Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

segunda-feira, outubro 22, 2007

Relatório: EEB Osvaldo Aranha

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “OSVALDO ARANHA”
Rua: Lindóia, nº 103 – Glória - CEP: 89216-300 - Fone (047) 3453-1940
E-mail – eebosvaldoaranha@sed.sc.gov.br

RELATÓRIO QUE ENGLOBAM AS ATIVIDADES DESTA U.E.:
CARÁTER CONTA E NEPRE

Esses projetos serão desenvolvidos durante o ano letivo de 2007, calcados nos seis pilares do “Caráter Conta”, com o objetivo de conscientizar, educar, instruir e formar alunos – cidadãos responsáveis.


PROJETOS SUSPENSÃO ASSISTIDA
Visa trabalhar com alunos com problemas disciplinares e/ou ato infracional.
O objetivo do projeto é resgatar esse aluno através do estudo e da conscientização dos pilares “O Caráter Conta”, levá-lo a perceber que seu comportamento inadequado prejudica não só a ele mesmo, mas também aos colegas, professores, funcionários da escola e os pais ou responsáveis.
Ao entrar em contato com os seis pilares, esse aluno é orientado a trabalhá-los através de trabalhos escolares: cartazes, palestras para a classe, redação: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania, são esses os tópicos que darão suportes teóricos, éticos, morais e educacionais para que o aluno repense suas atitudes em relação aos outros, reveja seus conceitos e modifique seu comportamento proporcionando harmonia entre seus colegas, professores e pais.



BANDA
Para participar da banda, seus 35 componentes têm de seguir normas para garantir a sua permanência: não faltar aos ensaios duas vezes por semana, ter média em todas as disciplinas, fazer apresentações.
Esse projeto, de acordo com o “Caráter Conta” sensibiliza através da música, estimula a responsabilidade, o coleguismo, a solidariedade entre os participantes.
Sinceridade por tornar-se amigo confiável;
Respeito pelos companheiros, compreendendo seus erros e estimulando seus acertos;
Responsabilidade por si e pelo grupo, já que um depende do bom desempenho dos outros;
Senso de Justiça ao agir com as regras pré-estabelecidas pelo projeto;
Zelo pelos instrumentos e bem-estar do grupo;
Cidadania ao participar de uma atividade que leva o nome da escola além dos muros.


MURAIS
São utilizados murais e cartazes contendo informações gerais: prevenção contra doenças, cursos de capacitação, atividades culturais fora e dentro do âmbito escolar, folder de campanhas de saúde pública.
Os murais são atualizados periodicamente e ficam á vista de todos.


HANDEBOL E BASQUETE
O esporte traz companheirismo, vontade de vencer de forma justa e leal, saúde, diversão, compromisso, responsabilidade, obediência às regras do esporte e às normas que norteiam o projeto, e visa também estimular, descobrir e desenvolver novos talentos.
Os seis pilares do “Caráter Conta”, estão sendo aplicados e desenvolvidos a partir das atividades esportivas aliadas à Sinceridade, onde cada um tem que ter confiança em si e em seus companheiros; Respeito pela individualidade e diferenças; Responsabilidade com seus companheiros de equipe; Senso de Justiça ao ouvir os outros sem tomar partido; Zelo pela equipe; Cidadania ao fazer a sua parte para melhorar sua escola e sua comunidade.


ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
Seis acadêmicos do curso de Psicologia da Associação Catarinense de Ensino desenvolvem um projeto sobre prevenção e educação sexual.
Há também o acompanhamento para diagnosticar possíveis problemas de ordem psicológica e emocional, após a consulta, os alunos são encaminhados para o tratamento individual feito pelos acadêmicos.
Esse trabalho conta com o apoio da faculdade, dos acadêmicos da escola, dos alunos e dos pais. Para que haja êxito por parte do psicólogo e do paciente é necessário que se tenha como base a Sinceridade ao tratar com o problema; o Respeito por parte do psicólogo e do paciente; a Responsabilidade de querer e seguir o tratamento.


DATA: 27 DE MAIO - TEMA: REDAÇÃO AUTO RETRATO
TURMA: 6ª SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARLENE
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

Cada aluno deveria escrever um auto-retrato, um deles, tinha problema de relacionamento com a turma, resolveu ler seu texto e expor a sala, sua historia de abandono e sofrimento. A sala perplexa chorou com ele. Todos os colegas após a leitura foram procurá-lo pedir desculpas e oferecer sua amizade e solidariedade.
Houve sinceridade por parte do autor do texto e da turma, os colegas aprenderam a importância do respeito e a consideração pelos sentimentos alheios, tiveram senso de justiça ao conhecer seus erros em relação ao colega, passaram a zelar pelo colega e reforçaram seu papel de cidadãos.


28 DE MAIO A 1° DE JUNHO - TRABALHO: REDAÇÃO
TEMA: REDIMIR-SE DO MAU COMPORTAMENTO DURANTE UM CULTO ECUMÊNICO
PROFESSORA: DANIELA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Durante um culto ecumênico as turmas se comportaram mal e causaram constrangimento aos palestrantes e professores. A professora Daniela chamou a atenção de todos e deu uma tarefa a redação de um texto sobre respeito, no qual os alunos refletiram sobre suas atitudes, apontaram seus erros e mostraram-se dispostos a respeitar as pessoas.


30 DE MAIO - TEMA: DIA DO DESAFIO DRIBLANDO A INATIVIDADE
LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

A escola mobilizou-se para que todos participassem ativamente das atividades físicas do Dia do Desafio. Ensino fundamental e médio, professores e funcionários, monitorados pelas professoras de educação física Roseli e Daniela, ao som de musicas suaves e estimulantes, tiveram momentos de relaxamento e descontração.
O projeto se fez presente porque a união de todos acentuou o respeito um pelos outros, a responsabilidade em persistir nas atividades e o zelo por si e pelo outros.


30 DE MAIO - TRABALHO: EXPOSIÇÃO
TEMA: CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
TÉCNICA: REFAZER UM CRIATIVO DAS OBRAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS PABLO PICASSO, VAN GOGH, ALFREDO VOLPI E FRANZ MARC.
TURMAS: 1ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARIA CRISTINA
DISCIPLINA: ARTES

O objetivo da exposição era de fazer os alunos conhecer, reinterpretarem as obras, levar seus trabalhos ao publico e divulgar os artistas estudados. A arte e a cultura fazem parte da cidadania para que todos tenham acesso ao conhecimento e possam refletir sobre o fazer artísticos.

DATA: 31 DE MAIO
ATIVIDADE: ELEIÇÃO NA ESCOLA PARA O CONSELHO DELIBERATIVO
Os candidatos são professores, funcionários, pais ou responsáveis e alunos que representarão os interesses pedagógicos e comunitários de todos que fazem parte do corpo docente, discente e funcionários da escola, bem como representantes da comunidade.
O objetivo é incentivar a participação de todos num processo seletivo democrático. O Caráter Conta se faz presente no respeito à cidadania, todos exercendo seu direito e dever de votar. Foi feita uma preparação de conscientização sobre a importância do voto e a diferença que faz o eleitor.


31 DE MAIO - ATIVIDADE: ENTREGA DE BOLETINS, CONVERSA COM A ORIENTADORA PEDAGÓGICA E ELEIÇÃO PARA O CONSELHO DELIBERATIVO.
Os pais dos alunos com notas abaixo da média ou com problemas de aprendizagem e indisciplina, tiveram atendimento individual com a orientação pedagógica para buscar soluções.
A escola promoveu a eleição para o Conselho Deliberativo e os pais puderam votar.
A cidadania que implica entre outros deveres e direitos como votar e ser votado, e a responsabilidade dos pais em relação aos estudos dos filhos fazem parte do Caráter Conta.


31 DE MAIO - TRABALHO: REDAÇÃO, ACRÓSTICO E CARTAZES.
TEMA: TABAGISMO.
TURMAS: 5ª A 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARLENE
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Os alunos organizaram-se em grupos e elaboraram várias formas de trabalhos para falar sobre o combate ao tabagismo – doenças causadas pelo fumo e os riscos dos fumantes passivos.
Foram confeccionados cartazes, redigido textos e acrósticos com o objetivo de alertar e prevenir contra o tabagismo, conscientizando os alunos para que estes repassem seus conhecimentos para a família amigos e comunidade.
Os pilares do Caráter Conta fazem-se presente no respeito, na responsabilidade e na cidadania no que tange a saúde e o bom estar de todos.


1° DE JUNHO - TRABALHO: EXPOSIÇÃO
TEMA: LIVRE
PROFESSORA: MARIA CRISTINA
DISCIPLINA: ARTES
TÉCNICA: TEATRO DE FANTOCHES
TURMA: 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Os alunos da 4ª série formaram grupos, confeccionaram os fantoches, escolheram o tema e orientados pela professora Maria Cristina de Artes, apresentaram seus trabalhos para a classe.
O incentivo a criação, as manifestações artísticas, o respeito pelo trabalho dos colegas e a responsabilidade de trabalhar e criar em equipe fazem parte dos pilares do Caráter Conta.


1 DE JUNHO - TRABALHO: EXPOSIÇÃO
TEMA: MOSTRA DE ESCULTURAS DA ARTISTA FRANCESA CAMILE
TÉCNICA: REFAZER CRIATIVO EM ARGILA
TURMAS: 2ª E 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARIA CRISTINA
DISCIPLINA: ARTES
Inspirados na vida e na obra de Camile Claudel os alunos interpretaram e refizeram esculturas em argila baseados no trabalho da artista. Cada um propôs a sua visão pessoal para realizar sua obra artística.
A exposição divulgou a artista e sua obra. A participação e o respeito das demais turmas em relação aos trabalhos sedimentou os pilares do Caráter Conta.


04 DE JUNHO - TRABALHO: TEATRO
TEMA: CORRUPÇÃO–COMPARAÇÃO ENTRE O MUNDO ANTIGO E O ATUAL
TURMAS 5ª A 8ª SÉRIE
LOCAL: AUDITÓRIO
PROFESSORA: ROSETE
DISCIPLINA: HISTÓRIA
Os alunos do 1° ano 3 do Ensino Médio apresentaram a peça, Jean Carlos, Alexandre, Luana, Elisângela, Daiane e Carolina para os alunos do Ensino Fundamental.
A professora elaborou um roteiro de perguntas para que os espectadores testassem seu grau de entendimento – palestra e discussão em grupo. O tema da peça remete a questão da cidadania e a conscientização do que ocorre no país.


11/06/07 - TEMA: O QUE VOCÊ ACHA DA CORRUPÇÃO?
PROFESSORA: ISABEL
TURMA: 2º1 E.M.
DISCIPLINA: ARTES
A equipe apresentou um trabalho em vídeo produzido pelas alunas Jéssica Cristina, Bruna Maria e Bruna Tonelli. O Vídeo consistia em uma enquête com pessoas na rua, professores e alunos do colégio em que era perguntado: O que você acha da corrupção? Os entrevistados davam sua opinião e citavam formas de corrupção: desde as mais evidentes até as mais sutis.
A turma assistiu as entrevistas e deu sua opinião sobre as respostas dos entrevistados.
O Caráter Conta fez-se presente ao fazer com que as pessoas se conscientizassem da sua responsabilidade como cidadão.

EXPOSIÇÃO DE CARTAZES – TEMA: MEU OLHAR SOBRE O MEIO AMBIENTE
SÉRIE 8ª - E.F.
PROFESSORA: MARIA ANGELA
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
Orientados pela professora, os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, elaboraram cartazes em que expunham sua visão sobre o que está ocorrendo no meio ambiente. Cada um expressou “seu olhar”: desmatamento, queimadas, florestas preservadas – havia denúncia, indignação e a necessidade de manter o meio ambiente longe da ação destrutiva do homem.
Os cartazes foram confeccionados por equipes que desenharam a forma de como o planeta está sendo (mal) tratado.
Esse trabalho trouxe aos alunos expositores e aos observadores dos cartazes conscientização e reflexão sobre o tema proposto.


DATA: 2° BIMESTRE
PROJETO: RECICLAGEM – PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA: DANIELA
Os alunos usaram matéria prima reciclável para confeccionar materiais destinados a pratica de atletismo.
Este projeto mostrou aos alunos a importância da preservação do meio ambiente, a criatividade de cada um e o empenho em criar objetos do uso cotidiano no esporte através de materiais que iriam para o lixo – a cidadania se faz presente e traz consciência e responsabilidade a todos.


19/06/07 -PROJETO “SOLIDARIEDADE EM ALTA”
OBJETIVO: Arrecadação de roupas e sapatos feita pelos alunos do Pré a 4ª série do Ensino Fundamental.
As professoras do Pré a 4ª série do Ensino Fundamental fizeram um trabalho de conscientização para despertar a solidariedade dos alunos.
Durante um mês, trabalharam alguns pilares do Projeto “O caráter conta”: Respeito em relação ao outro, solidarizando-se com a necessidade das pessoas menos favorecidas, ajudando-as a ter um pouco mais de conforto; Cidadania: fazendo cada um a sua parte para melhorar sua escola e sua comunidade e percebendo que o pouco que se faz por alguém é muito para quem está precisando de ajuda. O projeto consistia em arrecadar roupas e calçados para doar “as famílias carentes que têm filhos estudando na escola”
A cerimônia da entrega foi no dia 19 de junho e todas as turmas, juntamente com seus professores, participaram do evento realizado nas dependências da escola.
Foram arrecadados no total: 119 peças de roupas, 22 brinquedos e 14 pares de sapatos.


26/06/2007 - TEMA: “CORRUPÇÃO” – FATOS/CARICATURAS
DISCIPLINAS: Sociologia, Geografia, História
OBJETIVO: Trazer fatos atuais sobre o país para ser discutido com os alunos.
TURMAS: 3ºs anos do Ensino Médio
Os professores apoiados no projeto de interdisciplinaridade reuniram equipes dos 3ºs anos do Ensino Médio para discutir e opinar sobre temas atuais do país. O tema escolhido foi a corrupção que assola todos os setores dos governos federal, estadual e municipal.
Foram confeccionados cartazes com reportagens, fotografias, e caricaturas dos principais envolvidos nos escândalos.
Esses trabalhos foram expostos em forma de cartazes e serviram para a discussão e a reflexão dos demais alunos sobre os pilares em que se baseia o projeto “O Caráter Conta”: O respeito pelo cidadão e pelo dinheiro público, a sinceridade, a honestidade e a ética que são necessárias para que haja uma política que visa o bem estar do cidadão e do país, e a cidadania que faz com que o povo manifeste-se contra os políticos desonestos, seja através de manifestações públicas e/ou do voto.


02/07/2007 - PROJETO: OS PILARES DO “CARÁTER CONTA”
PROFESSORA: ROSELI
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
As turmas do Ensino Médio trabalharam os seis pilares do Caráter Conta:
1º ano 1 e 2º ano 3 – Sinceridade
1º ano 2 – Zelo
1ºs anos 3 e 5 – Respeito
2º ano 1 – Senso de Justiça
2º ano 2 e 3º ano 2 – Cidadania
3º ano 1 – Responsabilidade
Cada turma trabalhou seu tema de forma artística e diversificada: teatro, cartazes, rap (música), jograis e paródias.
As apresentações foram no auditório e todas as turmas puderam acompanhar os trabalhos. A professora Roseli aproveitava cada intervalo para reforçar o tema trabalhado.


07/07/2007 - EVENTO: FESTA JULINA
OBJETIVO: INTEGRAR A ESCOLA À COMUNIDADE
A Festa Julina realizada na escola integrou os alunos, professores e funcionários á escola porque a colaboração de todos foi imprescindível para o evento.
Houve gincana entre todas as turmas do Ensino Fundamental e Médio, que consistia em trazer itens de alimentação, higiene, limpeza e a coleta de brindes para serem utilizados no bingo. As turmas empenharam-se não só na gincana, mas também na confecção e colocação de bandeirinhas e enfeites. Integrantes da Associação de Pais e Professores e do Conselho Deliberativo colaboraram com a festa.
Bingo, jogos, brincadeiras, danças e as comidas típicas da festa de São João, foram oferecidas a todos os participantes.
A comunidade escolar do bairro colaborou vindo e prestigiando a festa.
Os pilares do “Caráter Conta” estavam evidenciados no Respeito, no Zelo, na Responsabilidade e na Cidadania, já que o objetivo da festa era o de arrecadar fundos para as melhorias da escola.
Os alunos, professores, funcionários, pais transformaram a festa em momentos de confraternização.


09/07/2007 - TEMA: JOGOS PAN-AMERICANOS
ATIVIDADE: CARTAZES
TURMAS: 3ºs ANOS DO ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: ROSELI
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
Os alunos confeccionaram cartazes contendo informações sobre os jogos Pan-Americanos: modalidades esportivas; países que foram sede dos jogos anteriores; países participantes; história, geografia e bandeira; participação e desempenho dos atletas brasileiros, mascotes de outros jogos e curiosidades.
A observação e leitura dos cartazes darão aos alunos uma idéia geral sobre os jogos e sobre os demais países. É a integração entre o esporte, o conhecimento, o incentivo para a prática de uma das modalidades apresentadas e o atleta como exemplo de persistência, estilo de vida regrada, a conscientização de uma competição saudável e o companheirismo entre os atletas, sejam ou não do mesmo país.
Os pilares do “Caráter Conta” surgem naturalmente ao demonstrar a necessidade da Sinceridade, do Respeito, do Senso de Justiça, reconhecendo a vitória do adversário; Zelo com os que perderam, Responsabilidade com o país e o povo que representam.

DATA: AGOSTO - TEMA: OP ART
TURMAS: 1°s ANOS ENSINO MÉDIO MATUTINO
DISCIPLINA: ARTES
PROFESSORA: DANIELA
Os alunos fizeram uma releitura da Op Art e expuseram seus trabalhos. O objetivo é divulgar as mais variadas formas das artes plásticas e fazer com que as demais turmas conheçam novas expressões artísticas, seus pintores e a importância do movimento Op Art: seu desenvolvimento, influência e divulgação. O Caráter Conta através do respeito e do zelo na compreensão do trabalho do artista e dos colegas expositores.


DATA: AGOSTO - TEMA: RELEITURA DA OBRA DE JUAREZ MACHADO
TURMA: 1°s ANOS ENSINO MÉDIO MATUTINO
DISCIPLINA: ARTES
PROFESSORA: DANIELA
A professora trabalhou a obra de Juarez Machado e os alunos após observarem e estudarem os quadros pintados pelo artista, utilizaram uma exposição onde releram as obras. A divulgação fez com que as turmas conhecessem a obra do artista Joinvilense e sua importância no cenário artístico nacional e internacional. A valorização de um artista local traz o respeito e o zelo por quem faz parte da nossa comunidade e divulga a Cidade, o Estado e o País.


DATA: AGOSTO / SETEMBRO
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
TRABALHO: ESTAGIÁRIOS DA FACULDADE DE PSICOLOGIA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO.
Os estagiários fazem palestras detectam os alunos com problemas emocionais e comportamentais, aplicam seus conhecimentos no campo da Psicologia para ajudar, tratar e reestruturar aqueles que apresentam algum distúrbio. Esse trabalho vem trazendo benefícios para os alunos/pacientes, para a família e escola, já que assistido de forma correta, a melhora nas atitudes daqueles que apresentam problemas de ordem emocional e ou comportamental é significativa. A compreensão dos problemas alheios faz com que haja respeito e zelo pelo outro.


DATA: AGOSTO / SETEMBRO
TEMA: CORRA QUE A POLÍCIA VEM AI – COMPORTAMENTO, CARÁTER, QUESTÕES DE SEGURANÇA, DIREITOS E DEVERES.
PALESTRANTE: SOLDADO ROLF WOLFGANG HENDL – POL. MILITAR
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
A Diretora Márcia Romana do Nascimento fez a abertura e apresentação da palestra e do palestrante. A Diretora falou sobre a indisciplina e suas conseqüências: dificuldades na aprendizagem e notas baixas, propôs alternativas para solucioná-las: assiduidade, pontualidade, interesse, estudo e respeito.
O soldado Rolf é Policial Comunitário e falou sobre sua atuação nas escolas e comunidades, seu objetivo é conscientizar crianças, adolescentes, pais e professores dos seus direitos e deveres legais. Para explicar, ele usou didaticamente uma fórmula: Os Quatros Efes.
- Família – reflete na escola
- Família – busca da responsabilidade
- Família – apreciação do que é positivo.
- Família – forma o caráter e a personalidade
Ele falou dos sonhos de cada um e da forma correta de realizá-los. Honestidade, sinceridade, senso de justiça, zelo, respeito e responsabilidade: o caminho para realização dos sonhos e da felicidade.
Força – força de vontade nos estudos, na vida, no trabalho, nas amizades.
Fé – auto valorizar-se,
- Acreditar em si, cuidar com o que diz e com que faz.
- Respeitar a família, os professores os colegas e as instituições.
- Ter princípios, ética e palavra.
- Olhar no espelho e se ver
Felicidade - Ter prazer em tudo o que faz e vive
- Saber escolher suas amizades e namoros
- Cada um tem a sua missão
O soldado citou exemplos de famílias desestruturadas e jovens que se envolvem com as drogas e o crime: o caso Suzane Von Richthofen e crianças abandonadas que se prostituem e se drogam, falou do direito de ir e vir – desde que não esteja causando danos à sociedade, da falta de respeito às pessoas, as instituições, ao patrimônio público e privado, do relacionamento na escola: linguagem inadequada, má-educação, indisciplina, brincadeiras estúpidas, violência, falta de sinceridade, o fato de: não pedir desculpas, licença, por favor, e não agradecer - citou duas personalidades: Jesus Cristo e Gandhi e orientou sobre Estatuto da Criança e do Adolescente - suas normas, direitos e principalmente deveres e formas de punição via judicial.


06 DE SETEMBRO - VISITA: MUSEU NACIONAL DE IMIGRAÇÃO.
DISCIPLINAS: ESTUDOS REGIONAIS E SOCIOLOGIA
PROFESSORES: DANIELA DE AZAMBUJA E MARCELINO
TURMAS: 3° 1 E 2 DO E.M. MATUTINO.
O objetivo da visita era levar os alunos a refletir, conhecer e discutir a historiografia de Joinville: a imigração, principalmente a alemã sua influencia social econômica, política, religiosa e seus desdobramentos na colônia, os motivos e suas relações e ou influências com os imigrantes e vice-versa. A visita ao museu mostrou o modo de vida dos imigrantes através dos objetos documentos, meios de transporte, comunicação, vestuários e mobiliários quando a postaram na cidade na metade do século XIX.
Os pilares do projeto “O Caráter Conta se faz presente no respeito pela nossa história e nossos antepassados no elo em preservar o patrimônio histórico e social, o que contribui para a formação da Cidadania”.


DATA: SETEMBRO
TEMA: PRESERVAÇÃO DA ÁGUA – CUIDADOS – DOENÇAS
LOCAL: AUDITÓRIO DA ESCOLA
TURMA: 1° 3 ENS. MÉDIO MAT.
PROFESSORA: MARIA CLARET
DISCIPLINA: QUÍMICA
Os alunos montaram uma peça teatral abordando o tema da preservação da água e para isso usaram inúmeros recursos: criaram um jornal televisivo em que apresentavam o tema ao publico. Falaram sobre a preservação as doenças, os cuidados e a importância da água no ciclo de todos os seres vivos: ensinaram a limpar a caixa da água, mostraram no mapa onde há mais água no planeta, usaram maquetes para que os alunos pudessem visualizar o uso correto e sua vantagens também o uso desenfreado e seus danos. Após a peça houve uma discussão em grupo com os participantes e o público. A responsabilidade e o zelo por si e pelos outros é parte do projeto “O Caráter Conta”.


DATA: 06 DE SETEMBRO
TURNOS: MAT. E VESP.
TEMA: SEMANA DA PÁTRIA
LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES DA ESCOLA
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
OBJETIVO: COMEMORAR O DIA DA INDEPENDÊNCIA
O objetivo era uma reunião com todos os alunos e professores para comemorar a data da Independência. Foram realizadas apresentações de poesias, músicas, cantos e textos sobre o tema. A banda da escola comandada pelo professor Dílson tocou músicas relacionadas ao Dia da Independência, todos participaram do canto do Hino Nacional e do Hino da Independência.
Os pilares do projeto “O Caráter Conta” estavam evidenciados no Respeito à Pátria, aos valores, aos deveres e ao direito de todos os cidadãos o zelo pelo país, seu povo e sua história, esses dois pilares somam-se a um terceiro: a cidadania.


DATA: 06 DE SETEMBRO
VISITA: ACAMPAMENTO DO MST SITIO DO SR. ANGLO NA ESTRADA BONITA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NO QUIRIRI.
DISCIPLINA: CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA.
PROFESSORES: MARIA ÂNGELA, MARCELINO E MARLENE.
TURMA: 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
A visita teve como objetivo conscientizar os alunos da importância da preservação da água. A estação do Quiriri trata a água que abastece parte da cidade, os cuidados com o reservatório e o trabalho diário dos técnicos – o sitio do Sr. Anglo na Estrada Bonita onde há o tratamento doméstico de água e esgoto – e ao acampamento do Movimento dos Trabalhadores sem Terra – MST – onde os alunos conheceram o projeto de reforma agrária e suas vantagens para as famílias que cultivam a terra em forma de cooperativa, essa iniciativa deu aos alunos uma idéia positiva do Movimento, demonstrando que o trabalho em conjunto melhora consideravelmente a vida da família dos sem terra.
O pilar do Caráter Conta faz-se presente no respeito, na responsabilidade, no zelo, no senso de justiça e na cidadania os alunos através de bons exemplos vê a vida e os outros de forma mais justa e respeitosa.


SETEMBRO - TEMA: PESQUISA SOBRE O USO E ABUSO DA INTERNET
TURMAS: ENSINO MÉDIO MATUTINO
AUTOR: CARLOS – ESTUDANTE DO 4° ANO DE MEDICINA NA UNIVILLE
Através de um formulário de perguntas de múltipla escolha os alunos registraram suas opiniões sobre o uso da internet. O estudo visa detectar os graus de dependência apresentados pelos adolescentes das escolas públicas e privadas: sites consultados, tempo gasto, orkut, messenger, pesquisa e outros serviços oferecidos pelos mais variados sites nacionais e internacionais, o livre acesso e a orientação de pais e responsáveis. O pesquisador explicou a preocupação de profissionais de diversas áreas e de pais e professores em relação ao uso indiscriminado da internet. A pesquisa localiza a sinceridade das respostas, a responsabilidade de fazer com que a pesquisa seja exata.


AGOSTO - TEMA: IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA SOBRE OS FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADOLESCENTES – PESQUISA DA UNIVILLE SOBRE NUTRIÇÃO.
AUTORES: PROFESSOR MARCO E PROFESSORA MESTRA SILMARA.
TURMAS: ENSINO MÉDIO
O objetivo dessa pesquisa é avaliar o efeito protetor da atividade física sobre fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em adolescentes. As informações irão contribuir significamente no desenvolvimento de projetos de políticas publicas de saúde voltada à redução prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Nesse tipo de trabalho evidencia-se a sinceridade e a responsabilidade nas respostas, além de trazer aos adolescentes o conhecimento necessário para zelar pelo próprio corpo.


SETEMBRO - TRABALHO: EXPOSIÇÃO
TEMA: TEATRO DE FANTOCHES
TÉCNICA: FANTOCHE DE DEDO
TURMAS: 1ªS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARIA CRISTINA
DISCIPLINA: ARTES
O objetivo era despertar o interesse e a criatividade dos alunos para um tipo de brinquedo antigo e tradicional que servia de divertimento aos nossos antepassados. A exposição fez com que as demais turmas tivessem uma idéia de brincar das crianças dos séculos anteriores ao nosso. Esse conhecimento trás respeito às tradições e as gerações anteriores.


DATA: 14 E 15 DE SETEMBRO - TEMA: SAÚDE
PROJETO: MARATONA DA SAÚDE
LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
DISCIPLINAS: TODAS
Abertura da Maratona da Saúde com apresentações artísticas dos alunos e de convidados especiais.
Entre as atrações: dança do clube da terceira idade, grupo de tai – chi- chuan, cantores, danças folclóricas.
O objetivo era integrar a escola e a comunidade na conscientização de uma vida mais saudável, passeio em família, conhecer os projetos desenvolvidos pela escola e a participação de alunos e professores nesses projetos.
Na entrada havia exposições de quadros pintados pelos alunos:
Pesquisa artística
Tema: Alinhamento
Técnica: Pintura em tela
Turmas: 2°s anos do Ensino Médio
Professora: Isabel

Leitura das obras do artista arcimboldo
Tema: Alimentos
Turmas: 2°s anos do Ensino Médio
Técnica: papel sulfite e lápis de cor
Professora: Isabel
Disciplina: Artes

Painel contra o Tabagismo
Fotografias ampliadas da carteira de cigarros onde há pessoas com doenças crônicas causadas pelo tabagismo.
Dicas de saúde: exercícios físicos, boa alimentação e preservação do meio ambiente.

Programação 15 de Setembro
Visita aos stands montados pelas turmas do ensino fundamental e ensino médio cada turma foi responsável pela pesquisa, organização, criação e montagem de um stand com a temática sobre a saúde e o meio ambiente.

Ensino Fundamental
5ª série – ATLETISMO E CICLISMO – marcha atlética, nado, corrida, arremesso, caminhada.
- confecção de objetos para esportes com material reciclável – cartazes - palestras dos alunos.

6ª série –ESPORTES RADICAIS: Surf, Rali, Bringjump, Rafting, Skate, Artes Marciais, Escalada, Montain Bike, Motocros, Paraquedismo.
- Vídeo – Cartazes - Objetos para a prática dos esportes citados - Palestra dos alunos.

7ª série – BOLÃO: cartazes – objetos - palestra dos alunos.

8ª série – JOGOS DE MESA: xadrez, tênis de mesa, damas, dominó, petolim, pif, sinuca, vinte e um.
- Apresentação de cada jogo e suas regras – Cartazes - Palestra dos alunos.

Ensino Médio
1° ano 1 – AQUECIMENTO GLOBAL: - causas e efeitos – maquetes/simulações – cartazes - palestra dos alunos – vídeos – mapas.

1° ano 2 – OLUIÇÃO DO AR: - causas e efeitos – maquetes/simulações – cartazes - palestra dos alunos – vídeo – mapas.

1° ano 3 – ÁGUA: - maquete explicativa sobre captação e tratamento de água - qualidade da água em Joinville – doenças – cartazes - palestra dos alunos.

1° ano 4 – DESMATAMENTO: - causas e efeitos – cartazes - palestra dos alunos.

1° ano 5 –LIXO: - reciclagem – composto – reaproveitamento – agrotóxicos – cartazes - maquetes explicativas - palestra dos alunos.

2° ano 1- MEDICINA ALTERNATIVA: - yoga, aurícula e acupuntura – cartazes - atuação e posição das agulhas no corpo - agulhas usadas na pratica da acupuntura - palestra dos alunos - ilustrações do corpo humano e seus pontos vitais.
2° ano 2 – MASSOTERAPIA: - massagem linfática - montagem de um consultório, modelo com profissionais aplicando massagem e dando explicações ao público. Cartazes, objetos para auto massagem, palestra dos alunos e especialistas, reflexologia.

2° ano 3 – POLUIÇÃO SONORA: - causas e efeitos – musicoterapia/benefícios – cartazes – demonstrações - palestra dos alunos.

2° ano 4 – PLANTAS MEDICINAIS: - fitoterapia - uso de plantas - ervas medicinais – vasos e fotografias - chás para degustação – cartazes - palestra dos alunos.

3° anos – ALIMENTAÇÃO: - avaliação física do publico - aparelhos para medir a pressão arterial e batimentos cardíacos – esteira – cartazes - palestra dos alunos.

Nesse projeto aplica os seis pilares do caráter conta, a participação da comunidade, a pesquisa e o empenho de alunos e professores, a concorrência saudável e omistosa entre as turmas o respeito mutuo, a conscientização a responsabilidade pelo trabalho apresentado, o zelo e a cidadania nos cuidados da saúde de si e dos outros.


SETEMBRO - ASSUNTO: PALESTRA
TEMA: CÉLULAS TRONCO – TEMAS ATUAIS EM GENÉTICA: UMA QUESTÃO COMPLEXA.
PROF° MESTRE: VALÉRIA, PROF°: DANIELA
TURMAS: ENSINO MÉDIO, MATUTINO E NOTURNO.
A palestra entre um questionário sobre o assunto para que os alunos respondam antes da palestra, o objetivo é pesquisar sobre que informações eles tem sobre o tema – como, onde ouviram falar em células tronco e como se obtém; utilidades da terapia, benefícios e malefícios.
Usando um retro – projetor com imagens ampliadas e coloridas de células animal e vegetal, a professora explicou a estrutura, funcionamento, reprodução, características normais e alteradas, partes da célula, cromossomo, gene , moléculas, de DNA e sua função.
A palestra visa, alem de trazer conhecimento e informações corretas, a desmistificação do assunto às questões cientificas e as discussões éticas religiosa a aplicação e motivos no âmbito cientifico e da dificuldade de aprovação do projeto que regulamenta o uso de células tronco para pesquisas por motivos religiosos principalmente na aplicação das células ambrionarias, já que no Brasil a utilização de células sangüíneas é usada nos transplantes de medula óssea.
Ao final foram colocadas as questões pros e contra a pesquisa emprego e terapias co células tronco.
Essa palestra acentua a idéia de que só se tem respeito, responsabilidade e zelo por aquilo que se conhece é necessária informação para poder discutir e posicionar–se sobre qualquer assunto.

Joinville, 22 de outubro de 2007.

Márcia Romana do Nascimento - Diretora

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada