ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO
SECRETARIA DE ESTADO
DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Escola de Educação Básica .Dr. Jorge Lacerda
Rua Santo Agostinho, 266 – Guanabara
CEP: 89207-650 – Joinville – Santa Catarina
Relatório do Repasse do Programa:
Escola de Educação Básica .Dr. Jorge Lacerda
Rua Santo Agostinho, 266 – Guanabara
CEP: 89207-650 – Joinville – Santa Catarina
Relatório do Repasse do Programa:
“O Caráter Conta”; Para os Professores
Cursistas:
Isabel Cristina Busko
Lindomar de Fátima Alves de Quevedo
Maria Sueli da Rosa
Isabel Cristina Busko
Lindomar de Fátima Alves de Quevedo
Maria Sueli da Rosa
Professores Presentes:
Ângela Regina Michailo Rau.
Ari Zanella.
Beatriz Maria R. Azanã Caballero.
Dirceu Carvalho.
Dynah Roberge Gerloff.
Élia Ria Gaspar.
Eliete da Silva Costa.
Idalina Isse de Freitas.
Maria Zalene Dias Agapito.
Marlete Bernardes Pacheco.
Maurício Fernandes.
Nelson Luiz Viana.
Saint’Clair Eulélio Muniz.
Sérgio Justus.
Sônia Mara Barbosa da Silva.
Kézia dos Santos Lima.
Data: 03/04/200
Horário de saída da Escola - 8 horas e 30 minutos.
Horário de chegada ao local - 9 horas.
Horário de saída – 15 horas e 30 minutos.
Às 9 horas e 30 minutos a Senhora Maria Sueli apresentou o programa aos professores presentes e seus objetivos ; leu os relatórios do programa dos anos anteriores e relatou as atividades desenvolvidas no Colégio Dr. Jorge Lacerda durante o ano letivo de 2005, bem como a avaliação dos resultados com o programa.
Escutamos a música “ Metade” , de Oswaldo Montenegro, enfatizando que todos somos humanos e temos nossos erros e dificuldades e que ninguém é perfeito, a seguir iniciamos uma atividade de recepção, onde os professores fizeram fila dupla e cada um, na sua vez, passava no meio da fila e era cumprimentado pelos colegas.
Após a atividade de recepção, os professores fizeram o teste: Que força tem os seus pilares? Houve após este teste, um momento de reflexão.Segundo os professores ,este teste valeu para repensar suas atitudes e que sempre é possível fazer diferente para melhorar.
É preciso acreditar na mudança, nos valores e na ética para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e honesta, onde as pessoas possam concretizar seus sonhos e acreditar que realmente o Caráter Conta.
Escutamos a música “ Metade” , de Oswaldo Montenegro, enfatizando que todos somos humanos e temos nossos erros e dificuldades e que ninguém é perfeito, a seguir iniciamos uma atividade de recepção, onde os professores fizeram fila dupla e cada um, na sua vez, passava no meio da fila e era cumprimentado pelos colegas.
Após a atividade de recepção, os professores fizeram o teste: Que força tem os seus pilares? Houve após este teste, um momento de reflexão.Segundo os professores ,este teste valeu para repensar suas atitudes e que sempre é possível fazer diferente para melhorar.
É preciso acreditar na mudança, nos valores e na ética para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e honesta, onde as pessoas possam concretizar seus sonhos e acreditar que realmente o Caráter Conta.
Atividades feitas após a apresentação dos pilares:
Atividade com Pasta de Dente:
Atividade com Pasta de Dente:
Nesta dinâmica os professores preencheram duas linhas em uma folha sulfite com a pasta de dente que continha no tubo, após preencherem tinham a missão de colocar de volta no tubo a pasta que havia sido retirada.
Esta atividade demonstra que a confiança e o respeito , depois de perdidos são difíceis de recuperar. Refletimos que em nossa prática pedagógica isso é extremamente importante, porque temos responsabilidades sobre nossos alunos e como uma palavra pode afetar as suas vidas.
Atividade do Elástico:
Faz-se um círculo, cada professor segura um pedaço do elástico na mão direita e com a mão esquerda pega a ponta do elástico do colega da frente. O objetivo desta atividade é refazer o círculo, sem soltar as pontas do elástico.
Todos interagindo participaram com muita alegria, através desta dinâmica podemos perceber que precisamos trabalhar em equipe e que é importante a presença de um líder para organizar o grupo para alcançar o resultado desejado. Se cada um puxar para um lado diferente não seria possível o desenlace.
Atividade do Zelo:
Cada professor colou uma folha de sulfite nas costas e os colegas, por sua vez, escreveram adjetivos e elogios nas folhas.
O objetivo desta atividade é mostrar para as pessoas a importância de um elogio, como isso pode modificar o clima do ambiente de trabalho e aumentar a auto-estima dos nossos alunos.
Atividade da Responsabilidade:
Cada professor ganhou três balões, em cada balão foi escrito uma responsabilidade, com os balões cheios, deveriam mantê-los no ar. O objetivo desta atividade é mostrar que não podemos ter mais responsabilidades que suportamos e que precisamos de ajuda das outras pessoas. Novamente reforçando o espírito de equipe, o quanto é importante estar unido na busca de nossos objetivos.
Almoço de Confraternização:
Neste mesmo dia tivemos um delicioso almoço de confraternização com nossos colegas o que aproximou o grupo, tivemos um dia maravilhoso o sol nos presenteou com sua presença.
O repasse do programa continuou nos dias 17, 18 19 e 20 de abril, para os professores que não participaram das atividades do dia 3, na hora do recreio ( 20 min cada dia, em cada turno)
Neste mesmo dia tivemos um delicioso almoço de confraternização com nossos colegas o que aproximou o grupo, tivemos um dia maravilhoso o sol nos presenteou com sua presença.
O repasse do programa continuou nos dias 17, 18 19 e 20 de abril, para os professores que não participaram das atividades do dia 3, na hora do recreio ( 20 min cada dia, em cada turno)
O programa foi apresentado da seguinte forma:
Dia 17: foi falado sobre o programa e como seria feito o repasse.
Dia 18: Sinceridade e Respeito
Dia 19: Responsabilidade e Senso de Justiça
Dia 20: Zelo e Cidadania
Dia 17: foi falado sobre o programa e como seria feito o repasse.
Dia 18: Sinceridade e Respeito
Dia 19: Responsabilidade e Senso de Justiça
Dia 20: Zelo e Cidadania
Nenhum comentário:
Postar um comentário