Profº Almir
No mês de março o Professor Almir de Filosofia trabalhou na produção de quadrinhos com os alunos dos 1os anos. Os quadrinhos tiveram enfoque no Programa Caráter Conta. O pilar Sinceridade teve destaque neste primeiro momento. As histórias foram bem criativas e os desenhos e recortes bem elaborados.
Todo o trabalho ocorreu com uma fundamentação e explicação teórica que o professor havia abordado em aulas anteriores.
O slogan criado para o Cartaz foi: “Sinceridade: Seja honesto não engane, minta ou trapaceie, seja confiável, construa uma boa reputação, seja leal, apóie sua família e amigos”.
Prof: Daniela Buzzarello (artes)
Foi feita uma cesta de Páscoa para doação (para as Séries Iniciais) com enfoque no Pilar da Solidariedade com todos os 1os anos do Ensino Médio.
Foi falado sobre os objetivos de fazer a cesta:
- doação;
- criatividade;
- amadurecimento pessoal;
- trabalho em grupo;
Para a confecção das cestas foi utilizada a sala de artes:
- todos mostraram capricho e dedicação;
- se dedicaram e ficaram ansiosos para saber quem ficaria com a cestinha.
O material usado foi: garrafa pet, tesoura, cola, glitter, e algodão.
O projeto foi realizado entre 06 a 18 de março de 2008.
A direção passou nas salas agradecendo aos alunos e relatando a alegria demonstrada pelos alunos das Séries Iniciais que receberam as cestas.
RELATÓRIO PROGRAMA CÁRATER CONTA
Prof: Daniela Azambuja (Ed. Física)
No primeiro bimestre foi usado como tema de avaliação e trabalho os pilares.
Foi pedido para que os alunos da sétima e oitava série (ensino fundamental) e segundos e terceiros anos (ensino médio), elaborassem cartazes usando um dos pilares, voltados aos assuntos esportivos, à quadra esportiva, enfim, ao colégio como um todo.
Execução:
Os alunos foram divididos em grupos de até seis alunos
Temas:
Podiam escolher o pilar que quisessem;
Desenvolvimento:
Os cartazes tinham que ser ilustrativos e as frases elaboradas;
Prazo:
Tiveram um mês;
Exposição:
Os cartazes após avaliados foram expostos na quadra como Exposição:
Depois serão espalhados e destinados para uso da escola.
Março e Abril 2008
Prof: Daniela Azambuja (Ed. Física)
Relatório do Programa O Caráter Conta
Professora: Márcia Romana (História)
Objetivo:
Realizar um estudo dos pilares e trabalhá-los na escola.
Metodologia:
- Divisão em 6 grupos, sendo que :
- Cada grupo recebe um pilar;
- Estudo e preparação do conteúdo
Apresentação e propostas.
Cronologia:
5 aulas: 2 para preparar -3 para apresentar
Avaliação: apresentação e debate.
Obs: O tema foi trabalhado com dois segundos anos do ensino médio.(2:1 e 2:2).
Os resultados foram excelentes. Vários grupos fizeram teatro, cartazes, explicações. Surgiram ações na escola tais como: formação de um grupo de teatro permanente para trabalhar os pilares; organização de grupos no pátio durante o recreio para trabalhar o zelo em toda a escola; realização de palestras e eventos buscando resgatar valores, entre outros.
Repasse do Curso de Capacitação
No dia 31 de março de 2008, foi feito o repasse aos professores das informações referentes ao curso de capacitação do Programa : O CÁRATER CONTA, ocorrido nos dia 26 e 27 de fevereiro de 2008.
O ATP (assistente técnico pedagógico), José Pedro iniciou o repasse fazendo um breve histórico do programa, a sua origem e sua aplicação em algumas escolas.
Em seguida a professora Márcia (história), falou sobre os pilares RESPEITO e RESPONSABILIDADE. Fez uma breve alusão às cores e o seu real significado e como eles podem ser aplicados no dia a dia escolar.
Alguns professores fizeram comentários da importância do resgate destes valores no cotidiano escolar e na sociedade, tendo em vista a carência tão marcante destes valores.
A professora Léa (ensino fundamental), falou sobre os pilares SINCERIDADE e ZELO Levantando o questionamento da não existência destes valores na sociedade e como urgi a necessidade de serem resgatados.
José Pedro (ATP), falou sobre os pilares SENSO DE JUSTIÇA e CIDADANIA, assunto este bastante polêmico tendo em vista o que a mídia tem lançado como sendo importantes dentro destes valores.
Depois destas explicações preliminares foi repassado aos professores as atividades referentes ao ano anterior (2007), envolvendo este assunto.
A ATP Regina fez uma breve exposição dos trabalhos já realizados pela escola e os resultados positivos alcançados com o Programa.
O Professor Almir de filosofia e a professora Marlene, de português, contribuíram relatando experiências positivas alcançadas em outras unidades escolares onde trabalham ou trabalharam, sugerindo idéias e ações para serem aplicadas nesta escola.
Devido aos comentários sobre os pilares terem se estendido, não foi possível passar a dinâmica que levantaria o comprometimento do professor ao longo do ano em trabalhar com mais ênfase em cada pilar. No entanto, a participação dos professores no debate foi tão positiva que a dinâmica se tornaria mero acaso, já que os professores demonstraram interesse na aplicabilidade dos pilares.
Fotos e atividades desenvolvidas pelos professores (as): Marlene, Almir, Daniela Buzzarello, Daniela Azambuja, Márcia Romana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário