E.E.B. PROFESSOR JOÃO ROCHA
Semana do “Caráter Conta”
Professoras Envolvidas:
Adriana Schmidt – 4ª série
Eliane Ferreira dos Santos – 3ª série
Maria Isabel de Souza Axt Krummenauer – 4ª série
Marilói Spagnol de Quadros – 1ª série
Maristela Neitzel – 1ª e 2ª série
Rita de Cássia Prim – 3ª série
Salete Ceron Claudino – 2ª série
Valéria Lima Paula Aguiar – 4ª série
Atividades Desenvolvidas
Pilar da Sinceridade
Atividade 1
- Auto avaliação com questões que os alunos responderam com sinceridade, após explicação oral sobre o pilar(em anexo).
Atividade 2
- Contação da história: O Pote Vazio (DEMI)
Atividade 3
- Construção coletiva no quadro da história sendo a professora a escriba, com leitura, escrita e ilustração da história.
- Obs: Atividades desenvolvidas pelas 1ª série.
Pilar Senso de Justiça
Atividade 1
- Leitura do livro: Como se fosse dinheiro, Ruth Rocha.
Atividade 2
- Reescrita da história: Como se fosse dinheiro(em anexo)
Atividade 3
Texto: O Comércio
Há muitos anos, antes de o dinheiro tornar-se o principal meio de compra e venda de mercadorias, os comerciantes trocavam uma mercadoria por outra.
Nós compramos muitos produtos naturais industrializados.
A compra, a troca e a venda de mercadorias chamamos de comércio. O comércio é muito importante, sem ele, não poderíamos conseguir o que precisamos em nossa vida diária.
O trabalhador do comércio é chamado de comerciário.
Comerciantes são os donos das lojas, consumidores ou fregueses, são as pessoas que compram.
Atividade 4
- Exercícios problematizando questões envolvendo dinheiro(em anexo).
- Obs: Atividades desenvolvidas pelas 2ª séries.
Pilar Cidadania
“Educar para a cidadania implica muito mais do que uma filosofia educacional. A educação para a cidadania implica uma revisão dos nossos currículos, uma reorientação de nossa visão de mundo da educação como espaço de inserção do indivíduo não numa comunidade local, mas numa comunidade que é local e global ao mesmo tempo.”
Atividade 1
- Música: O mundo não é – André Rocha(CD Harmonia da Terra)
Cidadão é um ser humano diferente
Por fora e por dentro integral
Mantendo o coração tão consciente
Que a vida é um repente original
Mineral, Vegetal, Animal,
Humano, Terreno, Celestial
Preciso aprender e viver a todo momento
O mundo não é, o mundo está sendo.(Paulo Freire)
Ação é ter a força da semente
Sendo um cidadão universal
Deixar o coração amando sempre
Com toda a beleza essencial
Mineral, vegetal, animal,
Humana, terrena, celestial.
Você resistiu, mas agora está vendo
O mundo não é, mundo está sendo.
Atividade 2
- Os deveres do cidadão(leitura e construção):
1- Na família:
- Obedecer os pais.
- Cuidar da casa.
- Zelar pelos móveis.
- Ser bom filho.
2- Na sala de aula:
- Prestar atenção.
- Ter responsabilidade.
- Respeitar os amigos e professores.
3 – Na escola:
- Cuidar da escola.
- Ser bom aluno respeitando os funcionários.
- 4 – No município:
- Respeitar as autoridades.
- Cuidar do meio ambiente.
- Participar dos grupos e reuniões.
5 – No bairro:
- Ser bom vizinho.
- Estar de bem com todos.
- Manter as ruas e calçadas limpas.
- Ajudar quando precisa.
6 – No país:
- Obedecer as leis.
- Cumprir todas as tarefas.
- Votar.
- Participar das decisões.
Atividade 3
- Poesia: Cidadania(em anexo) – criadas pelos alunos.
Obs: Atividades desenvolvidas pela 3ª série.
Pilar da Responsabilidade
Atividade 1
- História: Deixa que eu faço – Aprendendo sobre responsabilidade(Brian Moses e Mike Gordon) – Editora Scipione
Atividade 2
- Pinte o estágio em que você está:
Faz suas tarefas sozinho.
Cuida de si mesmo.
Precisa de ajuda.
Está procurando aprender.
Não é muito responsável.
Atividade 3
- Agora responda:
1- Você está com as mãos engorduradas porque esqueceu de lavá-las depois do lanche e a professora pede para você pegar um livro no armário. Como você vai agir?
2- Você vai no banheiro e a torneira está pingando. O que você faz?
3- Você vai passando pelo corredor e vê que alguém se esqueceu de apagar as luzes. O que você faz?
4- Escreva 5 atitudes de responsabilidade que você costuma cumprir:
- na escola:
- em casa:
- Atividades em anexo.
Obs: Atividades realizadas pelos alunos da 3ª série.
Pilar do Respeito
Atividade 1
- Texto: Respeito
Você deve ser educado com todos e não somente com as pessoas que você gosta.
Assim como você deseja respeito das pessoas, você deve respeitá-las.
É importante ser agradável e gentil com nossos semelhantes.
Não devemos fazer certos comentários desnecessários sobre outras pessoas e sim respeitar a individualidade de cada um.
Como o Senhor Jesus falou: “Tudo o que queres que os homens vos façam, façam a eles também.”
Muitas vezes queremos um bom dia, um sorriso, etc... mas não damos ao nosso semelhantes também.
Respeitem e serão respeitados.
Atividade 2
- Pinte o pilar do Respeito e escreva no pilar todas as pessoas que você acha que devem ser respeitadas por você(em anexo).
Obs: Atividades realizadas pelos alunos da 4ª série.
Pilar do Zelo
Algumas atividades realizadas pela 4ª série:
Semana do “Caráter Conta”
Professoras Envolvidas:
Adriana Schmidt – 4ª série
Eliane Ferreira dos Santos – 3ª série
Maria Isabel de Souza Axt Krummenauer – 4ª série
Marilói Spagnol de Quadros – 1ª série
Maristela Neitzel – 1ª e 2ª série
Rita de Cássia Prim – 3ª série
Salete Ceron Claudino – 2ª série
Valéria Lima Paula Aguiar – 4ª série
Atividades Desenvolvidas
Pilar da Sinceridade
Atividade 1
- Auto avaliação com questões que os alunos responderam com sinceridade, após explicação oral sobre o pilar(em anexo).
Atividade 2
- Contação da história: O Pote Vazio (DEMI)
Atividade 3
- Construção coletiva no quadro da história sendo a professora a escriba, com leitura, escrita e ilustração da história.
- Obs: Atividades desenvolvidas pelas 1ª série.
Pilar Senso de Justiça
Atividade 1
- Leitura do livro: Como se fosse dinheiro, Ruth Rocha.
Atividade 2
- Reescrita da história: Como se fosse dinheiro(em anexo)
Atividade 3
Texto: O Comércio
Há muitos anos, antes de o dinheiro tornar-se o principal meio de compra e venda de mercadorias, os comerciantes trocavam uma mercadoria por outra.
Nós compramos muitos produtos naturais industrializados.
A compra, a troca e a venda de mercadorias chamamos de comércio. O comércio é muito importante, sem ele, não poderíamos conseguir o que precisamos em nossa vida diária.
O trabalhador do comércio é chamado de comerciário.
Comerciantes são os donos das lojas, consumidores ou fregueses, são as pessoas que compram.
Atividade 4
- Exercícios problematizando questões envolvendo dinheiro(em anexo).
- Obs: Atividades desenvolvidas pelas 2ª séries.
Pilar Cidadania
“Educar para a cidadania implica muito mais do que uma filosofia educacional. A educação para a cidadania implica uma revisão dos nossos currículos, uma reorientação de nossa visão de mundo da educação como espaço de inserção do indivíduo não numa comunidade local, mas numa comunidade que é local e global ao mesmo tempo.”
Atividade 1
- Música: O mundo não é – André Rocha(CD Harmonia da Terra)
Cidadão é um ser humano diferente
Por fora e por dentro integral
Mantendo o coração tão consciente
Que a vida é um repente original
Mineral, Vegetal, Animal,
Humano, Terreno, Celestial
Preciso aprender e viver a todo momento
O mundo não é, o mundo está sendo.(Paulo Freire)
Ação é ter a força da semente
Sendo um cidadão universal
Deixar o coração amando sempre
Com toda a beleza essencial
Mineral, vegetal, animal,
Humana, terrena, celestial.
Você resistiu, mas agora está vendo
O mundo não é, mundo está sendo.
Atividade 2
- Os deveres do cidadão(leitura e construção):
1- Na família:
- Obedecer os pais.
- Cuidar da casa.
- Zelar pelos móveis.
- Ser bom filho.
2- Na sala de aula:
- Prestar atenção.
- Ter responsabilidade.
- Respeitar os amigos e professores.
3 – Na escola:
- Cuidar da escola.
- Ser bom aluno respeitando os funcionários.
- 4 – No município:
- Respeitar as autoridades.
- Cuidar do meio ambiente.
- Participar dos grupos e reuniões.
5 – No bairro:
- Ser bom vizinho.
- Estar de bem com todos.
- Manter as ruas e calçadas limpas.
- Ajudar quando precisa.
6 – No país:
- Obedecer as leis.
- Cumprir todas as tarefas.
- Votar.
- Participar das decisões.
Atividade 3
- Poesia: Cidadania(em anexo) – criadas pelos alunos.
Obs: Atividades desenvolvidas pela 3ª série.
Pilar da Responsabilidade
Atividade 1
- História: Deixa que eu faço – Aprendendo sobre responsabilidade(Brian Moses e Mike Gordon) – Editora Scipione
Atividade 2
- Pinte o estágio em que você está:
Faz suas tarefas sozinho.
Cuida de si mesmo.
Precisa de ajuda.
Está procurando aprender.
Não é muito responsável.
Atividade 3
- Agora responda:
1- Você está com as mãos engorduradas porque esqueceu de lavá-las depois do lanche e a professora pede para você pegar um livro no armário. Como você vai agir?
2- Você vai no banheiro e a torneira está pingando. O que você faz?
3- Você vai passando pelo corredor e vê que alguém se esqueceu de apagar as luzes. O que você faz?
4- Escreva 5 atitudes de responsabilidade que você costuma cumprir:
- na escola:
- em casa:
- Atividades em anexo.
Obs: Atividades realizadas pelos alunos da 3ª série.
Pilar do Respeito
Atividade 1
- Texto: Respeito
Você deve ser educado com todos e não somente com as pessoas que você gosta.
Assim como você deseja respeito das pessoas, você deve respeitá-las.
É importante ser agradável e gentil com nossos semelhantes.
Não devemos fazer certos comentários desnecessários sobre outras pessoas e sim respeitar a individualidade de cada um.
Como o Senhor Jesus falou: “Tudo o que queres que os homens vos façam, façam a eles também.”
Muitas vezes queremos um bom dia, um sorriso, etc... mas não damos ao nosso semelhantes também.
Respeitem e serão respeitados.
Atividade 2
- Pinte o pilar do Respeito e escreva no pilar todas as pessoas que você acha que devem ser respeitadas por você(em anexo).
Obs: Atividades realizadas pelos alunos da 4ª série.
Pilar do Zelo
Algumas atividades realizadas pela 4ª série:
Nenhum comentário:
Postar um comentário