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Joinville, março de 2008.
RELATÓRIO - O CARÁTER CONTA
A Professora Terezinha Benno Tambosi da disciplina de História de 5ª a 8ª série da Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa, participou da capacitação do Programa O Caráter Conta oferecida aos professores no inicio do ano letivo.
A partir de então, a Professora Terezinha começou a desenvolver o programa já no início das aulas, no momento da chamada. Cada aluno quando chamado responde um pilar, ao invés do tradicional “presente”, sendo que não pode repetir o mesmo pilar até que todos sejam citados. Um aluno fica encarregado de ser o juiz e acompanhar as respostas. Nessa dinâmica a professora aplica os pilares da Responsabilidade, do Respeito e da Justiça.
Em março, a professora explanou sobre os pilares, passou um texto sobre atitudes responsáveis aos alunos de 5ª, 6ª e 8ª série. O texto foi lido e discutido, resultando em tópicos de atitudes que devem ser tomadas pelos alunos em certas situações. A partir deste momento os alunos iniciaram uma atividade de busca em revistas por gravuras que identificassem exemplos de responsabilidade. A atividade foi bastante prazerosa e os alunos demonstraram satisfação no desenvolvimento.
Em outro momento, a professora trabalhou o Feudalismo na 6ª série, devido alguns alunos não terem absorvido o conteúdo, ela aproveitou para trabalhar também os pilares Sinceridade e Justiça. A atividade era: quem conseguiu entender o assunto deveria repassar aos alunos que não entenderam, sendo que três alunos comprometeram-se em estudar e apresentar para todos os alunos. A melhor apresentação ganharia um prêmio surpresa como estímulo. A classe seria o juiz e indicaria o vencedor. Na próxima aula, os alunos apresentaram-se, um aluno foi escolhido pelos demais e recebeu uma pulseira do Caráter e os três ganharam chocolate como prêmio de participação.
Ao serem questionados de como se sentiram sendo o juiz, muitos acharam difícil a tarefa de indicar o melhor, por às vezes não poder indicar o amigo e sim quem realmente saiu-se melhor.
A partir de então, a Professora Terezinha começou a desenvolver o programa já no início das aulas, no momento da chamada. Cada aluno quando chamado responde um pilar, ao invés do tradicional “presente”, sendo que não pode repetir o mesmo pilar até que todos sejam citados. Um aluno fica encarregado de ser o juiz e acompanhar as respostas. Nessa dinâmica a professora aplica os pilares da Responsabilidade, do Respeito e da Justiça.
Em março, a professora explanou sobre os pilares, passou um texto sobre atitudes responsáveis aos alunos de 5ª, 6ª e 8ª série. O texto foi lido e discutido, resultando em tópicos de atitudes que devem ser tomadas pelos alunos em certas situações. A partir deste momento os alunos iniciaram uma atividade de busca em revistas por gravuras que identificassem exemplos de responsabilidade. A atividade foi bastante prazerosa e os alunos demonstraram satisfação no desenvolvimento.
Em outro momento, a professora trabalhou o Feudalismo na 6ª série, devido alguns alunos não terem absorvido o conteúdo, ela aproveitou para trabalhar também os pilares Sinceridade e Justiça. A atividade era: quem conseguiu entender o assunto deveria repassar aos alunos que não entenderam, sendo que três alunos comprometeram-se em estudar e apresentar para todos os alunos. A melhor apresentação ganharia um prêmio surpresa como estímulo. A classe seria o juiz e indicaria o vencedor. Na próxima aula, os alunos apresentaram-se, um aluno foi escolhido pelos demais e recebeu uma pulseira do Caráter e os três ganharam chocolate como prêmio de participação.
Ao serem questionados de como se sentiram sendo o juiz, muitos acharam difícil a tarefa de indicar o melhor, por às vezes não poder indicar o amigo e sim quem realmente saiu-se melhor.
RELATÓRIO II - O CARÁTER CONTA
A Professora Salete Sonia Castilho da Roza da 4ª série da Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa, participou da capacitação do Programa O Caráter Conta oferecida aos professores no inicio do ano letivo.
A partir de então, a Professora começou a desenvolver o programa trabalhando o Pilar Cidadania nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Ensino Religioso. Explicou sobre a Constituição, as legislações, os direitos e deveres de cada um, sobre os documentos individuais de cada cidadão, etc. Após as explanações dividiu-se a turma em equipes e cada equipe ficou responsável de realizar atividades para a apresentação final a toda Escola, dia 28 de março. Os materiais necessários foram fornecidos em parte pela Escola e o restante os alunos trouxeram de casa. As equipes desenvolveram as seguintes atividades:
Equipes 01 e 02: Desenvolveram perguntas e respostas sobre cidadania. Montaram uma Constituição para a 4ª série.
Equipes 03 e 04: Elaboraram dois cartazes com frases, colagens e slogans sobre direitos e deveres.
Equipes 05 e 06: Realizaram maquete de melhorias na Escola e maquete de melhorias na sala da 4ª série.
Equipes 07 e 08: Realizaram maquete de melhorias para o nosso bairro e desenvolveram uma música sobre cidadania.
A Professora avaliou o capricho, a ordem, o material utilizado, a apresentação, a participação de todos da equipe e o silêncio enquanto as outras turmas apresentavam.
No dia da apresentação os alunos estavam nervosos, mas eles se prepararam e conseguiram realizar a apresentação muito bem. Foi gratificante assistir ao belíssimo trabalho.
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