No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e expontânea vontade. Todavia, algumas situações ocorridas e as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano, e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão. Até aqui estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica. Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante da segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética, no mínimo profissional, e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo. Não compactuo com manobras politiqueiras que apenas visam a apropriação do trabalho e do esforço alheio para promoção e benefício próprio, tais pessoas são verdadeiros "vampiros sociais". Alguém disse certa vez que, onde não há ética o ambiente fica doentio.
Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei desde o início promover "O Caráter Conta!" nas escolas da rede estadual de ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente, não faz parte dos Programas Oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.
Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Educação, como já vinha fazendo. Atualmente tenho 17 turmas, somando mais de 500 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando este mês e o mês de novembro com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", eles já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras serão em breve socializadas neste espaço.
Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, (no período de 2004 a 2009).
Atualmente é colaborador e multiplicador do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário