Escola de Educação Básica Professor Germano Timm
Relatório das atividades do mês de abril do Projeto:
“O Caráter Conta!” – Respeito
A Professora Janet da S. Pibemot (1º 03 EM), da disciplina de Arte, sorteou algumas perguntas para que os alunos refletissem sobre o respeito. Os alunos fizeram a leitura das mesmas e decidiram sobre quais atitudes tomar em cada situação proposta, seguindo-se um debate geral. No final, os alunos criaram um texto conclusivo do que foi debatido, os quais segue em anexo.
Relatório das atividades do mês de abril do Projeto:
“O Caráter Conta!” – Respeito
A Professora Janet da S. Pibemot (1º 03 EM), da disciplina de Arte, sorteou algumas perguntas para que os alunos refletissem sobre o respeito. Os alunos fizeram a leitura das mesmas e decidiram sobre quais atitudes tomar em cada situação proposta, seguindo-se um debate geral. No final, os alunos criaram um texto conclusivo do que foi debatido, os quais segue em anexo.
A Professora Francine Cristiane Rangel ( 1º 02 EM), da disciplina de Língua Inglesa, discutiu sobre o significado do respeito para o grupo, onde foram relatados fatos ocorridos presenciados pelos alunos. Foi explorado o lado crítico, em que o aluno não tem espaço para opinar, diretamente, tornando –se alienado, aceitando tudo sem concordar. Concluiu-se que os professores precisam ouvi-los, dando –lhes autonomia e respeitando o ponto de vista de cada um. Considerou-se também a inveja, a grosseria e o desrespeito aos mais velhos, tanto na escola como nas casas, pontos negativos, apontando casos em que ocorreram tais situações, principalmente nas conversas paralelas em sala de aula. Ao final os alunos enfatizaram que o respeito vem de casa e que deve –se respeitar o limite do outro, entendendo e aceitando o próximo, sendo o professor o maior representante e responsável por essa atitude.
A Professora Walquíria da Fátima Almeida Ricci (1º 01 EM) da disciplina de Língua Portuguesa, aplicou o Projeto sob forma de debate abordando o tema respeito, porém o mesmo voltado para a sociedade atual e a forma como os pais tem lidado com a educação de seus filhos deixando que a mesma seja dada sob responsabilidade da escola. Fato este que culturalmente não deve ser de alçada da mesma, visto que o papel fundamental da família é proporcionar que os filhos absorvam os pilares básicos do projeto ( respeito, responsabilidade, sinceridade , senso de justiça...) dentro de casa e só o faça exercitar dentro e fora da mesma, ou seja, na sociedade como um todo.
O que vem acontecendo é que a família tem se modificado estruturalmente e dado à escola a responsabilidade de educar as crianças e de ensinar-lhe princípios básicos. Visto isso, esta aula teve como propósito conscientizar os alunos que a escola não tem esta função social e que o que está acontecendo na verdade é uma “falta de respeito” da família para a escola, uma vez que o que deveria acontecer é após a aquisição dos pilares do projeto no âmbito familiar o ser deveria apenas exercitá-los na sociedade, bem como na escola e não a aquisição destes fora de casa.
Logo, o debate encaminhou-se sob essa perspectiva e houve aceitação por parte dos alunos de que a família realmente tem o papel de educar o ser para viver em sociedade e que está deixando a desejar nesse sentido.
A Professora Kátia ( 2º 02 EM), da disciplina de Química,Solicitou aos alunos que e expressassem através de redações o pensamento a respeito do assunto, ao que se seguiu o diálogo da professora com os alunos através de comentários. Os trabalhos foram expostos para socialização dos mesmos ao grupo escolar.
A Professora Yolanda ( 5ª1, 6ª 2, 7ª2 EF) da disciplina de Língua Inglesa, concluiu com os alunos que o respeito é ter responsabilidade, educação, senso de higiene e saber preservar, dizendo não ao racismo e que é bom e todo mundo gosta. Além disso implica na solidariedade das partes envolvidas, bem como implica, pela tolerância proporcionada paz e esperança no ambiente escolar:
“RESPEITE QUE VOCÊ SERÁ RESPEITADO” e “ SEJA AMIGO DE TODOS, NÃO IMPORTANDO A FISIONOMIA DAS PESSOAS E SIM O CARÁTER DELAS”
A professora Cristiane (6ª 01 EF), da disciplina de Ciências,
Incentivou os alunos a uma produção artística sobre o tema, do que resultou uma paródia da música “ Não Precisa Mudar” ( Ivete Sangalo), que segue em anexo.
A orientadora Gláucia (5ª 01), ao trabalhar com os alunos o tema: RESPEITO, teve por parte do aluno a produção de um “rap”do assunto o qual segue:
Respeito é uma palavra que está / em todo lugar/
em casa na escola / e também em todo lugar /
A escola é o lugar / que o respeito tem que estar /
Na sala, corredor / e também em todo lugar /
Nas ruas da cidade / o respeito tem que estar /
***
O respeito está / dentro de nós / só precisamos achá-lo /
E também / não ignorá-lo / para sermos felizes e prosperarmos /
Com os outros / dentro , fora, em todo lugar/ precisamos respeitar /
Lembrem-se / o respeito está dentro de nós/ o respeito está dentro de nós”
(Mateus – Gustavo – Luiz – Johann e johann)
e uma paródia do grupo “HIGH SCHOOL MUSIC”
A professora Camila (7ª01 EF),da disciplina de Matemática, aplicou a atividade contida no manual do “CARATER CONTA), Musculação Ética, em que os alunos se destacam em propor soluções para problemas envolvendo respeito, ao final da qual um aluno é o vencedor.
Os Professores SIMONE –EDUCAÇÃO FÍSICA, SANDRA – FÍSICA, PAULO – GEOGRAFIA, JOSÉ ELOY – HISTÓRIA, ROSÂNGELA – MATEMÁTICA, FABIANA – MATEMÁTICA E JOSÉ LUIZ – BIOLOGIA, trabalharam com suas respectivas turmas em forma de debate sobre o tema, chegando à conclusão de que respeito tem que vir do BERÇO e tem que ser trabalhado no dia –a - dia de cada um. Buscando construir uma personalidade adequada ao convívio social de forma respeitosa na prática do bem comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário