O secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, e os promotores de Justiça, Afonso Guizo Neto e Gilberto Polli, assinaram Protocolo de Intenções para a campanha educativa contra a corrupção. A assinatura ocorreu no domingo (27/05/2007) durante a abertura do Curso de Capacitação para Educadores Responsáveis pelo Desenvolvimento Humano das 36 regionais, que está sendo realizado pela SED, em Fraiburgo. O que você tem a ver com a corrupção? Este é o tema da campanha, idealizada pelo Centro de Apoio da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual de Santa Catarina e que tem como objetivo mobilizar as escolas para o desenvolvimento de práticas rotineiras de honestidade e transparência voltadas à construção da cidadania.
De caráter educativo, o projeto pretende reverter o quadro que coloca o Brasil como um dos países campeões em corrupção, além de abrir um canal para o oferecimento de denúncias. O lançamento da campanha reuniu mais de 200 pessoas de todo o Estado, incluindo os participantes do curso de capacitação que termina na quinta-feira.
Com abordagens diferenciadas, o tema será discutido pelas crianças e adolescentes a partir de três tipos de responsabilidade. A responsabilidade para com os próprios atos, a responsabilidade social e coletiva, a fim de acabar com a impunidade, e a responsabilidade para com as gerações futuras. Na opinião do secretário, a corrupção deve ser vista como uma exceção, não como regra geral. “Devemos educacionalizar o tema para não banalizá-lo” afirma Bauer, alertando que até pequenos gestos como a cola configura atos de corrupção.
Com o Protocolo de Intenções , cabe a Secretaria da Educação mobilizar unidades escolares públicas da rede estadual através das Gerências Regionais de Educação e promover a distribuição de gibis, DVDs e cartazes que poderão ser utilizadas em atividades pedagógicas, culminando com concurso estadual envolvendo principalmente os alunos do ensino fundamental.
A síndrome do "desejo de desaparecer": cada vez mais pessoas têm a fantasia
de fugir e deixar tudo para trás
-
*O desejo de desaparecer e deixar tudo para trás é comum em muitas
pessoas© Getty Images*
Às vezes, quando a vida fica difícil, um pensamento inevitáve...
Nenhum comentário:
Postar um comentário