Estado de Santa Catarina
Secretaria de Desenvolvimento Regional
Gerência de Educação
E.E.B “Germano Timm” – Joinville – SC
Projeto: Caráter – Conta Ano: 2008
Séries: 1ª à 4ª
Coordenação Pedagógica:
Cleusa Regina Lemos (Administradora Escolar)
Secretaria de Desenvolvimento Regional
Gerência de Educação
E.E.B “Germano Timm” – Joinville – SC
Projeto: Caráter – Conta Ano: 2008
Séries: 1ª à 4ª
Coordenação Pedagógica:
Cleusa Regina Lemos (Administradora Escolar)
Relatório das Atividades – Cidadania, Zelo e Sinceridade
Professora: Júlia Maria Padilha – 1ª série 1.
Cidadania:
Para trabalhar o Pilar Cidadania, priorizamos levantar questões cruciais do que nos fazem cidadãos, ou seja, os direitos e os deveres de cada um. Encontramos então nos trabalhos decorrentes do Projeto Trânsito um argumento concreto, principalmente na simulação da estrada que ocorreu na rampa da escola. Com os carros confeccionados na escola, as placas confeccionadas 'pelas crianças com a ajuda dos familiares, os pedestres, e os motoristas; problematizou-se a questão de respeitar a sinalização, demonstrando ser possível em situações do cotidiano das crianças, tanto enquanto pedestres como enquanto motoristas (simulação), estabelecendo a própria cidadania através do comprimento das leis e de fazê-Ias cumprir, ou seja, estabelecendo os direitos e os deveres de uma pessoa no trânsito. Demonstrando assim, o direito e o dever como questão crucial para o beneficio de si e dos outros e indispensável para o pleno exercício da cidadania de um povo.
Zelo e sinceridade:
Os pilares zelo e sinceridade foram abordados durante o Projeto do trânsito, intitulado: A natureza pede carona, buscou-se envolver as famílias das crianças nas tarefas de casa, promovemos situações de observação do trânsito de Joinville (os pais levaram os filhos neste trabalho de campo) e pesquisa onde as crianças opinaram, identificando inclusive a importância da sinceridade neste momento, além de estudos com material impresso. Levando em consideração que a criança nesta faixa-etária é muito observadora e curiosa, viu-se a oportunidade de incutir e desenvolver este trabalho relacionando os temas: trânsito e natureza numa perspectiva de conscientizar a criança enquanto futuro motorista e atual passageiro, no que diz respeito aos gases poluentes emitidos pelo grande fluxo de veículos em nossa cidade. Enfatizando assim a necessidade de zelar pelo meio ambiente. A partir dos trabalhos de observação e pesquisa, partimos para a simulação em uma pista que apresentou ônibus e carros em movimento, sendo problematizado a urgência de se encontrar transportes alternativos, compreendendo a importância de zelar para não faltar. Demonstrando assim que enquanto crianças e com opiniões sinceras de crianças, podem e devem fazer a diferença. E mais, que no futuro tomem-se agentes modificadores do meio em que vivem.
2ª Série Professora Mariza
Tema: Trânsito
No primeiro momento os alunos assistiram a um vídeo sobre o tema.
Logo em seguida envolvi todos em uma “situação problema”, onde lancei várias perguntas, criando um grande debate, onde a sala dividiu-se em três grupos.
» A professora lançou as perguntas:
Uma pessoa foi atropelada;
O motorista fugiu sem prestar socorro;
Havia muitas testemunhas;
Como responsabilizar alguém pelo ocorrido.
1º grupo – Testemunhas
- Eu vi o motorista com bebida alcoólica;
- Eu vi! O motorista estava com o carro quase todo em cima da faixa;
- Eu vi que ele estava em alta velocidade
2º grupo – Defesa pedestre
- O veículo estava em alta velocidade;
- O motorista estava embriagado e fugiu sem prestar socorro;
- O sinaleiro estava estragado, pois vândalos destruíram, não zelando pelo bem público, mas mesmo assim havia um guarda e o motorista não o respeitou.
3º grupo – Defesa motorista
- O motorista tentou frear e/ou desviar, mas estragou o freio do carro;
- o pedestre não respeitou a faixa;
- O motorista fugiu, pois as testemunhas queriam linchá-lo.
Finalizando, vivenciamos na prática uma via pública, andando de carro e ônibus, utilizando placas, sinaleiro para veículo e também para pedestres.
Os alunos entenderam bem que devemos ser bons cidadãos, zelando pelo bem público e sendo sinceros, pois trânsito é cidadania.
3ª série Professora Márcia
Foi lido para os alunos um texto poético onde o mesmo abrange os três temas.
Realizamos uma discussão na sala de aula. Após fomos até o refeitório para realizar cartazes sobre a compreensão usando figuras e desenhos sendo exposto na sala.
4ª série – Professora Jaqueline de Sá e Silva Galon
Iniciamos a aula com leitura de textos que falavam sobre “Cidadania, zelo e sinceridade”. Após a leitura conversamos sobre os temas propostos e discutimos as questões, “O que é ser um bom cidadão?”; “o que é ter zelo e ser sincero?”.
Através do diálogo percebemos que valores como zelo, sinceridade e cidadania devem fazer parte do nosso dia-a-dia.
Depois de conversarmos bastante a respeito destes valores, começamos a produzir uma história em quadrinhos. Cada trio ou dupla de crianças criou uma história, enfatizando os valores discutidos.
Algumas fotos das atividades:
Nenhum comentário:
Postar um comentário