DIRETORA: BRUNILDE MERTZ DA COSTA
ADMINISTRADORA: SOLANGE BARBI DOS REIS
ARTICULADORAS:
ELAINE VERONICA SIEWERDT
SAMANTA VIEIRA
LUCIANE DA SILVA DALAGNOLI
RELATÓRIO DO “CARÁTER CONTA”
PRIMEIRA INTERAÇÃO
Repassamos para os professores em reunião pedagógica os pilares do caráter conta, e distribuímos os cartazes com os pilares para serem fixados nas salas de aula.
Em seguida fizemos a discussão de cada pilar da seguinte maneira:
1º Pilar – Sinceridade “ Confiabilidade” – cor azul
*Lemos o pilar usando exemplos práticos do cotidiano da escola;
*Usamos exemplos do”troco errado”, como reagimos quando recebemos troco a mais em algum estabelecimento comercial;
*Realizamos a dinâmica da venda nos olhos;
2º Pilar – Respeito – cor amarelo
*Lemos o pilar em conjunto;
*Comentamos a “regra de ouro”;
*Dar exemplo de como nos comportamos no transporte coletivo, abrindo a janela sem consentimento, não dando lugar a um idoso ou uma gestante,como devemos nos colocar no lugar do outro, como o outro se sentiria;
*Dinâmica do creme do dental;
3º Pilar – Responsabilidade – cor verde
*Lemos o pilar;
*Comentário sobre a frase: Se faço ou deixo de fazer, tudo tem importância;
*Falamos sobre envolvimento e comprometimento, qual a diferença entre os dois conceitos;
*Professores em grupos, listaram as suas responsabilidades na escola e apresentaram para o grupo;
4º Pilar- Senso de Justiça – cor laranja
*Questionamos o porque da laranja ser o símbolo do pilar;
*Lemos o pilar;
*Fizemos o técnica da distribuição das balas e com a ajuda dos professores pedimos idéias de distribuição da maneira que achavam ser a mais justa, chegando a um consenso coletivo;
5º Pilar – Zelo – cor vermelho
*Lemos o pilar;
*Fizemos os cartões da amizade;
*Deixamos modelos de vale humanitário disponível para serem trabalhados em sala de aula;
6º Pilar – Cidadania – cor roxo
*Lemos o pilar;
*Exemplos de leis a serem respeitadas em nossa sociedade como o uso do cinto de segurança, e demais exemplos citados por eles;
*Dinâmica do novelo de lã;
Distribuímos dicas para se trabalhar o caráter conta com crianças de 6 a 9 anos de idade;
Pintura dos pilares nas colunas da escola.
ATIVIDADES REALIZADAS PELOS PROFESSORES
Aulas de Filosofia
1ª Série I e 2 ª Série II
Respeito:
Respeito à Natureza representado em forma de desenhos;
Responsabilidade é ser:
Pessoa Educada – Pessoa que cumpre as leis em forma de desenhos;
Zelo:
Cuidados com as pessoas e com o planeta em forma de desenhos;
4ª Séries I e II
Respeito:
O que é uma pessoa respeitosa, em pequenos textos criados pelos alunos, expostos em um mural;
Criação de 6 frases ilustradas sobre o pilar respeito;
Respeito:
O que é uma pessoa respeitosa, em pequenos textos criados pelos alunos, expostos em um mural;
Criação de 6 frases ilustradas sobre o pilar respeito;
3ª Séries I e II
História em quadrinhos sobre o respeito à natureza;
História em quadrinhos sobre o respeito à natureza;
Ensino Religioso
3ª I e 3ª II
Pilares do respeito e responsabilidade
Conversa com os alunos sobre a responsabilidade com o material escolar a limpeza da sala de aula, do ajudante do dia , e os respeito com os colegas e professores, entre outras;
3ª I e 3ª II
Pilares do respeito e responsabilidade
Conversa com os alunos sobre a responsabilidade com o material escolar a limpeza da sala de aula, do ajudante do dia , e os respeito com os colegas e professores, entre outras;
Português
5ª séries
Respeito
Frases ilustradas sobre o respeito;
5ª séries
Respeito
Frases ilustradas sobre o respeito;
Matemática
5ª à 8ª séries
Sinceridade
Desenvolver atitudes de confiança na própria capacidade do aluno, e na capacidade dos colegas;
Respeito
Diálogo sobre a maneira de pensar dos colegas, respeitando as diversas opiniões;
5ª à 8ª séries
Sinceridade
Desenvolver atitudes de confiança na própria capacidade do aluno, e na capacidade dos colegas;
Respeito
Diálogo sobre a maneira de pensar dos colegas, respeitando as diversas opiniões;
Inglês
8ª série
Todos os pilares
Divisão da turma em grupos, cada fica com um pilar do caráter;
Tradução dos textos;
Confecção de cartazes e apresentação dos grupos, dando exemplos.
8ª série
Todos os pilares
Divisão da turma em grupos, cada fica com um pilar do caráter;
Tradução dos textos;
Confecção de cartazes e apresentação dos grupos, dando exemplos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário