Atividade: EEB Ruth Nóbrega Martinez


E.E.B.VERADORA RUTH NÓBREGA MARTINEZ

O CARÁTER CONTA

Eliane Raimundo Delfino e Daiane Naiara Biancatti

SÃO FRANCISCO DO SUL

IDENTIFICAÇÃO.
Tem como uma proposta de motivar e desenvolver valores éticos e fortalecer o caráter.

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS.
Diretor
Professores
Alunos
Pais
Comunidade

LOCAL DE REALIZAÇÃO.
Escola E.B.Vereadora Ruth Nóbrega Martinez, localizada na Estrada Geral do Miranda no bairro Miranda em São Francisco do Sul.

PERIODO DE REALIZAÇÃO.
Durante todo o ano letivo

CARGA HORÁRIA.
Este projeto terá a carga horária de 40 horas, e será realizado nos turnos matutino e vespertino.

CLIENTELA.
Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Comunidade.

JUSTIFICATIVA
O Programa tem como justificativa inserir os pilares (sinceridade, respeito, responsabilidade, zelo, senso de justiça e cidadania), vindo ao encontro da interdisciplinaridade, buscando interagir a criança com a sociedade.

3. OBJETIVOS.
3.1 OBJETIVO GERAL.
A escola tem interesse em resgatar dentro da unidade escolar e na comunidade certo valores como:
Sinceridade
Respeito
Responsabilidade
zelo
Senso de justiça
Cidadania

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS.
Fazer com que o aluno tenha consciência e vivam de acordo com princípios éticos;
Ter senso de integridade colocando se no seu lugar;
Incentivar o respeito de um para com outro e sua individualidade;
Tratar as pessoas com respeito;
Mostrar suas responsabilidades nas escolhas e pelo que deixou de fazer;
Estabelecer padrões e critérios apropriados para o senso de justiça;
Expressar zelo e respeito pelo patrimônio publico;
Seguir corretamente as regras propostas pela escola e comunidade.

4.PUPLICO ALVO.
A Escola tem uma grande parcela de responsabilidade nas opções e estimulo a cidadania.
Sendo assim o público alvo deste Programa será os alunos da Educação Infantil e os alunos do Ensino Fundamental, professores e funcionários desta Unidade Escolar.
Nossa Principal meta é transformar uma sociaedade justa, humanitária e solidária como algo inrequecedor e prazeroso, propiciando aos alunos o respeito para consigo e outros.

4.Metodologia

Ações desenvolvidas:
· Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar sobre as maneiras de zelar pelo nosso patrimônio;
· Construção com sucata (presentes) contendo os 6 pilares.
· Confecção coletiva de cartazes; · Texto coletivo;
· Produção livre de desenho e escrita; · Construção de regras;
. Confecção de acrósticos;
· Lanche comunitário.

AVALIAÇÃO
A avaliação será sistemática e processual, e de acordo com interesse e participação dos envolvidos.
A avaliação escolar achou de forma positiva o investimento no trabalho e os resultados dessa etapa. A colaboração por parte de todos foi muito boa, por parte dos alunos, trazendo materiais, exemplos, experiências e apresentações na escola. Quanto à colaboração dos pais das séries iniciais, iniciou um trabalho que a escola pretende ampliar com o andamento do projeto. Quanto às apresentações, na próxima etapa serão feitos interligados, já que se tem um acervo de materiais para ampliar e repassar para as séries seguintes.

SUMÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO
1.2 Profissionais Envolvidos
1.3 Local de Realização
1.4 Período de Realização
1.5 Carga Horária
1.6 Clientela
2. JUSTIFICATIVA
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
3.2 Objetivos Específicos
4. PUBLICO ALVO
5. METODOLOGIA
6. AVALIAÇÃO

2ª Apresentação do Programa “O Caráter Conta”
Série/ Professor
Educação infantil da Profª Edna confeccionando a árvore da sinceridade.



Série/Professor
1ª série da Profª Rosane e 2ª série da Profª Edna compartilhando uma dança mostrando senso de respeito para um com o outro.


Série/ professor
Alunos das séries finais da profª Daiane produzindo cartazes de atitudes conforme os pilares.







Nenhum comentário:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: