Para: Jorge Schemes
O repasse para os professores foi realizado no dia 02 de maio de 2006, no horário de 13h30min às 18h30min.
No dia anterior, fez-se a decoração da sala, usando laços e fitas de tnt, nas cores dos pilares, para despertar a curiosidade dos participantes (anexo 4 – fotos 1, 2 e 3).
Iniciou-se o repasse, apresentando os pilares e a apostila que ajudaria os docentes no repasse aos alunos (anexo 4 – fotos 4 e 5). Em seguida, realizou-se uma dinâmica chamada “Passa Repassa”, com o objetivo de integração dos participantes.
Em seguida, explicou-se o objetivo do programa, sua origem e aplicação em algumas escolas, onde já está em prática. Na seqüência, iniciou-se o repasse dos pilares, para tanto, utilizamos transparências com explicações teóricas (anexo 1), além de dinâmicas para demonstrar na prática a teoria.
Sinceridade:
Sobre esse pilar abordou-se conceitos contidos na transparência 1 (anexo 1). Foi distribuído aos participantes um crachá com o pilar azul e um lembrete de dizeres sobre sinceridade (anexo 2).
Respeito:
Para abordar esse pilar, utilizou-se as transparências 2 e 3 (anexo 1), dando-se ênfase a “Regra de Ouro” e distribuiu-se crachás amarelos e lembretes com seus dizeres (anexo 2).
Depois de trabalhar os pilares da Sinceridade e Respeito, fez-se uma atividade lúdica de caça-palavras (anexo 3).
Responsabilidade:
Apresentou-se aos docentes a transparência 4 (anexo 1), foram expostos os dizeres desse pilar (anexo 2) e distribui-se crachás da cor verde. Em seguida, realizou-se a dinâmica da meia calça, onde formam-se grupos com número par, dá-se um pé de meia para cada participante, pede-se que cada um segure com a mão direita sua meia e pegue com a mão esquerda a ponta da meia de outro. Forma-se um grande nó. Os participantes devem desfazer o nó sem soltar nenhuma das pontas. Esta dinâmica serve para demonstrar a responsabilidade de cada um para resolver um problema de todos.
Senso de Justiça:
Esse pilar foi abordado com a transparência 5 (anexo 1) e distribuição de crachás com pilares laranja e os dizeres (anexo 2). Como dinâmica foi utilizado um exercício do senso de justiça (transparência 6 – anexo 1), no qual os participantes deveriam decidir uma questão polêmica de maneira justa.
Zelo:
Primeiramente abordou-se o conteúdo da transparência 7 (anexo 1), fez-se a distribuição dos crachás com pilares vermelhos e dos dizeres (anexo 2). Logo após, realizou-se a dinâmica do copo de água no chão onde um participante é guiado pelo outro, passando os obstáculos no chão. Seu objetivo é demonstrar a confiança e zelo pelas integrantes da dupla (anexo 4 – fotos 6, 7, 8, 9 e 10).
Cidadania:
Nesse pilar, foram expostos os conceitos da transparência 8 (anexo 1), distribui-se pilares da cor roxa e os dizeres (anexo 2). Para concluir, fez-se a dinâmica da bandeira nacional (anexo 4 – fotos 11 e 12), onde cada participante responde a um questionamento sobre uma ação que demonstre cidadania na escola, na comunidade e em nosso país.
Para finalizar, realizou-se a aplicação do questionário “Que força tem os meus pilares?”
Houve participação de todos nas atividades e muita descontração. Para encerrar, utilizou-se uma atividade na qual os participantes deveriam decidir, em grupo, que atitude tomar frente a problemas de difícil decisão.
No dia 12 de maio, reuniram-se os participantes do Programa, no horário das 16h30min às 17h30min, onde definiu-se o repasse para o corpo discente marcando-se o dia 26 de maio para conclusão dos trabalhos do pilar da Sinceridade.
A lista de presença segue em anexo (anexo 6).
Transparência 1:
SINCERIDADE
“Eu confio em você”. Todos nós queremos ouvir estas palavras ditas por nossos pais, professores, amigos e patrões. Como fazer para que as pessoas confiem em nós? Pessoas boas, éticas, ganham a confiança dos outros por demonstrarem honestidade, integridade, compromisso com a palavra dada e lealdade.
Honestidade
A honestidade é uma qualidade essencial das pessoas éticas. Todos admiramos e respeitamos pessoas honestas. Há duas formas de honestidade: honestidade na comunicação e honestidade na conduta.
Integridade
Integridade é a coerência entre o que você diz e o que você faz.
Há dois aspectos importantes na integridade: princípios e coragem moral.
Cumprir a palavra
As promessas que fazemos às pessoas dão a elas razões legítimas para acreditarem que cumpriremos o prometido.
Lealdade
Lealdade significa proteger e promover os interesses de pessoas ou organizações que são especiais para nós.
Transparência 2:
RESPEITO
As pessoas éticas respeitam as outras pessoas e demonstram isso ao reconhecer e ao respeitar, nos outros, o direito que todos têm à própria autonomia, autodeterminação, privacidade e dignidade. Pessoas éticas tratam os outros dentro dos princípios da Autonomia, da Aceitação, e da Cortesia, Civilidade e Decência.
Princípio da Autonomia
Pessoas respeitosas exercem sua autoridade dando aos outros as informações necessárias para que esses possam tomar decisões seguras sobre suas próprias vidas.
Princípio da Aceitação
As pessoas éticas toleram as crenças dos outros e aceitam as diferenças individuais sem preconceitos.
Princípio da Cortesia, Civilidade e Decência
As pessoas éticas tratam os outros com consideração, seguem as noções básicas do que é adequado nas relações interpessoais, não se utilizando jamais da intimidação, da coerção ou da violência.
Transparência 3:
A Regra de Ouro
A mais básica e útil teoria ética – também chamada de Regra da Reciprocidade – tem uma longa história:
Confúcio
“Não faça aos outros aquilo que você não deseja que lhe façam”.
Aristóteles
“Devemos nos comportar com os outros como desejamos que eles se comportem conosco”.
Mahabharata
“Não faça a seu vizinho o que não deseja que ele lhe faça”.
Jesus
“Ama ao próximo como a ti mesmo”.
Transparência 4:
RESPONSABILIDADE
De acordo com o dicionário de Sérgio Ximenes responsabilidade é a obrigação de responder pelas conseqüências dos próprios atos ou pelos de outrem.
O projeto “O Caráter Conta” considera a responsabilidade composta por três itens principais:
Autocontrole/autocensura: responsabilidade inclui autocontrole saber esperar as conseqüências, o resultado de suas ações.
Busca de excelência: pessoas responsáveis buscam a excelência assim, acrescente diligência, capricho, perseverança, bons hábitos de trabalho e busca de aperfeiçoamento constante dos traços de caráter, em você e nos outros.
Transparência 5:
SENSO DE JUSTIÇA
O projeto "O Caráter Conta" considera que para sermos justos precisamos:
Manter a mente aberta;
Ouvir os outros com cuidado;
Buscar entender o que eles estão fazendo ou sentindo;
Reunir todos os fatos antes de tomar uma decisão;
Usar as mesmas regras para todos, de modo consciente, sem preferências ou preconceitos;
Mostrar-se sempre comprometido com a jsutiça;
Não se aproveitar dos erros ou defeitos dos outros;
Não tirar mais do que sua justa parte;
Corrigir seus erros.
Transparência 6:
EXERCITE SEU SENSO DE JUSTIÇA
Há uma empresa com problemas de despesas, estando prestes a falir. É necessário cortar gastos, para tanto será necessário demitir algum funcionário. Tome uma decisão!
Os funcionários são:
Mário - o mais jovem funcionário, muito eficiente, está na empresa há oito meses;
Luiza - também é boa funcionária, está separada e tem quatro filhos;
Eduardo - é um funcionário bem antigo, faltam três anos para sua aposentadoria, sempre foi muito eficiente;
Renato - já tem sete anos de empresa, é jovem e é o funcionário que dá mais rendimentos para a empresa;
Sérgio - bom funcionário, muito eficiente, é filho de um dos donos da empresa.
Transparência 7:
ZELO
Pessoas boas zelam pelas outras pessoas.
Zelo é um sentimento característico das pessoas que tem bom coração.
A REGRA DE OURO
“ Trate os outro como você deseja ser tratado” traduz o princípio geral do zelo e da preocupação com os outros é uma regra eterna que funciona para todas as idades.
ZELO - SIM
· Seja bom para os outros
· Faça-lhes perguntas agradáveis
· Compartilhe seu tempo com elas
· Viva pela Regra de Ouro. Trate os outros como você deseja ser tratado.
ZELO - NÃO
Uma pessoa zelosa vive com estes lembretes:
· Não seja egoísta!
· Não seja mesquinho!
· Não seja cruel!
· Não magoe os sentimentos de outros!
· Não faça nada sem pensar.
Transparência 8:
CIDADANIA
Pessoas éticas valorizam a cidadania. Como bons cidadãos, vão muito além de seus próprios interesses, demonstram preocupação pelas necessidades dos outros e reconhecem suas obrigações de melhorar continuamente seu lar, sua escola, seu país.
A cidadania não é passiva. Cidadania requer participação, envolvimento e contribuição.
Assim como as pessoas não escolhem a família na qual nasceram, a maioria de nós não escolheu a nação da qual somos cidadãos, mas todos podem escolher ser um bom cidadão do país onde nasceu.
CIDADANIA - SIM
· Respeite as leis e os regulamentos escolares.
· Faça sua parte; mantenha-se informado; vote; proteja sua família e comunidade; informe sobre crimes de que tenha conhecimento.
· Proteja o meio ambiente.
· Seja altruísta e compassivo.
CIDADANIA - NÃO
· Não faça corpo-mole diante dos problemas de sua comunidade.
· Não reclame sem oferecer uma alternativa que você gostaria de tentar.
· Não quebre regras nem viole as leis.
· Não viva em isolamento.
· Não promova seus interesses às custas dos interesses dos outros.
· Não polua nem jogue lixo fora do lugar certo.
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