SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
23º GERENCIA DA EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NEREU RAMOS
Atividade: Gincana do Caráter Conta do período diurno
Coordenação da Atividade: Cindia Rossana
Os trabalhos foram realizados pelos terceiros anos 1 e 2 do turno matutino, sobre a supervisão da professora de História, Cindia Rossana. A gincana envolvia todos os níveis de ensino, sendo a gincana organizada por idade.
No primeiro dia da gincana, os alunos representantes tiveram um reunião e através de um sorteio, receberam um pilar do Programa O Caráter Conta, que era a identificação de sua equipe. As equipes deveriam pesquisar sobre o significado do seu pilar para a culminância da Gincana.

Alunos do terceiro ano organizando o dia da culminância da gincana
Isso foi pensado, visando também um trabalho envolvendo o aniversário do município e da escola que aconteceram na semana da gincana.
Uma das atividades oferecidas as equipes foi a confecção de faixas que retratassem o pilar trabalhado e o perfil da equipe.
Cartazes realizados pelas equipes
Outra tarefa que as equipes tinham que apresentar era um morador nativo da cidade que contasse um fato histórico.

Moradora da cidade e avó de uma aluna da oitava série que participou da gincana

Um dos objetivos dessa gincana era trazer a família para a escola, pois percebe-se na necessidade de que as famílias também conheçam os pilares para que mudem muitos de seus atos enquanto cidadãos. Portanto, uma das tarefas a serem cumpridas era trazer as famílias para participarem da gincana.

Além dessas atividades, observou-se uma necessidade de realizar um momento de integração entre as equipes, pois a Escola está situada em uma cidade litorânea e com isso, tem uma transitoriedade grande de pessoas. Portanto, os alunos muitas vezes não se conhecem, o que acaba trazendo a falta de respeito e as diferenças entre eles.

Equipes pensando na elaboração dos cartazes sobre os pilares
Apresentação dos pilares pelas equipes
E para finalizar as atividades, com a proposta de integrar as equipes, foi realizado algumas atividades esportivas.



Com as atividades de integração, terminou a gincana do caráter conta.
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
23º GERENCIA DA EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NEREU RAMOS
Atividade: Sou de Caráter
Coordenação da Atividade: Ighor Zakaluk
Roberta Rita Cardoso Silva
Justificativa:
Há 2 anos é trabalhado constantemente na Escola de Educação Básica Nereu Ramos, pelos professores os pilares do Programa o Caráter Conta com os alunos. É possível perceber um avanço na prática da cidadania, mais acredita-se que é possível melhorar muito.
Então, pensou-se em além dos professores, equipe pedagogia, direção e funcionários, trabalharem com os alunos, criar um grupo que se reunirá para discutir como está o exercício da cidadania em nossa escola e na cidade.
Esses alunos serão os multiplicadores do que é ser cidadão e assim desenvolverão atividades constantes na escola e na cidade sobre o Caráter Conta.
A equipe Nereu Ramos acredita que dessa forma conseguirá atingir de forma mais eficaz os alunos, família e comunidade.
Objetivo:
Criar multiplicadores do Programa O Caráter Conta, resgatando assim valores perdidos na sociedade.
Metodologia:
Organizar uma equipe de alunos que sentarão e organizarão atividades dentro da escola envolvendo os pilares do Caráter Conta.
Escolher um nome para o grupo.
Encontrar semanalmente no contra – turno para discutir a cidadania.
Preparar formas para multiplicar as questões discutidas em grupos.
Avaliar constantemente as propostas oferecidas pelos grupos.
Relatório de Avaliação
O Início dessa atividade se deu com a colagem de um cartaz em cada sala: Colar o cartaz.
Após 2 semanas foi colocado no pátio uma urna e os alunos que se interessassem deveriam escrever um pequeno texto sobre o que é ser de caráter.

Assim está se dando continuidade aos trabalhos.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
23º GERENCIA DA EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NEREU RAMOS
Atividade: Respeito é bom e todo mundo gosta
Coordenação da Atividade: Roberta Rita Cardoso Silva
Essa proposta de atividade veio de algumas situações observadas pelos funcionários da Unidade Escolar que não estavam vencendo na limpeza e principalmente, ao pedirem para os alunos colaborarem eram ignoradas.
Diante disso, a coordenadora da atividade iniciou um trabalho com os alunos em sala conversando sobre o que eles entendiam pela palavra respeito. Esse diálogo aconteceu com todos sentados em círculo, podendo cada um colocar o seu entendimento.
Após a socialização, os alunos foram divididos em grupos e receberam papel craft para listar como gosta de ser tratado e como não gosta de ser tratado.
Em seguida foi feito uma avaliação de tudo que foi mencionado e assim realizado uma reflexão de como é interessante o pensamento do ser humano, pois ele gosta de ser tratado com respeito, mais não costuma respeitar os outros.
Pegando essa linha de pensamento foi refletido sobre como está o respeito entre eles, os professores e os funcionários e foi traçado metas para ser cumprida.
Dentre elas está o respeito com o trabalho das funcionárias da escola. As turmas do ensino fundamental e médio se propuseram limpar muitas coisas que haviam sujado, pois nenhum profissional gosta de ver seu trabalho ser destruído.
O primeiro ano 3 encabeçou a iniciativa de se realizar um multirão da limpeza com o objetivo de zelar pelo patrimônio público. A iniciativa foi aderida por outras turmas que além de zelarem pelo espaço escolar, entenderam que as relações na sociedade se estabelecem pela lei da reciprocidade: Nunca faça para os outros, aquilo que não queres para ti.


