quarta-feira, outubro 14, 2009

Carta e Resposta sobre o Programa "O Caráter Conta!"

Bom dia, Dr. Jorge Schemes.

Meu nome é Edison de Souza Magalhães, e me reporto como membro do Rotary Clube Uberlândia Sul (Uberlandia-MG).

Muitas são as entidades que têm demonstrado preocupação acerca de alguns fatos ocorridos no Brasil que, infelizmente, estão se tornando corriqueiros. Nosso clube convocou os demais clubes de Uberlândia para dar início a algumas ações que pudessem promover a difusão de conceitos de ética e cidadania em nossa cidade. Há pouco tempo tomamos conhecimento do projeto " O Peixe e a Arte de Pescar" que foi concebido pelo Deputado Paulo Piau, que é rotariano de Uberaba e de posse deste projeto nos deparamos com outro projeto, " O Caráter Conta", que nos chamou muito a atenção.

Temos agendado uma visita à Brasília, no dia 26 de novembro, onde uma comitiva formada por rotarianos e, possivelmente, outros membros da sociedade uberlandense, poderemos apresentar algumas propostas de projetos bem sucedidos desenvolvidos pelo Rotary nas áreas de educação, meio ambiente e segurança pública, bem como teremos a chance de expressar nossas preocupações e nosso desagravo frente a algumas atitudes e acontecimentos ocorridos no congresso nacional.

Iremos ter uma audiência com o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, com a senadora Marina Silva, com o senador Demóstenes Torres, e com o dep. Gilmar Machado.

O projeto "O Caráter Conta" despertou em nós um grande interesse, mas também uma grande curiosidade. Queremos saber mais sobre o projeto pois pretendemos não só implantá-lo em nossa cidade, mas também defendê-lo por ocasião de nossa visita à Brasília.

Assim sendo, tenho algumas perguntas que gostaria de fazer:

-O que devemos fazer para implantá-lo em nossa cidade? Quais são os passos?

-Existe algum documento mais detalhado sobre o projeto ao qual podemos ter acesso?

-Qual sua função na elaboração do projeto?

-Qual seria a função dos Rotarys Clubes de Uberlândia na condução deste projeto? Que papel desempenharia?

-Qual sua avaliação sobre os resultados obtidos em Joinville?

-Existe a possibilidade de que o Senhor nos faça uma visita e discorra sobre o projeto? Poderia ser na ocasião de nossa visita à Brasília.

-O Senhor gostaria de participar de nossa comitiva?

Bem, espero ter sido claro quanto ao meu objetivo ao enviar este e-mail.

Por favor, me retorne o mais rápido possível.

Desde já agradeço por sua atenção.

Atenciosamente,

Edison de Souza Magalhães


Resposta:

Olá Edison.

Primeiramente, parabéns pelo interesse demonstrado no Programa “O Caráter Conta!”. Gostaria de esclarecer que não tenho o título de doutor, pode me chamar pelo nome mesmo. Quanto às perguntas, vou procurar esclarecer o máximo possível, vamos lá.

-O que devemos fazer para implantá-lo em nossa cidade? Quais são os passos?

R: Primeiramente é bom esclarecer que “O caráter Conta!” é um Programa, não um projeto. E que se trata de um Programa Norte Americano, mais especificamente: A Project of the Josephson Institute of Ethics (USA), portanto é uma marca registrada, e que tem na Universidade da Virgínia, Virginia Tech, uma de suas parcerias. A Virginia Tech tem um departamento, 4H, responsável por aplicar o Programa por meio de capacitações. Dito isso, vale lembrar que para começar o Programa se faz necessário uma capacitação dos multiplicadores, aqui em Joinville temos uma equipe formada por professores envolvidos no Programa e treinada para dar essa capacitação. Sendo mais didático, o primeiro e grande passo, é fazer parceria (convênio) com as Secretarias de Educação do Município e do Estado e reunir o público alvo para aplicar a capacitação no Programa. Sugerimos que esse público seja formado por professores das redes públicas de ensino. Uma vez capacitados, deve haver responsáveis nas Secretarias de Educação para fazer o acompanhamento das atividades.

-Existe algum documento mais detalhado sobre o projeto ao qual podemos ter acesso?

R: Existe sim. Porém vale lembrar que “O Caráter Conta!” não é um projeto, é um Programa, o qual permite que se elaborem projetos de atividades voltados para o mesmo. Documentos sobre o Programa podem ser obtidos no Blog www.ocaraterconta.blogspot.com mais especificamente na seção Marcadores, no item projeto. Ou clique Aqui. Também há links nas imagens laterais dos pilares para o site oficial do Programa nos EUA. Em relação as atividades de capacitação aqui em Joinville, elaborei um projeto que pode servir de modelo para Uberlândia. Clique Aqui.

-Qual sua função na elaboração do projeto?

R: Minha função desde o início do Programa em 2004 está sendo de Coordenador Pedagógico do Programa na GERED de Joinville, SC. O que isso significa? Sou responsável pela elaboração e implementação dos projetos de capacitação que já ocorreram (ao todo foram três) com os professores da Rede Estadual de Ensino de nossa Gerência (GERED). Entenda que não sou o autor do Programa, mas o autor do projeto escrito sobre o Programa. Assim sendo, minha principal função na GERED é de incentivador e motivador pedagógico de ações nas escolas, ou seja, desde o início tivemos a necessidade de adaptar o Programa à realidade local, sem descaracterizar o mesmo. Assim, sugeri às escolas que implantassem o Programa no PPP das mesmas e que o mesmo servisse de fundamentação ética para as demais ações e projetos desenvolvidos pela escola, sem, contudo, perder suas características e identidade. Por exemplo, ao trabalhar o tema Trânsito ou Meio Ambiente, os professores envolvidos deveriam incluir os pilares do caráter relacionados ao tema com intencionalidade, ou seja, revelando o mesmo aos alunos. Sendo mais objetivo e didático, minha participação foi a seguinte:

  1. Elaborei o projeto escrito sobre o Programa. Confira Aqui.
  2. Digitei e imprime todos os certificados dos cursistas.
  3. Criei o Blog do Programa em 2005, do qual sou editor, ou seja: incentivo a inclusão do Programa “O Caráter Conta!” nas ações pedagógicas das escolas e cobro relatórios digitalizados para serem publicados no Blog do Programa.
  4. Promovo reuniões na GERED com os responsáveis pelo Programa nas escolas. O objetivo é a socialização das atividades realizadas, troca de idéias e experiências, apresentação dos relatórios e de novas metodologias e estratégias para implementar o Programa.
  5. Sou o mediador pedagógico entre, IEPES (Mentor financeiro e administrativo do Programa) e as escolas da GERED (66 escolas).
  6. Também sou professor na Rede Pública Municipal e trabalho o Programa com todos os meus alunos sistematicamente, são ao todo 17 turmas do Ensino Fundamental. Sendo assim, tenho experiência em sala de aula também, e não apenas a teoria sobre o Programa.

-Qual seria a função dos Rotarys Clubes de Uberlândia na condução deste projeto? Que papel desempenharia?

R: Penso que a função dos Rotarys de Uberlândia pode ser a mesma dos Rotarys aqui de Joinville, ou seja, parceiros de marketing e finanças. Os Rotarys aqui de Joinville têm fornecido materiais didáticos pedagógicos para servir de suporte às atividades desenvolvidas nas escolas. Há amplas possibilidades, mas penso que a primeira delas é assinar um convênio de parceria com as Secretarias de Educação do Município e do Estado, objetivando apoio institucional.

-Qual sua avaliação sobre os resultados obtidos em Joinville?

R: Minha avaliação é mais positiva que negativa. Há alguns aspectos que ainda precisamos superar, dentre eles a falta de envolvimento da maioria de professores. Contudo, realizamos algumas avaliações e os dados podem ser lidos Aqui.

-Existe a possibilidade de que o Senhor nos faça uma visita e discorra sobre o projeto? Poderia ser na ocasião de nossa visita à Brasília.

-O Senhor gostaria de participar de nossa comitiva?

R: Existe sim. Posso discorrer em relação ao projeto criado na GERED sobre o Programa “O Caráter Conta!” e de minha experiência como coordenador pedagógico e multiplicador em sala de aula. Todavia, como estou envolvido em três empregos diferentes, e meu tempo é bem contado e comprometido com diversas atividades, isso vai depender da data, mas se não for possível eu participar, indico a coordenadora pedagógica do Programa no IEPES, Susanna Bender, a qual é mediadora direta do Programa com a Universidade da Virginia (USA). Seu e-mail é s.bender@terra.com.br

Espero ter respondido suas perguntas e desde já me coloco à disposição para ajudar no que for possível.


Cordialmente,

Jorge Schemes


Nenhum comentário:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: