Relatório dos Trabalhos desenvolvidos na EEB NEREU RAMOS
Como forma de facilitar o desenvolvimento do Programa "O Caráter Conta" na escola, após o repasse feito aos professores, estabelecemos um procedimento comum de trabalho envolvendo todas as turmas da escola e seus respectivos regentes. Cada professor ficou responsável em desenvolver atividades com os seus alunos de acordo com o pilar de cada mês.
Para propiciar um envolvimento maior entre os alunos, agrupamos as turmas em "chaves" para a apresentação e/ou vivência de cada pilar. Após o agrupamento, foram realizados sorteios, definindo qual turma será responsável em cada mês em compartilhar do Pilar com as outras turmas da sua "chave de trabalho".
Cada turma já sabendo qual a sua responsabilidade,, agenda com os outros professores, um dia e horário em que a atividade será realizada em conjunto com as outras turmas. É importante salientar que mesmo que uma turma não seja sorteada em determinado mês, ela e seu respectivo professor, ficarão responsáveis em realizar atividades e discussões na própria turma, independente de socialização aos demais, ou não.
Visando a socialização das informações entre os professores e alunos, criamos dois murais, sendo que um se encontra na sala dos professores, com orientações específicas com textos explicativos de cada pilar, apresentação e particularidades do programa, sorteios das turmas, sugestões de atividades, site do programa, fotos do repasse, calendário de início e término dos pilares, Comunicações Internas recebidas pela escola com relação ao programa entre outros. E outro, destinado aos alunos, Iocalizado no saguão da escola, lugar de grande circulação pelos alunos. Neste contém algumas informações em comum ao murai dos professores, além de um espaço destinado a fotos, parabenizando professores e turmas que se envolveram na construção das atividades.
Dentro desta dinâmica, demos início às atividades que se iniciaram com o Pilar da Sinceridade. Os professores propuseram suas formas de trabalho e associadas às idéias dos alunos, conseguiram efetivar um trabalho de qualidade. Tomaram como ponto de partida, discussões de textos e situações da atualidade, vivências da escola, família, comunidade e grupo de amigos em que vivem, e os valores por eles já adquiridos ao longo de sua caminhada.
As técnicas até aqui apresentadas foram: dinâmicas de grupo, exposições e discussões de conceitos, grupos de reflexões, música, e principalmente peças teatrais, sendo as quais os alunos demonstraram maior interesse em produzir. Todas representavam situações que acontecem em nosso dia-a-dia, na comunidade, na família, escola e grupos, estes relacionados à falta de sinceridade e suas conseqüências. Como conclusão, reflexões sobre estas atitudes, alertando e despertando à mudanças de atitudes, visando maior credibilidade e qualidade de vida ao ser humano.
Os professores puderam sentir através destes trabalhos, as mudanças internas que possivelmente foram geradas até aqui com o que foi desenvolvido. Partindo da observação de uma postura de resistência inicial de alguns alunos, até um comprometimento cada vez maior dos mesmos, que costumavam não ser muito "atuantes" em sala de aula (participação).
O nível de discussão foi elevado à medida que os alunos se dispuseram ao trabalho e tomaram consciência da necessidade de reflexão e revisão dos valores.
No início deste mês, recomeçamos o trabalho com o Pilar do Respeito. As atividades em sala de aula já começaram a ser discutidas e vivenciadas pelos alunos.
Segue em anexo algumas fotos dos trabalhos feitos pelos professores e alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário