A EEB Dom Pio de Freitas desenvolveu durante todo o ano letivo de 2007, um projeto de Educação Ambiental, ressaltando os Pilares do Programa “O Caráter Conta”.
Trabalhado em todas as disciplinas de pré- escolar à Ensino Médio, todos os alunos bem como a comunidade construíram valores e repensaram seu papel como agentes de um mundo que pode ser o melhor lugar para se viver.
A escola estava vivenciando um problema sério que diz respeito a delitos cometidos pelos alunos contra objetos e propriedades pertencentes à Unidade Escolar. Quebra de portas, pichação nas paredes, banheiros, descuido nas áreas coletivas, são exemplos dessa prática.
Há tempos, através de encontros e reuniões pedagógicas, os profissionais dessa escola sinalizavam a problemática, cada vez mais crescente, da dilapidação do espaço e do equipamento escolar, por conta de práticas de vandalismo, realizada pelos próprios alunos; além disso, do mau aproveitamento dos espaços dentro da escola.
Verificando isso, discutia-se então sobre a necessidade de elaboração e implementação de um projeto, que trouxesse um novo significado para o ensino e aprendizagem e para o conceito da escola como pertencente à comunidade, sendo esta também responsável pela sua conservação.
Sabemos que atos de vandalismo geralmente representam um ato de reação social contra a escola, sendo portanto, para a execução de um projeto com essa perspectiva, necessário desvendar as mensagens escondidas nos atos de violência contra o patrimônio da escola.
Aprendendo a construir a Agenda 21 Escolar. Aula sobre respeito e cidadania na sala informatizada com as séries iniciais e pré escola. Com professora Alessandra (GERED).
Os alunos de pra à 4ª série tiveram aulas sobre cidadania com a Gerência de educação, mesmo nas máquinas precárias. As produções dos alunos eram mensais, após as aulas de pesquisa no Laboratório de informática. Todos os alunos de pré escolar ao ensino fundamental, semanalmente tinham uma aula de pesquisa ou tarefa utilizando o computador, acrescentando muito ao seu conhecimento e melhorando as práticas pedagógicas. No ensino Médio também os professores utilizavam os computadores como ferramenta pedagógica. Embora as máquinas sejam em número muito inferior ao ideal, tínhamos 11 máquinas para uma média de 40 alunos, ainda eram muito bem utilizadas, com planejamento e agendamento, com relatório; o nosso laboratório por muitos anos, desde 98, foi exemplo para outras escolas, pelos projetos desenvolvidos. Os alunos produziam desde pesquisas, trabalhos escolares, cartões, agendas, panfletos e uma revista eletrônica sobre as cidades de Santa Catarina.
• Através da educação ambiental estamos facilitando a todos uma compreensão fundamental dos problemas existentes gerados pela presença humana no ambiente, da nossa responsabilidade e do papel crítico que temos como cidadãos de um país e de um planeta. A partir desta conscientização e respeito pelo espaço que habitamos, desenvolveremos as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as nossas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.
Na disciplina de Português, as 8ª séries estudaram a “Carta da Terra”, produzindo histórias em quadrinho, poemas e redações, acrósticos
Aula sobre educação ambiental na Agrícola da Ilha- Bom Retiro
“A terra produz o suficiente para a necessidade de todos, mas não para a voracidade de todos”. Ghandi
Coleta Seletiva na escola, com peça teatral com alunos das 8ª 01 e Ensino Médio, baseada no livro do Sr. Vilson Gelbke: “Quatro Anjos, quatro destinos”
Após pesquisa sobre alimentação saudável, plantio das árvores frutíferas no pomar da escola, com alunos de 5ª série à 7ª serie com professores de Educação Física.
A escola através da conscientização chama a atenção de políticas públicas e a ponte é concertada depois de muitos anos.
Entorno do rio Bucarein, estudo sobre a poluição ambiental e possíveis soluções. Mostrar e ensinar a buscar soluções para as causas. Alunos da 6ª série na disciplina de Geografia.
• O ser humano que faz parte do ambiente natural, interfere no espaço natural e geográfico, altera o solo, a vegetação, o curso natural de rios, o relevo, o clima, produzindo sem parar fábricas, campos cultivados, habitações, proporcionando um verdadeiro desequilíbrio ambiental.
• A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis,considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço.
Conhecer seu bairro, com alunos da 3ª série e ver o lixo jogado nas ruas próximo da escola. Conscientizar.
• Aprender sobre a natureza, mantendo um contato próximo com seus elementos, pode ser a única maneira de despertar nos indivíduos a necessidade de valorizar e buscar equilíbrio dinâmico entre os homens e o meio ambiente. Para que ocorram mudanças de atitudes, o indivíduo precisa estar consciente e, principalmente, sensibilizado de seu papel enquanto espécie integrante de um Ambiente equilibrado. Justiça, Zelo, Responsabilidade.
Os alunos do Ensino Médio, na disciplina de Artes, pintaram pilares do Programa, e relataram situações certas ou erradas que aconteciam na escola, baseados nos Pilares.
Alunos cuidam dos jardins feitos por eles mesmos. Responsabilidade de todos. Zelo, cidadania e respeito.
A disciplina de Ensino Religioso desenvolveu atividades práticas nas áreas físicas da escola, murais, filmes, cartazes, concurso de frases e os monitores, onde cada turma diariamente estava responsável por um jardim (rega, limpeza, vistoria).
A escola se transformando pela mão de todos. Jardim da frente.
Horta escolar, com aulas práticas e teóricas com parceiros voluntários e morador da comunidade.
Almejamos um estreitamento dos laços entre escola e comunidade, tendo em vista o espaço-escola como agente transformador de conceitos e atitudes.
Além disso, buscamos com estas ações, tornar a escola como uma REFERÊNCIA, para a Comunidade Escolar e a que faz parte de seu entorno.
POESIA DE ALUNO SOBRE A RECICLAGEM
NOSSA QUANTO LIXO
QUANTO LIXO JOGADO NO CHÃO
PODE SER RECICLADO!
SEPARE O LIXO RECICLÁVEL
ENTÃO NÃO SE ESQUEÇA
VOCÊ É UM SER HUMANO
USE A CABEÇA!
POUPE E PENSE
NÃO CUSTA LEMBRAR
SE POLUIRMOS A NATUREZA
SEUS FILHOS VÃO PAGAR!
CADA COR DA LIXEIRA
TEM SEU SIGNIFICADO
POIS O LIXO QUE NELA KOGAR
SERÁ RECICLADO1
O LIXO JOGADO NA NATUREZA
LEVA TEMPO PARA SE DECOMPOR
JOGUE LIXO NA LIXEIRA
O MUNDO PEDE POR VAFOR!
IMAGINE TODOS NÓS FAZENDO SELEÇAO
SEPARANDO O VIDRO DO PLÁSTICO
O METAL DO PAPELÃO!
SE VOCÊ ESTÁ RECICLANDO
QUE SIRVA DE LIÇÃO
PARA AQUELES QUE POLUEM
E JOGAM O LIXO NO CHÃO!
SE VOCÊ AINDA NÃO RECICLA
COMECE A SE CUIDAR
O MUNDO ESTÁ SE ARRUINANDO
E PODE PIORAR!
IMAGINE TODOS NÓS
FAZENDO A NOSSA PARTE
RECICLE ESTA IDÉIA
RECICLAR É UMA ARTE
ALUNO: DIEGO MAGALHÃES, JAISON DOS SANTOS TURMA 8ª 02
PROFESSORA DE PORTUGUÊS GIUVANA WENK DOS SANTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário