Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

terça-feira, abril 15, 2008

Repasse: EEB Georg Keller

RELATÓRIO - Referente Repasse do Programa Caráter Conta

EEB Georg Keller

Lista de Presença dos Participantes

Ana Dias Gomes
Ana Dias Da Silva Gueiros Duarte
Aldírio Muraro
Ângelo Ricardo Cunha
Caroline Ribeiro De Faria
Carmem Regina Colzani ( Diretora )
Cristiani Harger Flores
Edi Mary Da luz
Edina Margareth Konig
Eliane Cristina Kunke
Elliany Mary S. Nascimento
Eliane C. R. Hobold
Elizandra Ramos Bitencourt
Eva Jandira de Carvalho
Ivete Pires B. De Quadros
Janaína Mafei Dalmora
José Motta Nunes
Karina Fernanda Do N. Wagner
Lucia Cardoso Fiamoncini
Mara Cristina Vieira
Marina Fernanda Ferreira
Marizete Lenzer Tamanini
Michele Carina Ehrat
Nair Capanema Correa
Rosana Loch Dalabona
Rosângela Gonçalves ( assessora )
Rosemere de Paula
Rute Maniscalco Alvarenga
Sandra R.P. Bittencourt
Silmara Dal-Bo
Silvia Claudete Wosiak
Suely ´Pontes Mendonça
Claúdia Regina Furlani
Eli Ramoni Ribeiro de Lima Farias
Eliane Fátima Assunção
Edson Pommer Vieira
Pedro Pizzato
Tito Carlos Oliveira Ruivo
Rosângela Ferreira de Macedo
Simone Duarte Oliveira
Renata Meluzzi Mendonça
Janine Seiler
Silvia Maria Decker Miguel
Vanessa Prateate
Joelma Da Cruz]
Janine Seiler
Adriana Kuviatkoski
Clarice Cardozo
Juliana R. Cunha Poltronieri

No dia 06 de março de 2008. Aconteceu a Reunião Pedagógica, onde foram definidos todos os projetos a serem trabalhados pela escola. Aproveitamos o momento para o repasse do Programa Caráter Conta. Iniciamos comentando sobre o programa no qual percebemos que quase todos já tinham conhecimento sobre o programa. Foram apresentados os materiais como: Apostila, cartazes, pincéis, tintas etc... Alguns professores comentaram sobre as atividades feitas anteriormente e da importância de trabalhar os pilares. Em seguida entregamos um texto para reflexão. A leitura foi compartilhada e discutida. Logo após os professores participaram de uma dinâmica - exercício autobiográfico. Todos participaram e demonstraram interesse em aplicar o programa. Será providenciado um cronograma com dia e horário para que de uma forma organizada possamos acompanhar as atividades. O Programa Caráter Conta será desenvolvido nas séries iniciais, ensino fundamental e ensino médio.

Atividades trabalhadas com os professores:

No primeiro momento foi entregue uma reflexão: Os professores fizeram a leitura. Em seguida o texto foi compartilhado . A partir do texto surgiram idéias e discussões sobre o tema.

No segundo momento os professores participaram de uma dinâmica “exercício autobiográfico “ os professores receberam uma folha no qual escreveram algum tipo de discriminação que tenham presenciado ou sofrida pelo próprio professor. A partir daí foram recolhidas as folhas e entregues novamente mas, não ao autor do texto e sim a colegas diferentes estes fizeram a leitura do texto narrando o fato acontecido. A dinâmica aconteceu com sucesso e todos participaram complementando e narrando outros fatos, foi muito bom. Nesses dois momentos todos participaram com descontração e desprendimento.


Carga horária: 2:30 h – matutino / 2:30 h – vespertino = total: 05 horas.
Atenciosamente

Lucia Cardoso Fiamoncini – Assistente Técnico Pedagógico.
Data- 02/04/08.






Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada