E.E.B. Professora Jandira D`Àvila
Colaboração: Professor Humberto Vinícius Gomes Goulart
Tradução das páginas 55 à 60 – Good Ideas – “O Caráter Conta!”
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Idéia # 16 Estória: Rei Alfred e os bolos
Idéia # 16 Estória: Rei Alfred e os bolos
Depois de ser derrotado por guerreiros de outras terras, o rei Alfred e seus soldados foram forçados a sair de suas casas para evitar de serem capturados por estes guerreiros, o rei disfarçou-se de pobre esfarrapado e foi para a floresta para esconder-se, mas o rei não estava familiarizado com a floresta e rapidamente se perdeu.
Incapaz de encontrar o caminho para sair da floresta, ele vagou por vários dias. Finalmente ele encontrou uma cabana. Ele bateu na porta e disse ao homem e a mulher que moravam lá que ele não comia e nem dormia por muitas noites.
A mulher não notou que seu companheiro esfarrapado, era o rei, e pediu a ele algo em troca.
“Nós devemos ir cortar e recolher lenha para o fogão”, ela disse, “então quando eu for se você cuidar do bolo que está assando no fogão e não deixá-lo queimar, eu irei lhe dar comida quando eu voltar.”
Alfred agradeceu o casal e concordou em cuidar do bolo. Mas ele estava cansado de andar pela floresta e pouco tempo depois que eles saíram, Alfred adormeceu. Ele despertou com o cheiro da fumaça. O bolo agora parecia pequeno, uma massa preta e era muito tarde para recuperá-lo.
O casal retornou para a cabana e a mulher repreendeu Alfred por não cumprir com a sua promessa. “Você é um preguiçoso, você me disse que cuidaria dos bolos, mas você dormiu enquanto eles queimavam.”
Ela olhou para ele mais de perto e de repente percebeu que o homem que ela estava repreendendo era o rei!
Ambos caíram de joelhos desculpando-se por falar com o rei asperamente.
Por favor, meus amigos vocês não me devem nenhuma desculpa “disse o rei Alfred.” Sou eu quem deveria pedir desculpas. Eu aceitei a responsabilidade de cuidar dos bolos e eu não tenho nenhuma reclamação, porém eu mesmo os deixei queimar. Eu peço desculpas a vocês, alguém que aceita uma tarefa, grande ou pequena, deveria fazer o que prometeu.
Tudo foi esquecido e o casal alimentou o rei e prepararam a cama para ele dormir à noite. Na manhã seguinte quando o homem e a esposa levantaram, eles perceberam que o rei tinha cortado e empilhado de forma organizada a lenha e deixado na porta antes de seguir seu caminho.
Uma versão clássica desta fábula aparece em O livro das virtudes: Um tesouro das grandes estórias morais, escrita por Willian J. Bennett ( New York: Simon & Schuster, 1993) e na “Aventura do livro das virtudes.”
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Monitoramento de comportamentos e de responsabilidades
Supervisionar: crianças identificam regras e aprendem a ser responsáveis por seus próprios comportamentos.
Preparação/materiais
Um grande cartaz listando o nome das crianças.
Uma foto de cada criança (instruindo-as antecipadamente a trazer fotos de casa)
Marcador de recompensa (E.G., estrelas, adesivo sorridente, etc.).
Procedimento:
Discuta com as crianças os componentes associados com responsabilidades. (Veja os seis pilares listando o começo desta seção). Esclareça o vocabulário das palavras, elas podem não entender.
Relembrando-as: Parte de ser responsável é fazer o que nós nos propomos a fazer – até mesmo quando é difícil. Peça a elas por exemplos de alguma coisa que elas tenham que fazer que fosse difícil. Então coloque as crianças sentadas em fileiras com um dado número de crianças em cada fileira (determine isto baseado em quantas são em seu grupo).
Pergunte a elas que regras elas tinham que seguir para sentar nesta ordem. Deixe-as explicar porque as regras são importantes. Sugira: regras nos ajudam a agir responsavelmente. Peça a cada estudante o nome de uma sala ou regra da escola. Depois que cada estudante compartilhar uma resposta, deixe-os afirmar como esta regra os ajuda a comportar-se responsavelmente.
Mostre as recompensas de um comportamento responsável (E.G., ajuda todos a progredir, tornam as coisas mais fáceis para o grupo, evitamos punição, etc.).
Apresente um gráfico e coloque-o em um lugar onde todos possam vê-lo. Prenda a foto de cada estudante ao lado de seu nome. Outro estudante pode então reconhecer cada nome e identificar. Explique que sempre que você note alguém saindo de seu lugar para agir (responsavelmente) e obedecer a regras, um adesivo será colocado próximo ao nome da pessoa.
Atraia a atenção para o cartaz periodicamente e bonifique as crianças por ser responsável.
Você pode dizer o tamanho de um homem, pelo tamanho das coisas que o tornam louco.
Discuta com as crianças os componentes associados com responsabilidades. (Veja os seis pilares listando o começo desta seção). Esclareça o vocabulário das palavras, elas podem não entender.
Relembrando-as: Parte de ser responsável é fazer o que nós nos propomos a fazer – até mesmo quando é difícil. Peça a elas por exemplos de alguma coisa que elas tenham que fazer que fosse difícil. Então coloque as crianças sentadas em fileiras com um dado número de crianças em cada fileira (determine isto baseado em quantas são em seu grupo).
Pergunte a elas que regras elas tinham que seguir para sentar nesta ordem. Deixe-as explicar porque as regras são importantes. Sugira: regras nos ajudam a agir responsavelmente. Peça a cada estudante o nome de uma sala ou regra da escola. Depois que cada estudante compartilhar uma resposta, deixe-os afirmar como esta regra os ajuda a comportar-se responsavelmente.
Mostre as recompensas de um comportamento responsável (E.G., ajuda todos a progredir, tornam as coisas mais fáceis para o grupo, evitamos punição, etc.).
Apresente um gráfico e coloque-o em um lugar onde todos possam vê-lo. Prenda a foto de cada estudante ao lado de seu nome. Outro estudante pode então reconhecer cada nome e identificar. Explique que sempre que você note alguém saindo de seu lugar para agir (responsavelmente) e obedecer a regras, um adesivo será colocado próximo ao nome da pessoa.
Atraia a atenção para o cartaz periodicamente e bonifique as crianças por ser responsável.
Você pode dizer o tamanho de um homem, pelo tamanho das coisas que o tornam louco.
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Erros positivos
Visão Geral: Para reforçar a perseverança, as crianças são encorajadas a olhar os erros como uma oportunidade de aprender.
Preparação/materiais
Dê cópias (uma para cada criança), Lápis de cera.
Um grande erro Lemore Rinder e Susan Horn (opcional).
Procedimento:
Pergunte: Como nós podemos mostrar que somos responsáveis? Explique e reveja exemplos de comportamentos de responsabilidade. (Veja os “seis pilares” listados no começo desta seção.)
Diga: pessoas responsáveis não têm medo de admitir quando elas estão erradas. Elas entendem que todos cometem erros, mas elas tentam aprender, com seus erros. Quais são alguns erros que nós podemos cometer? Campo de respostas. Direcione a discussão para os exemplos que eles sugerirem. (Você pode também mencionar erros tais como infringir regras e falhar ao seguir instruções.) Enfatize que estes são erros que todos cometem.
Discuta com as crianças como elas se sentem quando elas cometem erros
e compare isto aos seus sentimentos depois que os erros são corrigidos.
Distribua os lápis de cera e as folhas com um risco. Diga: finja que você fez esta linha acidentalmente __ foi um erro que você cometeu. Mas você é um estudante responsável, quer dizer que você continua tentando. Então veja se você pode transformar a linha em alguma coisa bonita. Vire o papel de várias maneiras para que as crianças possam ver a linha de erro de várias perspectivas. Uma vez que a atividade foi completa, incentive as crianças a partilhar seus “bonitos erros” com a classe.
(Opcional: Você pode querer apresentar e ler em voz alta o livro Um Grande Erro para futuramente realçar esta lição.)
Caráter não pode ser desenvolvido facilmente, somente através da experiência de julgamento e sofrimento a alma pode ser fortalecida, a visão clareada, a ambição inspirada e o sucesso alcançado.
- Helen Keller (Cega e Surda - Oradora pública e autora - Ativista do século XX).
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Idéia # 18 folhas de atividade: Erros positivos.
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Idéia # 19
Encontrar um Caráter: Ansvar
Idéia Geral: Crianças são apresentadas as noções de bom caráter, discuta e defina caráter, e então aprenda sobre Ansvar, o “Carrossel do Caráter” animal que representa responsabilidade. Eles encerram com uma atividade colorida.
Materiais/ Preparação:
Refere-se a descrição do “Carrossel do Caráter” na página 9.
Ansvar: o folheto do elefante (uma para cada criança).Lápis de cera.
Materiais/ Preparação:
Refere-se a descrição do “Carrossel do Caráter” na página 9.
Ansvar: o folheto do elefante (uma para cada criança).Lápis de cera.
Procedimento:
Antes de discutir responsabilidade, apresente as crianças o conceito de caráter. Diga quando você assiste desenhos na TV, você vê muitos tipos diferentes de caráter.
Vocês podem me dizer alguns dos diferentes tipos de caráter que vocês vêem? Ouça as respostas e cumprimente-as por suas escolhas. Então diga: A palavra “caráter” também tem outro significado. É o que nós somos interiormente. Isto se demonstra quando nós nos comportamos de uma maneira correta. Se nós nos comportamos bem mostramos bom caráter. Quais são alguns exemplos de comportamento que demonstram bom caráter? Escute e ajude a explicar estas respostas. Sugira outros exemplos (E.G., ajudando outros em casa e na escola, seguindo instruções, compartilhando, etc.).
Depois que você sentir que eles entendem o conceito, apresente o pilar da responsabilidade. Diga: Uma maneira de mostrar o seu bom caráter é agir com responsabilidade. Demore a dar o Ansvar para eles. Este é Ansvar, o elefante. Ele pensa
antes de agir e é responsável pelas suas escolhas. Ele trabalha duro e tenta cumprir suas promessas.
Complete a descrição do comportamento do Ansvar e ajude as crianças a definir como o caráter do desenho que eles mencionaram anteriormente demonstra a característica de responsabilidade. Então peça a eles para sugerir como eles podem
mostrar responsabilidade em suas próprias vidas.
Conclua a discussão com uma atividade colorida usando o folheto do elefante Ansvar.. Convide-os a levá-lo para casa e explique seu bom caráter aos outros.
A nossa vida é o que o nosso pensamento a faz. (Marco Aurélio – Imperador Romano.)
Antes de discutir responsabilidade, apresente as crianças o conceito de caráter. Diga quando você assiste desenhos na TV, você vê muitos tipos diferentes de caráter.
Vocês podem me dizer alguns dos diferentes tipos de caráter que vocês vêem? Ouça as respostas e cumprimente-as por suas escolhas. Então diga: A palavra “caráter” também tem outro significado. É o que nós somos interiormente. Isto se demonstra quando nós nos comportamos de uma maneira correta. Se nós nos comportamos bem mostramos bom caráter. Quais são alguns exemplos de comportamento que demonstram bom caráter? Escute e ajude a explicar estas respostas. Sugira outros exemplos (E.G., ajudando outros em casa e na escola, seguindo instruções, compartilhando, etc.).
Depois que você sentir que eles entendem o conceito, apresente o pilar da responsabilidade. Diga: Uma maneira de mostrar o seu bom caráter é agir com responsabilidade. Demore a dar o Ansvar para eles. Este é Ansvar, o elefante. Ele pensa
antes de agir e é responsável pelas suas escolhas. Ele trabalha duro e tenta cumprir suas promessas.
Complete a descrição do comportamento do Ansvar e ajude as crianças a definir como o caráter do desenho que eles mencionaram anteriormente demonstra a característica de responsabilidade. Então peça a eles para sugerir como eles podem
mostrar responsabilidade em suas próprias vidas.
Conclua a discussão com uma atividade colorida usando o folheto do elefante Ansvar.. Convide-os a levá-lo para casa e explique seu bom caráter aos outros.
A nossa vida é o que o nosso pensamento a faz. (Marco Aurélio – Imperador Romano.)
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Idéia #19 folheto: Ansvar o elefante.
Responsabilidade:
Você é responsável?
*Você cumpre o que você fala?
*Você pensa a respeito de como as suas ações irão afetar os outros?
*Você sempre tenta fazer o seu melhor?
Tradução: Professor Humberto Vinícius Gomes Goulart.
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