapa 01:

  • Os alunos se dividiram em equipes, e selecionaram as melhores atividades realizadas e registradas no caderno sobre o Programa “O Caráter Conta!” para colocarem no cartaz.
  • Foi fornecido pelo professor um pedaço de papel pardo de um metro e um cartaz oficial do Programa “O Caráter Conta!”.


Etapa 02:

  • Socialização: Após a confecção do cartaz, os alunos foram à frente da sala de aula e explicaram as atividades contidas no mesmo.
  • Os cartazes foram expostos na escola durante as atividades do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de Novembro.

FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS




Atividades: Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias e Escola Municipal Karin Barkemeyer - Professor Jorge Schemes

CONTEXTO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

  • No final de 2008, em reunião pedagógica realizada nas dependências da EM Saul Sant’Anna de Oliveira Dias, apresentei o conteúdo e a metodologia do Programa “O Caráter Conta!” ao corpo docente e técnico administrativo da referida Unidade Escolar. Na ocasião, sugeri que o mesmo fosse adotado pela escola como fundamentação ética para todas as ações e práticas pedagógicas e constasse em seu Projeto Político Pedagógico.
  • No segundo semestre de 2009, o Programa “O Caráter Conta!” foi apresentado aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Saul Sant’Anna de Oliveira Dias por meio da exposição e socialização dos cartazes contendo os seis pilares do Programa.
  • Durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2009, nas aulas de Ensino Religioso, introduzi os conteúdos do Programa “O Caráter Conta!” relacionando-os com os temas estudados em sala de aula.
  • O início das atividades específicas sobre os seis pilares do caráter começou no mês de outubro e se estendeu até o mês de dezembro com o término do ano letivo.

ATIVIDADE I – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E PESQUISA

Orientações:

1. Apresentação, pelo professor, de histórias reais de pessoas que revelaram pela sua atitude os valores dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta!”.
2. Faça uma pesquisa e descubra o significado dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta!”.
3. Faça as anotações da pesquisa em seu caderno.
4. Apresentação, socialização e reflexão da pesquisa.

Descrição da Atividade:

Etapa 01:

  • Iniciei as atividades em sala de aula envolvendo 13 turmas das séries finais do Ensino Fundamental, aproximadamente 400 alunos e alunas do 6º ao 9º ano.
  • Como primeira ação, apresentei os seis pilares do Programa “O Caráter Conta!” relacionando-os com histórias verídicas apresentadas na mídia brasileira de casos de pessoas que haviam demonstrado os seis pilares do caráter por meio de uma atitude fundada em valores como: Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Senso de Justiça, Zelo e Cidadania. Por exemplo, dentre outras, o caso do faxineiro de um aeroporto que encontrou uma carteira com 20 mil dólares no banheiro e devolveu ao dono sem aceitar nada em troca, o caso de um catador de papelão que achou no lixão da sua cidade um envelope com 10 mil reais e devolveu ao dono sem aceitar nada em troca, o caso do homem que perdeu tudo com as enchentes que atingiram de Santa Catarina em 2008 e recebeu um casaco de doação, e no bolso havia 10 mil reais esquecidos pelo doador, e que mesmo não sabendo quem havia doado o casado, pesquisou e encontrou o doador e devolveu o dinheiro.
  • Durante a apresentação das histórias e fatos reais, os alunos foram contando situações parecidas vividas por eles mesmos, seus pais e familiares.

Etapa 02:

  • Os alunos foram estimulados e orientados a pesquisar individualmente os seis pilares do Programa “O Caráter Conta!”, suas cores e suas características, e anotar o resultado da pesquisa no caderno. Para tanto, levei para a sala de aula vários cartazes do Programa, e orientei para que, se porventura não concluíssem a atividade em sala, poderiam concluí-la em casa por meio de uma pesquisa no blog http://www.ocaraterconta.blogspot.com/
  • O objetivo desta atividade foi colocá-los diretamente em contato com o conteúdo sistematizado do Programa, ou seja, os seis pilares do caráter.
  • O passo seguinte foi a socialização das pesquisas em sala de aula por meio de leituras, perguntas e respostas e considerações pessoais sobre os seis pilares do caráter conta.
  • O tempo para a realização desta atividade foi de duas semanas, ocupando duas aulas (considerando que o currículo escolar contempla uma aula de Ensino Religioso por semana).

Alunos (as) Desenvolvendo as Atividades de Aprendizagem


Projeto de Trabalho: Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias - Professor Jorge Schemes

PROJETO DE TRABALHO
PROGRAMA: “O CARÁTER CONTA!”

ESCOLA MUNICIPAL
SAUL SANT’ANNA DE OLIVEIRA DIAS
E
ESCOLA MUNICIPAL
KARIN BARKEMEYER

SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2009
JOINVILLE - SC

RESPONSÁVEL: PROFESSOR JORGE SCHEMES

1. JUSTIFICATICA:
Um programa sistematizado de educação para o caráter justifica-se diante da lacuna ética e moral deixada por um currículo que não prioriza a construção de valores de forma intencional. É justamente a intencionalidade do Programa “O Caráter Conta!” que o torna relevante para o currículo escolar. Considerando a relevância ética do Programa “O Caráter Conta!”, e que seu conteúdo pode servir como eixo norteador dos demais projetos e programas desenvolvidos pela escola, faz-se extremamente necessário desenvolver um projeto de trabalho nas unidades de ensino Saul Sant’Anna de Oliveira Dias e Karin Barkemeyer, pertencentes à Rede Pública Municipal Joinville, SC. Um projeto de trabalho tem como foco as atividades de aprendizagem desenvolvidas pelo (a) aluno (a), pois está centrado no (a) aluno (a) como protagonista na construção de um conhecimento cientificamente válido e que faça sentido para o seu projeto existencial. “O Caráter Conta!” também possibilitará a construção de uma cultura de paz como projeto de vida, demonstrando assim sua relevância preventiva aos problemas de violência manifestados dentro da escola.

2. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver atividades de aprendizagem significativas para os (as) alunos (as) das Escolas Municipais Saul Sant’Anna de Oliveira Dias e Karin Barkemeyer, objetivando a implantação e implementação de um programa de educação sistematizada para a formação do caráter por meio da construção de uma cultura de paz, enfatizando os temas dos seis pilares do caráter, tais como constam no Programa O Caráter Conta, ou seja: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania, envolvendo toda a escola, sob a coordenação pedagógica do professor Jorge Schemes.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.1. Envolver todos (as) os (as) alunos (as) das Escolas Municipais Saul Sant’Anna de Oliveira Dias e Kerin Barkemeyer em atividades de aprendizagem significativas sobre os seis pilares do Programa “O Caráter Conta!”, tais como:
3.1.1 Pesquisas sobre o significado do Programa “O Caráter Conta!”.
3.1.2 Elaboração de textos, redações, poesias e acrósticos sobre os pilares do caráter.
3.1.3 Elaboração de joguinhos sobre os seis pilares do Programa.
3.1.4 Elaboração de paródias sobre o Programa “O Caráter Conta!”.
3.1.5 Apresentações e socialização das atividades realizadas.
3.1.5 Participação nas apresentações e exposição das atividades realizadas no dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra na escola Saul Sant'Anna de Oliveira Dias.
3.1.6 Realização do Show do Caráter na escola Saul Sant'Anna de Oliveira Dias.
3.1.7 Publicação das atividades em http://www.ocaraterconta.blogspot.com/
3.2. Socializar conhecimentos científicos sobre a formação do caráter por meio de palestras e atividades de aprendizagem com informações relativas aos temas mencionados enfatizando o desenvolvimento biopsicosocial infantil e adolescente e sua relação com a formação do caráter, bem como compartilhar outros conhecimentos e pesquisas que permitam a compreensão das múltiplas dimensões do sujeito aluno e o seu contexto histórico-social.
3.3. Formar alunos (as) multiplicadores (as) capazes de fazer o repasse e a socialização do conhecimento adquirido durante as atividades para toda a comunidade (intra-escolar e extra-escolar), envolvendo principalmente os alunos e seus familiares.
3.4. Incentivar a criação e o desenvolvimento de uma cultura de paz por meio da construção sistemática de valores morais e éticos dentro da unidade escolar.
3.5. Incluir o Programa O Caráter Conta no Projeto Político Pedagógico das referidas Unidades Escolares, como forma de garantir sua implementação, continuidade e eficácia.

4. PÚBLICO ALVO:
Gestores da escola, especialistas (orientadores e supervisores), professores, funcionários, alunos (as) e toda a comunidade.

5. METODOLOGIA:
5.1 Realizar pesquisas e estudos, com atividades de aprendizagem, sobre os seguintes temas:
5.1.1 Sinceridade.
5.1.2 Respeito.
5.1.3 Responsabilidade.
5.1.4 Senso de justiça.
5.1.5 Zelo.
5.1.6 Cidadania.
5.2 Trabalhos individuais, em duplas e em equipes realizados em sala de aula.
5.3 Registros de todas as atividades no caderno de anotações.
5.4 Socialização das atividades em sala de aula e exposição na escola.

6. CRONOGRAMA:
As atividades serão realizadas durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2009, nas aulas de Ensino Religioso com o professor Jorge Schemes. Ao todo são 15 aulas, envolvendo todos (as) os (as) alunos (as) do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do período matutino da Escola Municipal Saul Sant’Anna de Oliveira Dias e mais cinco turmas do ensino fundamental da escola Karin Barkemeyer em Joinville, SC. Ao todo são 17 turmas do ensino fundamental. Somando mais de 500 alunos (as) envolvidos (as).

7. IDENTIFICAÇÃO:
PROJETO DE TRABALHO: Programa “O Caráter Conta!”.
PERÍODO: Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro de 2009.
HORÁRIO: Período matutino – 07:15 às 11:30.
LOCAL: Escolas Municipais Saul Sant’Anna de Oliveira Dias e Karin Barkemeyer, Joinville, SC.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Professor Jorge Schemes.

A desonestidade é como um "Buraco Negro"...

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: