SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO
EEB MAESTRO FRANCISCO MANOEL DA SILVA
RUA XV DE NOVEMBRO, 8508 – VILA NOVA – JOINVILLE – SC
CEP: 89 237 001 - TELEFONE: 3439-5093
RELATÓRIO DO PROGRAMA
O CARÁTER CONTA
O Programa “O Caráter Conta” é parte integrante do Plano Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Maestro Francisco Manoel da Silva. Os pilares: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania permeiam as atividades docentes no cotidiano da sala de aula. Várias disciplinas utilizaram os conteúdos da apostila ou do CD para enriquecer o desenvolvimento do currículo. Outras, por sua vez, fizeram menção dos pilares em determinados momentos de aprendizagem.
As disciplinas de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia são as mais expressivas no trabalho com o Programa O Caráter Conta, assim todos os alunos participaram das discussões sobre o tema, da primeira série do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio.
Outras disciplinas como Inglês, Português, Matemática, Física, História, Geografia, Biologia, Ciências, Educação Física, Artes e Estudos Regionais, puderam realizar atividades significativas reforçando os componentes dos pilares do caráter.
Inglês valeu-se da tradução dos cartazes na língua inglesa para o português, tecendo valiosos comentários e suscitando a participação oral dos alunos. Português teve ampla participação na observação e análise dos cartazes, bem como na elaboração de redações individuais e interpretação de textos variados. Matemática destacou-se no pilar responsabilidade, de modo a induzir à auto-avaliação de desempenho e sugerir mudanças de hábitos e atitudes. Física convocou os alunos à produção de trabalhos práticos para a IV Mostra de Física, permeando os pilares do caráter.
História e Geografia produziram trabalhos de pesquisa e de recriação da realidade, onde a cidadania e o senso de justiça se fizeram bem presentes, uma o fez na interpretação da Constituição Brasileira, outra na criação de uma plataforma de governo para erradicar um problema social. A primeira o fez em forma de cartazes com os alunos. A segunda com apresentações em multimídia produzida e apresentada pelos próprios alunos. Biologia e Ciências se sobressaem nos pilares respeito e responsabilidade, durante o desenrolar dos conteúdos programáticos. Educação Física se traduz na prática direta de cada um dos pilares, seja na observação às regras do jogo ou nas atitudes para com os colegas e professores.
Artes participa na complementação dos trabalhos das demais disciplinas, como também orienta para a produção artística independente, sem desviar-se do seu foco de conteúdos programáticos, colaborando com o desenvolvimento dos temas transversais. Estudos Regionais e cidadania caminham lado a lado. Visitas de estudo enriquecem o conhecimento e a convivência diária do aluno frente à realidade.
Estes são, de maneira geral, os exemplos que demonstram a participação da Escola Maestro no Programa O Caráter Conta.
Palestra sobre respeito e zelo para com a natureza e para com o próximo, conduzida pelas Assistentes Técnico-Pedagógicas Cecília Tomázia Nau Ávila e Iara Helena Voos Schmitz, para o Ensino Fundamental.
A palestra a que se refere a foto é resultado de um trabalho coordenado pela Assistente Cecília junto aos alunos de 8ª série, para provocar discussões sobre responsabilidade, respeito, zelo e cidadania. A mesma Assistente Cecília, noutra oportunidade, em assembléia de pais, esclareceu aos presentes sobre os seis pilares do Programa O Caráter Conta, com uso do retroprojetor.
Quadro das Virtudes Morais elaborado pelos alunos das 1as séries do Ensino Médio, nas aulas de Filosofia, do Professor Paulo de Oliveira. Todos os alunos foram envolvidos na elaboração e explicação dos cartazes.
Desfile cívico da Escola Maestro no bairro, em setembro de 2007 – exemplo de cidadania.
Homenagens cívicas sobre a Independência do Brasil, ressaltando os pilares respeito e cidadania.
Professora Hercília Terezinha Resner Cavichioli trabalhando “O Caráter Conta” com os seus alunos de 3a e de 2a séries do Ensino Fundamental. Culminância da discussão com a turma do matutino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário