Estado de Santa Catarina
Secretaria de Desenvolvimento Regional
Gerência de Educação
E.E.B “Germano Timm” – Joinville – SC
Projeto: Caráter – Conta Ano: 2008
Séries: 1ª à 4ª
Coordenação Pedagógica: Cleusa Regina Lemos (Administradora Escolar)
Secretaria de Desenvolvimento Regional
Gerência de Educação
E.E.B “Germano Timm” – Joinville – SC
Projeto: Caráter – Conta Ano: 2008
Séries: 1ª à 4ª
Coordenação Pedagógica: Cleusa Regina Lemos (Administradora Escolar)
Relatório das Atividades – Senso de Justiça
Profª. Júlia - 1 ª série
Objetivo: Promover situações evidenciando a necessidade de respeitar regras e de ouvir os dois lados antes de tomar uma decisão.
Estratégia: A partir de uma leitura e reflexão do texto “A lenda das águas”, adaptou-se o texto para um texto teatral, em que foram criados vários diálogos para alunos e posteriormente encenado na sala.
Palavras do aluno Augusto: “Eu entendi que o Rei das Águas não devia ter julgado os seres humanos, sem ver o lado das crianças que não tinham poluído os rios e que teve senso de justiça quando fez as águas voltarem para o Planeta Terra”.
Objetivo: Promover situações evidenciando a necessidade de respeitar regras e de ouvir os dois lados antes de tomar uma decisão.
Estratégia: A partir de uma leitura e reflexão do texto “A lenda das águas”, adaptou-se o texto para um texto teatral, em que foram criados vários diálogos para alunos e posteriormente encenado na sala.
Palavras do aluno Augusto: “Eu entendi que o Rei das Águas não devia ter julgado os seres humanos, sem ver o lado das crianças que não tinham poluído os rios e que teve senso de justiça quando fez as águas voltarem para o Planeta Terra”.
Profª. Mariza - 2 ª série
Objetivo: Devemos ser justos conosco e com os outros; Saber perder ou vencer; Não tirar vantagem de ninguém.
Atividades desenvolvidas: jogos variados como: jogo da memória; dominó; divisão silábica; fique por dentro; resta um; dominó de adição; dominó de figuras de frutas.
Profª. Márcia - 3 ª série
Proposta: Imagine-se uma pobre pipoca dentro de uma panela fechada, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou; vai morrer, dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, você não imagina um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para si. Aí você não imagina do que é capaz. Sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece. Bum!!!! Você aparece como outra coisa completamente diferente, algo que você mesmo nunca havia sonhado.
Bom, mais ainda temos o piruá, que é milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. Dentro de cada pipoca estourada escreva o que pode ser feito para melhorar o bom relacionamento na escola, em casa e outros lugares que convivemos e dentro dos piruás o comportamento errado que os seres humanos ainda cometem.
Encaminhamento: Foi lida para eles a mensagem “Milho de Pipoca” em seguida conversamos sobre as transformações que passamos, algumas com dificuldades e outras menos dolorosas, mas que é possível estarmos transformando sempre para o bem. Que devemos ser comprometidos na justiça porque vale a pena. Após o debate, os alunos receberam recortes em formas de pipocas estouradas e alguns piruás para realizarem a proposta de trabalho citada acima.
Proposta: Imagine-se uma pobre pipoca dentro de uma panela fechada, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou; vai morrer, dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, você não imagina um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para si. Aí você não imagina do que é capaz. Sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece. Bum!!!! Você aparece como outra coisa completamente diferente, algo que você mesmo nunca havia sonhado.
Bom, mais ainda temos o piruá, que é milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. Dentro de cada pipoca estourada escreva o que pode ser feito para melhorar o bom relacionamento na escola, em casa e outros lugares que convivemos e dentro dos piruás o comportamento errado que os seres humanos ainda cometem.
Encaminhamento: Foi lida para eles a mensagem “Milho de Pipoca” em seguida conversamos sobre as transformações que passamos, algumas com dificuldades e outras menos dolorosas, mas que é possível estarmos transformando sempre para o bem. Que devemos ser comprometidos na justiça porque vale a pena. Após o debate, os alunos receberam recortes em formas de pipocas estouradas e alguns piruás para realizarem a proposta de trabalho citada acima.
Profª. Jaqueline - 4 ª série
Iniciamos a aula coma a leitura do texto “Senso de Justiça” da apostila “O caráter conta”. Após a leitura começamos a conversar sobre o texto. Levantamos várias situações onde acontecem injustiça e justiça. Falamos sobre o que é ser justo e como é importante ter senso de justiça para termos uma boa convivência com os outros.
Em seguida, cada criança produziu uma história em quadrinhos ilustrando uma situação de justiça ou injustiça. Depois de terminado a produção da história, colocamos todas elas na sala para exposição.
Iniciamos a aula coma a leitura do texto “Senso de Justiça” da apostila “O caráter conta”. Após a leitura começamos a conversar sobre o texto. Levantamos várias situações onde acontecem injustiça e justiça. Falamos sobre o que é ser justo e como é importante ter senso de justiça para termos uma boa convivência com os outros.
Em seguida, cada criança produziu uma história em quadrinhos ilustrando uma situação de justiça ou injustiça. Depois de terminado a produção da história, colocamos todas elas na sala para exposição.
Um comentário:
Encontrei por acaso o blog.
Impossível sair sem parabenizar vocês pelo lindo trabalho.
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