ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DRº RUBEN ROBERTO SCHMIDLIN
Relatório de atividades desenvolvidas a partir de um dos pilares do CARATER CONTA:
R E S P E I TO
Professora responsável: Silvana Maria Krein
Disciplina: Geografia
Objetivo: Inserir o tema (respeito) trabalhando o racismo e o preconceito. Esse trabalho fará parte do assunto POPULAÇÃO.
Desenvolvimento:
1ª série: A partir do texto Desigualdades Sociais e o Preconceito, os alunos, após amplo debate puderam expor suas idéias e escreveram um texto que ficou no caderno. O trabalho cujo título era Eu sou racista ou preconceituoso, mostrou como cada um encarava o problema e como procurava lidar com a situação.
2ª série: O trabalho foi desenvolvido em equipe. Foi levantado os vários tipos de preconceitos existentes no dia-a-dia da escola. Desenvolveram um texto no qual propuseram formas de amenizar o problema. Após, foi feito um mural com os desenhos elaborados em cada equipe.
Relatório de atividades desenvolvidas a partir de um dos pilares do CARATER CONTA:
R E S P E I TO
Professora responsável: Silvana Maria Krein
Disciplina: Geografia
Objetivo: Inserir o tema (respeito) trabalhando o racismo e o preconceito. Esse trabalho fará parte do assunto POPULAÇÃO.
Desenvolvimento:
1ª série: A partir do texto Desigualdades Sociais e o Preconceito, os alunos, após amplo debate puderam expor suas idéias e escreveram um texto que ficou no caderno. O trabalho cujo título era Eu sou racista ou preconceituoso, mostrou como cada um encarava o problema e como procurava lidar com a situação.
2ª série: O trabalho foi desenvolvido em equipe. Foi levantado os vários tipos de preconceitos existentes no dia-a-dia da escola. Desenvolveram um texto no qual propuseram formas de amenizar o problema. Após, foi feito um mural com os desenhos elaborados em cada equipe.
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DRº RUBEN ROBERTO SCHMIDLIN
Relatório de atividades desenvolvidas a partir dos pilares do CARATER CONTA:
RESPONSABILIDADE, SINCERIDADE, HONESTIDADE
Professora responsável: Silvana Maria Krein
Disciplina: Geografia
A disciplina de Geografia inseriu este trabalho no 1º Semestre com os alunos das 2ª e 3ª series. O título dado ao trabalho foi Dinheiro no Bolso. Foi desenvolvido dentro do assunto POPULAÇÃO – ÊXODO RURAL.
Desenvolvimento:
2ª série: Foi desenvolvido dentro do assunto POPULAÇÃO – ÊXODO RURAL.
Os alunos (em dupla) criaram um programa social, com o incentivo do Governo Federal de apoio às pessoas que saíram do campo. Estas pessoas seriam incentivadas a voltarem para seu lugar de origem. Para isso receberiam ajuda financeira, podendo assim desenvolver seu trabalho (agricultura) com mais facilidade e prazer.
3ª série: Foi desenvolvido dentro do assunto MULTINACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO
Em equipe, os alunos montaram uma empresa e criaram um produto que deveria ser lançado no mercado. Elaboraram também, uma propaganda mostrando este produto para o consumidor.
Objetivo: Mostrar que só a partir da responsabilidade, sinceridade e muita honestidade será possível alcançar objetivos traçados, onde o alvo principal é a população.
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DRº RUBEN ROBERTO SCHMIDLIN
Diretora: Elizabeth Theilacker
Professora: Verônica Moser Siedschlag
Assunto: Relatório
O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?
1 – OBJETIVO
O objetivo do programa O que vice tem a ver com a corrupção?, promovido pela Secretaria da Educação juntamente com o Governo do Estado de Santa Catarina, tem como objetivo principal a conscientização sobre a corrupção, dos pequenos cidadãos criança e/ou adolescentes do estado.
2 – DESENVOLVIMENTO
Foi entregue aos alunos uma cartilha sobre a corrupção, mostrando que a corrupção não vem somente dos poderes públicos, mas também dos cidadãos comuns com os quais nos relacionamos.
Houve um debate e várias foram as opiniões surgidas entre os alunos sobre o assunto.Alguns até disseram que o País não tem mais jeito, que a corrupção não terá fim, e que as pessoas querem mais é se dar bem passando por cima dos outros. Entretanto, há muitos alunos que acreditam que se as pessoas se conscientizarem pode sim, ter mudanças no País.
3 – CONCLUSÃO
Após amplo debate sobre o assunto, a professora de Filosofia (quem aplicou o referido trabalho) juntamente com os alunos concluiu que: todos pensarão com mais consciência antes de agir de forma incorrupta. Os alunos fizeram redações sobre o assunto que foi exposto nos murais da escola para que todos tivessem acesso e também pudessem refletir sobre o tema.
O combate à corrupção tem sempre seu lugar reservados nos principais meios de comunicação. Nas escolas vem se destacando com a preocupação e com a responsabilidade de educar para um mundo melhor. Por isso a abordagem do tema nas salas de aula, pois não podemos nos esquecer que o futuro está no JOVEM CIDADÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário