Relatório: EEB Rudolfo Meyer

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERENCIA DE EDUCAÇÃO - GERED
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. RUDOLFO MEYER.
Rua: Copacabana, 1245 Floresta – Fone/FAX: (47) 3436-0769
E-mail:
eebprm@sed.gov.sc.br

PROGRAMA: O CARÁTER CONTA

ABORDAGEM: INTERDISCIPLINAR (todas as disciplinas)

NÍVEIS:
- EDUCAÇÃO INFANTIL (pré-escola)
- ENSINO FUNDAMENTAL (1ª a 8ª séries)
- COMUNIDADE ESCOLAR

COORDENADORA: Marialba Pereira Rapouso

PERÍODO: Anual (Permanente)

JUSTIFICATIVA:
“O CARÁTER CONTA”, é um programa educativo, para crianças e jovens, criado pelo Instituto de Ética Josephson dos Estados Unidos, baseado em valores chamados “Pilares do Caráter”. São eles: SINCERIDADE, RESPEITO, RESPONSABILIDADE, SENSO DE JUSTIÇA, ZELO e CIDADANIA.
Este Programa não é somente um projeto escolar, mas comunitário. Todos os funcionários da escola participam também do cultivo dos pilares. Não importa a etnia, classe social ou religião; estes valores devem ser preservados para que a sociedade possa manter a família, a amizade, a dignidade, a ordem, a harmonia nos relacionamentos pessoais, como também nas instituições.
Desta forma, estaremos contribuindo para criar uma cultura de paz e de pessoas firmes no seu caráter, considerando o tipo de sociedade que estamos vivenciando, permanentemente em crise. Onde há falta de ética, excesso de violência e de consumismo extremado.

OBJETIVO GERAL:
- Desenvolver os valores éticos e fortalecer o caráter, através de mudanças de hábitos e atitudes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Estimular a vivência de valores.
- Conscientizar-se que os seis pilares do caráter são fundamentais para nortear suas vidas.
-Construir uma sociedade mais harmoniosa e feliz.

METODOLOGIA:
Para vivenciar os seis pilares do caráter, os professores deverão exercitar com firmeza e pertinácia, diariamente, atividades práticas, em suas aulas, como por exemplo: debates, pesquisas e produções artísticas e culturais.
A comunidade escolar organizará gincanas, murais, exposições de trabalhos e vídeos.
Como o pátio interno possui, justamente, seis colunas, estas serão pintadas com as cores e a denominação dos pilares.

Atividades desenvolvidas:
RELATÓRIO
1.1 – 5a a 8a séries do ensino fundamental
Durante o mês de fevereiro/08 (nos dias 15 e 16) ocorreu uma capacitação para professores da rede estadual de ensino, na Univille, sobre o programa "O Caráter Conta". Representando a nossa Unidade Escolar, participaram as Professoras Regiane Bras Teles dos Santos e Rosângela Goulart Fernandes; a Assistente de Direção Leila Regina dos Santos de Oliveira e o aluno do Ensino Médio Thiago Schroeder da Silva.
Todos foram unânimes, não economizando elogios ao programa, apresentado por mestres e doutores americanos, da Universidade de Virgínia.
As dinâmicas foram interessantes, despertando o interesse dos participantes. No retorno à Escola, para os alunos de 5a a 8a s séries e nos 1o s anos do Ensino Médio, foi realizado uma discussão sobre o Programa após observação das cores e dizeres dos pilares que simbolizam as bases do programa.
Com base nestas preliminares, outras ações foram desenvolvidas:
- debates em sala sobre os Pilares do Respeito e Zelo;
- leitura de textos;
- cartazes com frases referentes a Responsabilidades ( provérbio budista);
- confecção de calendários semanais ( propondo ações para cada dia da semana);
- histórias em quadrinhos;
- acrósticos;
- frases de conscientização e acordo com os alunos sobre o comportamento em classe;
- confecção dos pilares para serem colocados em cada sala de aula;
- colagem de figuras relacionadas ao Respeito;
- filme "Ponte para Terabítia" ressaltando vários pilares do caráter (história que promove a amizade, o respeito e o zelo no contexto escolar);
- o pilar da Cidadania foi observado com o trabalho de Dentistas, promovendo a Saúde Bucal e Prevenção na escola.
São aproveitadas todas as ocasiões possíveis para inserir o programa no cotidiano, tentando melhorar a convivência entre todos.
1.2 – 1a a 4a séries do ensino fundamental (séries iniciais)
Durante o ano corrente, nas séries iniciais foram desenvolvidos alguns trabalhos como:
Nas 1as séries (Prof. Sirlene), o pilar trabalhado foi o do Respeito com várias atividades:
- filme João e Maria (que foi debatido);
-dinâmica da corrida com bastão, enfatizando o respeito que cada criança deve ter com o seu semelhante;
-concurso de desenhos sobre o pilar trabalhado, onde o prêmio para o vencedor foi um Cd de histórias cantadas de Bia Bedran;
-momentos de conversação sobre o pilar do respeito, onde os alunos expuseram suas opiniões e experiências sobre fatos acontecidos no cotidiano.
Nas 2as séries (Prof.Ângela):
-elaboração de combinados sobre como e o que podemos fazer para melhorar a nossa escola (pilares do zelo e da cidadania);
-trabalhos de oralidade, intensificando o respeito e o civismo que devemos demonstrar nas homenagens cívicas realizadas na escola.
Nas 3asséries (Prof. João):
-frases e palavras- chave seguidas de ilustrações sobre a sinceridade;
-história em quadrinhos: cidadania e amizade;
-loteca da dengue, responsabilidade, zelo e cidadania;
-Ilustrações confrontando atos de responsabilidade e irresponsabilidade, honestidade e desonestidade.
Nas 4asséries (Prof. Josiane):
-realização de acrósticos e discussões sobre todos os pilares do caráter.

AVALIAÇÃO:
_ Participação dos alunos e da comunidade.
_ Qualidade dos trabalhos apresentados.
_ Criatividade e originalidade.
_ Observação dos hábitos e atitudes.
_ Análise dos dados coletados.

REFERÊNCIAS:
Apostila Companheiros das Américas & Josephson Institute of Ethics.

Joinville, 25 de Abril de 2008.
Algumas fotos:

Nenhum comentário:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: