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Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

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Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

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sexta-feira, julho 11, 2008

Atividade: EEB Senador Rodrigo Lobo

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERENCIA DE EDUCAÇÃO - GERED - JOINVILLE
ESCOLA DE ENSINO BÁSICA “SENADOR RODRIGO LOBO”
Rua: Cuba, s/nº - Bairro: Jardim Sofia – Fone: (47) 473-0347.
Joinville – SC CEP: 89.223-710

Relatório do Repasse do Programa “O Caráter Conta”

Aos seis dias do mês de março de dois mil e oito, às quinze horas, reuniram-se nessa Unidade Escolar o corpo administrativo e os docentes para o repasse do programa “O Caráter Conta” feito pelo professor Ivo e a professora Sandra.
Inicio-se com uma dinâmica, muito bem elaborada, para o grupo entender o tema, pois se trata de um Projeto Americano que está sendo colocado em prática no Brasil, permitindo a troca de experiências. Mas para se colher bons resultados é necessário o compromisso, a responsabilidade, o zelo e principalmente a união dos educadores e comunidade, porque o Projeto “Caráter Conta” envolve a todos.
Todos os alicerces devem inserir-se nos seis pilares, o repasse pelos coordenadores dessa unidade escolar foi autêntico e convenceu o grupo de que é necessário insistir em princípios básicos que são os temas dos seis pilares.
Para nós os coordenadores do curso “Caráter Conta” – Professora Sandra e o Professor Ivo, observamos que é grande a responsabilidade em coordenar esse projeto, pois envolve empenho, determinação e uma boa articulação com o grupo, para fazer com que todos participem e assim termos bom êxito.

Aplicação do Programa O Caráter Conta

O Zelo

Nesta prática abordamos sobre os seis pilares do Programa Caráter Conta, mas o principal pilar abordado nesta prática foi o pilar “Zelo”.
O que significa ser uma pessoa com zelo? É ser organizada gentil, atenciosa e ter cuidado com os outros. É ter compaixão, demonstrar que se importa com os outros, é saber escutar o outro. Demonstramos zelo para com os outros ao ajudá-los, nossas ações comprovam se nos importamos ou não. Ao falarmos ou ouvirmos uma pessoa, devemos manter o contato visual, pois algumas vezes acabamos enviando mensagens errôneas, através de nossa forma de agir.
O zelo não é só como nos sentimos, mas também como agimos. Não precisa muito, um pequeno gesto pode fazer a diferença, por exemplo: a forma de cumprimentar, fazer pensando no outro também, colocar-se no lugar do outro.
Um programa sistematizado de educação para o caráter justifica-se diante da lacuna ética e moral deixada por um currículo que não prioriza a construção de valores de forma intencional. É justamente a intencionalidade do Programa O Caráter Conta que o torna relevante para o currículo escolar. Considerando a relevância ética do Programa, e que seu conteúdo pode servir como eixo norteador dos demais projetos e programas desenvolvidos pela escola.
Esse trabalho foi realizado através de palestras, estudos e dinâmicas, com atividades de envolvendo os seis pilares: zelo, sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de Justiça, cidadania. No entanto foi dada ênfase como atividade prática o pilar “Zelo”. Conscientizar os alunos sobre este pilar, é uma forma de orientar e alertar desde cedo à importância da formação de cidadãos com um olhar e uma cultura de paz como projeto de vida.
A avaliação foi baseada totalmente em cima do trabalho realizado. Fizemos um questionário com perguntas objetivas sobre as dinâmicas. Todos dos alunos optaram em se identificar assinando seu nome na folha do questionário. Responderam a auto-avaliação, onde foi extremamente importante para avaliar o desempenho da palestra. O mais gratificante foi ver que conseguimos passar uma mensagem positiva aos alunos, prova disso que dentro da sala de aula da 5° série, havia duas meninas que há muito tempo não se conversavam, e a palestra fez elas voltarem a ser amigas.

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