quarta-feira, julho 12, 2006

RELATÓRIO: EEB NEREU RAMOS

Itapoá, 14 de junho de 2006.

Relatório dos Trabalhos desenvolvidos na EEB NEREU RAMOS



Como forma de facilitar o desenvolvimento do Programa "O Caráter Conta" na escola, após o repasse feito aos professores, estabelecemos um procedimento comum de trabalho envolvendo todas as turmas da escola e seus respectivos regentes. Cada professor ficou responsável em desenvolver atividades com os seus alunos de acordo com o pilar de cada mês.
Para propiciar um envolvimento maior entre os alunos, agrupamos as turmas em "chaves" para a apresentação e/ou vivência de cada pilar. Após o agrupamento, foram realizados sorteios, definindo qual turma será responsável em cada mês em compartilhar do Pilar com as outras turmas da sua "chave de trabalho".
Cada turma já sabendo qual a sua responsabilidade,, agenda com os outros professores, um dia e horário em que a atividade será realizada em conjunto com as outras turmas. É importante salientar que mesmo que uma turma não seja sorteada em determinado mês, ela e seu respectivo professor, ficarão responsáveis em realizar atividades e discussões na própria turma, independente de socialização aos demais, ou não.
Visando a socialização das informações entre os professores e alunos, criamos dois murais, sendo que um se encontra na sala dos professores, com orientações específicas com textos explicativos de cada pilar, apresentação e particularidades do programa, sorteios das turmas, sugestões de atividades, site do programa, fotos do repasse, calendário de início e término dos pilares, Comunicações Internas recebidas pela escola com relação ao programa entre outros. E outro, destinado aos alunos, Iocalizado no saguão da escola, lugar de grande circulação pelos alunos. Neste contém algumas informações em comum ao murai dos professores, além de um espaço destinado a fotos, parabenizando professores e turmas que se envolveram na construção das atividades.
Dentro desta dinâmica, demos início às atividades que se iniciaram com o Pilar da Sinceridade. Os professores propuseram suas formas de trabalho e associadas às idéias dos alunos, conseguiram efetivar um trabalho de qualidade. Tomaram como ponto de partida, discussões de textos e situações da atualidade, vivências da escola, família, comunidade e grupo de amigos em que vivem, e os valores por eles já adquiridos ao longo de sua caminhada.
As técnicas até aqui apresentadas foram: dinâmicas de grupo, exposições e discussões de conceitos, grupos de reflexões, música, e principalmente peças teatrais, sendo as quais os alunos demonstraram maior interesse em produzir. Todas representavam situações que acontecem em nosso dia-a-dia, na comunidade, na família, escola e grupos, estes relacionados à falta de sinceridade e suas conseqüências. Como conclusão, reflexões sobre estas atitudes, alertando e despertando à mudanças de atitudes, visando maior credibilidade e qualidade de vida ao ser humano.
Os professores puderam sentir através destes trabalhos, as mudanças internas que possivelmente foram geradas até aqui com o que foi desenvolvido. Partindo da observação de uma postura de resistência inicial de alguns alunos, até um comprometimento cada vez maior dos mesmos, que costumavam não ser muito "atuantes" em sala de aula (participação).
O nível de discussão foi elevado à medida que os alunos se dispuseram ao trabalho e tomaram consciência da necessidade de reflexão e revisão dos valores.
No início deste mês, recomeçamos o trabalho com o Pilar do Respeito. As atividades em sala de aula já começaram a ser discutidas e vivenciadas pelos alunos.
Segue em anexo algumas fotos dos trabalhos feitos pelos professores e alunos.






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Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

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