terça-feira, junho 03, 2008

Relatório: EEB Plácido Xavier Vieira

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PLÁCIDO XAVEIR VIEIRA
DIRETORA:
BRUNILDE MERTZ DA COSTA
ADMINISTRADORA: SOLANGE BARBI DOS REIS
ARTICULADORAS:
ELAINE VERONICA SIEWERDT
SAMANTA VIEIRA
LUCIANE DA SILVA DALAGNOLI

RELATÓRIO DO “CARÁTER CONTA”
PRIMEIRA INTERAÇÃO

Repassamos para os professores em reunião pedagógica os pilares do caráter conta, e distribuímos os cartazes com os pilares para serem fixados nas salas de aula.
Em seguida fizemos a discussão de cada pilar da seguinte maneira:
1º Pilar – Sinceridade “ Confiabilidade” – cor azul
*Lemos o pilar usando exemplos práticos do cotidiano da escola;
*Usamos exemplos do”troco errado”, como reagimos quando recebemos troco a mais em algum estabelecimento comercial;
*Realizamos a dinâmica da venda nos olhos;
2º Pilar – Respeito – cor amarelo
*Lemos o pilar em conjunto;
*Comentamos a “regra de ouro”;
*Dar exemplo de como nos comportamos no transporte coletivo, abrindo a janela sem consentimento, não dando lugar a um idoso ou uma gestante,como devemos nos colocar no lugar do outro, como o outro se sentiria;
*Dinâmica do creme do dental;
3º Pilar – Responsabilidade – cor verde
*Lemos o pilar;
*Comentário sobre a frase: Se faço ou deixo de fazer, tudo tem importância;
*Falamos sobre envolvimento e comprometimento, qual a diferença entre os dois conceitos;
*Professores em grupos, listaram as suas responsabilidades na escola e apresentaram para o grupo;
4º Pilar- Senso de Justiça – cor laranja
*Questionamos o porque da laranja ser o símbolo do pilar;
*Lemos o pilar;
*Fizemos o técnica da distribuição das balas e com a ajuda dos professores pedimos idéias de distribuição da maneira que achavam ser a mais justa, chegando a um consenso coletivo;
5º Pilar – Zelo – cor vermelho
*Lemos o pilar;
*Fizemos os cartões da amizade;
*Deixamos modelos de vale humanitário disponível para serem trabalhados em sala de aula;
6º Pilar – Cidadania – cor roxo
*Lemos o pilar;
*Exemplos de leis a serem respeitadas em nossa sociedade como o uso do cinto de segurança, e demais exemplos citados por eles;
*Dinâmica do novelo de lã;
Distribuímos dicas para se trabalhar o caráter conta com crianças de 6 a 9 anos de idade;
Pintura dos pilares nas colunas da escola.

ATIVIDADES REALIZADAS PELOS PROFESSORES
Aulas de Filosofia

1ª Série I e 2 ª Série II
Respeito:
Respeito à Natureza representado em forma de desenhos;
Responsabilidade é ser:
Pessoa Educada – Pessoa que cumpre as leis em forma de desenhos;
Zelo:
Cuidados com as pessoas e com o planeta em forma de desenhos;
4ª Séries I e II
Respeito:
O que é uma pessoa respeitosa, em pequenos textos criados pelos alunos, expostos em um mural;
Criação de 6 frases ilustradas sobre o pilar respeito;
3ª Séries I e II
História em quadrinhos sobre o respeito à natureza;
Ensino Religioso
3ª I e 3ª II
Pilares do respeito e responsabilidade
Conversa com os alunos sobre a responsabilidade com o material escolar a limpeza da sala de aula, do ajudante do dia , e os respeito com os colegas e professores, entre outras;
Português
5ª séries
Respeito
Frases ilustradas sobre o respeito;
Matemática
5ª à 8ª séries
Sinceridade
Desenvolver atitudes de confiança na própria capacidade do aluno, e na capacidade dos colegas;
Respeito
Diálogo sobre a maneira de pensar dos colegas, respeitando as diversas opiniões;
Inglês
8ª série
Todos os pilares
Divisão da turma em grupos, cada fica com um pilar do caráter;
Tradução dos textos;
Confecção de cartazes e apresentação dos grupos, dando exemplos.

Nenhum comentário:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: