Atividade: EEB Germano Timm

Escola de Educação Básica Professor Germano Timm
Relatório das atividades do mês de abril do Projeto:
“O Caráter Conta!” – Respeito


A Professora Janet da S. Pibemot (1º 03 EM), da disciplina de Arte, sorteou algumas perguntas para que os alunos refletissem sobre o respeito. Os alunos fizeram a leitura das mesmas e decidiram sobre quais atitudes tomar em cada situação proposta, seguindo-se um debate geral. No final, os alunos criaram um texto conclusivo do que foi debatido, os quais segue em anexo.

A Professora Francine Cristiane Rangel ( 1º 02 EM), da disciplina de Língua Inglesa, discutiu sobre o significado do respeito para o grupo, onde foram relatados fatos ocorridos presenciados pelos alunos. Foi explorado o lado crítico, em que o aluno não tem espaço para opinar, diretamente, tornando –se alienado, aceitando tudo sem concordar. Concluiu-se que os professores precisam ouvi-los, dando –lhes autonomia e respeitando o ponto de vista de cada um. Considerou-se também a inveja, a grosseria e o desrespeito aos mais velhos, tanto na escola como nas casas, pontos negativos, apontando casos em que ocorreram tais situações, principalmente nas conversas paralelas em sala de aula. Ao final os alunos enfatizaram que o respeito vem de casa e que deve –se respeitar o limite do outro, entendendo e aceitando o próximo, sendo o professor o maior representante e responsável por essa atitude.

A Professora Walquíria da Fátima Almeida Ricci (1º 01 EM) da disciplina de Língua Portuguesa, aplicou o Projeto sob forma de debate abordando o tema respeito, porém o mesmo voltado para a sociedade atual e a forma como os pais tem lidado com a educação de seus filhos deixando que a mesma seja dada sob responsabilidade da escola. Fato este que culturalmente não deve ser de alçada da mesma, visto que o papel fundamental da família é proporcionar que os filhos absorvam os pilares básicos do projeto ( respeito, responsabilidade, sinceridade , senso de justiça...) dentro de casa e só o faça exercitar dentro e fora da mesma, ou seja, na sociedade como um todo.

O que vem acontecendo é que a família tem se modificado estruturalmente e dado à escola a responsabilidade de educar as crianças e de ensinar-lhe princípios básicos. Visto isso, esta aula teve como propósito conscientizar os alunos que a escola não tem esta função social e que o que está acontecendo na verdade é uma “falta de respeito” da família para a escola, uma vez que o que deveria acontecer é após a aquisição dos pilares do projeto no âmbito familiar o ser deveria apenas exercitá-los na sociedade, bem como na escola e não a aquisição destes fora de casa.
Logo, o debate encaminhou-se sob essa perspectiva e houve aceitação por parte dos alunos de que a família realmente tem o papel de educar o ser para viver em sociedade e que está deixando a desejar nesse sentido.

A Professora Kátia ( 2º 02 EM), da disciplina de Química,Solicitou aos alunos que e expressassem através de redações o pensamento a respeito do assunto, ao que se seguiu o diálogo da professora com os alunos através de comentários. Os trabalhos foram expostos para socialização dos mesmos ao grupo escolar.

A Professora Yolanda ( 5ª1, 6ª 2, 7ª2 EF) da disciplina de Língua Inglesa, concluiu com os alunos que o respeito é ter responsabilidade, educação, senso de higiene e saber preservar, dizendo não ao racismo e que é bom e todo mundo gosta. Além disso implica na solidariedade das partes envolvidas, bem como implica, pela tolerância proporcionada paz e esperança no ambiente escolar:

“RESPEITE QUE VOCÊ SERÁ RESPEITADO” e “ SEJA AMIGO DE TODOS, NÃO IMPORTANDO A FISIONOMIA DAS PESSOAS E SIM O CARÁTER DELAS”

A professora Cristiane (6ª 01 EF), da disciplina de Ciências,
Incentivou os alunos a uma produção artística sobre o tema, do que resultou uma paródia da música “ Não Precisa Mudar” ( Ivete Sangalo), que segue em anexo.

A orientadora Gláucia (5ª 01), ao trabalhar com os alunos o tema: RESPEITO, teve por parte do aluno a produção de um “rap”do assunto o qual segue:

Respeito é uma palavra que está / em todo lugar/
em casa na escola / e também em todo lugar /
A escola é o lugar / que o respeito tem que estar /
Na sala, corredor / e também em todo lugar /
Nas ruas da cidade / o respeito tem que estar /

***

O respeito está / dentro de nós / só precisamos achá-lo /
E também / não ignorá-lo / para sermos felizes e prosperarmos /
Com os outros / dentro , fora, em todo lugar/ precisamos respeitar /
Lembrem-se / o respeito está dentro de nós/ o respeito está dentro de nós”
(Mateus – Gustavo – Luiz – Johann e johann)
e uma paródia do grupo “HIGH SCHOOL MUSIC”

A professora Camila (7ª01 EF),da disciplina de Matemática, aplicou a atividade contida no manual do “CARATER CONTA), Musculação Ética, em que os alunos se destacam em propor soluções para problemas envolvendo respeito, ao final da qual um aluno é o vencedor.

Os Professores SIMONE –EDUCAÇÃO FÍSICA, SANDRA – FÍSICA, PAULO – GEOGRAFIA, JOSÉ ELOY – HISTÓRIA, ROSÂNGELA – MATEMÁTICA, FABIANA – MATEMÁTICA E JOSÉ LUIZ – BIOLOGIA, trabalharam com suas respectivas turmas em forma de debate sobre o tema, chegando à conclusão de que respeito tem que vir do BERÇO e tem que ser trabalhado no dia –a - dia de cada um. Buscando construir uma personalidade adequada ao convívio social de forma respeitosa na prática do bem comum.





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Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

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