SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERENCIA DE EDUCAÇÃO - GERED
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. RUDOLFO MEYER.
Rua: Copacabana, 1245 Floresta – Fone/FAX: (47) 3436-0769
E-mail: eebprm@sed.gov.sc.br
PROGRAMA: O CARÁTER CONTA
ABORDAGEM: INTERDISCIPLINAR (todas as disciplinas)
NÍVEIS:
- EDUCAÇÃO INFANTIL (pré-escola)
- ENSINO FUNDAMENTAL (1ª a 8ª séries)
- COMUNIDADE ESCOLAR
COORDENADORA: Marialba Pereira Rapouso
PERÍODO: Anual (Permanente)
JUSTIFICATIVA:
“O CARÁTER CONTA”, é um programa educativo, para crianças e jovens, criado pelo Instituto de Ética Josephson dos Estados Unidos, baseado em valores chamados “Pilares do Caráter”. São eles: SINCERIDADE, RESPEITO, RESPONSABILIDADE, SENSO DE JUSTIÇA, ZELO e CIDADANIA.
Este Programa não é somente um projeto escolar, mas comunitário. Todos os funcionários da escola participam também do cultivo dos pilares. Não importa a etnia, classe social ou religião; estes valores devem ser preservados para que a sociedade possa manter a família, a amizade, a dignidade, a ordem, a harmonia nos relacionamentos pessoais, como também nas instituições.
Desta forma, estaremos contribuindo para criar uma cultura de paz e de pessoas firmes no seu caráter, considerando o tipo de sociedade que estamos vivenciando, permanentemente em crise. Onde há falta de ética, excesso de violência e de consumismo extremado.
OBJETIVO GERAL:
- Desenvolver os valores éticos e fortalecer o caráter, através de mudanças de hábitos e atitudes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Estimular a vivência de valores.
- Conscientizar-se que os seis pilares do caráter são fundamentais para nortear suas vidas.
-Construir uma sociedade mais harmoniosa e feliz.
METODOLOGIA:
Para vivenciar os seis pilares do caráter, os professores deverão exercitar com firmeza e pertinácia, diariamente, atividades práticas, em suas aulas, como por exemplo: debates, pesquisas e produções artísticas e culturais.
A comunidade escolar organizará gincanas, murais, exposições de trabalhos e vídeos.
Como o pátio interno possui, justamente, seis colunas, estas serão pintadas com as cores e a denominação dos pilares.
Atividades desenvolvidas:
RELATÓRIO
1.1 – 5a a 8a séries do ensino fundamental
Durante o mês de fevereiro/08 (nos dias 15 e 16) ocorreu uma capacitação para professores da rede estadual de ensino, na Univille, sobre o programa "O Caráter Conta". Representando a nossa Unidade Escolar, participaram as Professoras Regiane Bras Teles dos Santos e Rosângela Goulart Fernandes; a Assistente de Direção Leila Regina dos Santos de Oliveira e o aluno do Ensino Médio Thiago Schroeder da Silva.
Todos foram unânimes, não economizando elogios ao programa, apresentado por mestres e doutores americanos, da Universidade de Virgínia.
As dinâmicas foram interessantes, despertando o interesse dos participantes. No retorno à Escola, para os alunos de 5a a 8a s séries e nos 1o s anos do Ensino Médio, foi realizado uma discussão sobre o Programa após observação das cores e dizeres dos pilares que simbolizam as bases do programa.
Com base nestas preliminares, outras ações foram desenvolvidas:
- debates em sala sobre os Pilares do Respeito e Zelo;
- leitura de textos;
- cartazes com frases referentes a Responsabilidades ( provérbio budista);
- confecção de calendários semanais ( propondo ações para cada dia da semana);
- histórias em quadrinhos;
- acrósticos;
- frases de conscientização e acordo com os alunos sobre o comportamento em classe;
- confecção dos pilares para serem colocados em cada sala de aula;
- colagem de figuras relacionadas ao Respeito;
- filme "Ponte para Terabítia" ressaltando vários pilares do caráter (história que promove a amizade, o respeito e o zelo no contexto escolar);
- o pilar da Cidadania foi observado com o trabalho de Dentistas, promovendo a Saúde Bucal e Prevenção na escola.
São aproveitadas todas as ocasiões possíveis para inserir o programa no cotidiano, tentando melhorar a convivência entre todos.
1.2 – 1a a 4a séries do ensino fundamental (séries iniciais)
Durante o ano corrente, nas séries iniciais foram desenvolvidos alguns trabalhos como:
Nas 1as séries (Prof. Sirlene), o pilar trabalhado foi o do Respeito com várias atividades:
- filme João e Maria (que foi debatido);
-dinâmica da corrida com bastão, enfatizando o respeito que cada criança deve ter com o seu semelhante;
-concurso de desenhos sobre o pilar trabalhado, onde o prêmio para o vencedor foi um Cd de histórias cantadas de Bia Bedran;
-momentos de conversação sobre o pilar do respeito, onde os alunos expuseram suas opiniões e experiências sobre fatos acontecidos no cotidiano.
Nas 2as séries (Prof.Ângela):
-elaboração de combinados sobre como e o que podemos fazer para melhorar a nossa escola (pilares do zelo e da cidadania);
-trabalhos de oralidade, intensificando o respeito e o civismo que devemos demonstrar nas homenagens cívicas realizadas na escola.
Nas 3asséries (Prof. João):
-frases e palavras- chave seguidas de ilustrações sobre a sinceridade;
-história em quadrinhos: cidadania e amizade;
-loteca da dengue, responsabilidade, zelo e cidadania;
-Ilustrações confrontando atos de responsabilidade e irresponsabilidade, honestidade e desonestidade.
Nas 4asséries (Prof. Josiane):
-realização de acrósticos e discussões sobre todos os pilares do caráter.
AVALIAÇÃO:
_ Participação dos alunos e da comunidade.
_ Qualidade dos trabalhos apresentados.
_ Criatividade e originalidade.
_ Observação dos hábitos e atitudes.
_ Análise dos dados coletados.
REFERÊNCIAS:
Apostila Companheiros das Américas & Josephson Institute of Ethics.
Joinville, 25 de Abril de 2008.
Algumas fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário