Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

sexta-feira, novembro 30, 2007

Parceiros do Programa "O Caráter Conta"

Depoimentos da EEB Maria Amim Ghanem na reunião de protocolo das doações feitas pelos Clubes de Rotary de Joinville no Fórum da Comarca de Joinville: Acima, Professora Auricélia, Diretora Vanir e Alunos do Ensino Médio envolvidos no Programa "O Caráter Conta". Abaixo, Susanna Bender do IEPES e autoridades do Fórum, Rotary e GERED.



Depoimento:
Bom dia a todos;

Pelos testemunhos de alunos e diretores das escolas de Joinville tive a certeza de que um rumo diferente está se dando as crianças e jovens de nossa cidade. Talvez não fosse o Rotary, outro teria assumido ou não quem sabe, mas os quase R$ 130.000,00 entregues em material a todo diretor de cada escola municipal e estadual de Joinville foi com toda a certeza, algo muito maior do que apenas cola, tesoura, papel, tinta, camiseta, foi esperança. Ouvir de um professor e diretor que a 3 anos atrás eles tinham alunos presos, mortos e alguns sendo julgados por crimes diversos não é fácil. Mas ouvir destes mesmos professores e dos alunos as mudanças rápidas que conseguiram, nos professores, nos alunos e nas famílias dos alunos com o projeto o Caráter Conta faz toda a diferença. A meu ver não importa se não leva o nome do Rotary como criador, mas a certeza que os rotarianos fizeram a diferença sim, apoiando em 100% um projeto como este. O Juiz Ricardo Roesler deu seu depoimento a respeito dos julgamentos que ali naquela sala aconteciam e naquele momento algo diferente se fazia, o esforço de não deixar que as crianças e os jovens da cidade tomassem um caminho diferente. Horst, você como presidente na época deste projeto, tenha a certeza de que forças do bem estão se espalhando por Joinville inteira graças a vocês presidentes daquele ano e aos rotarianos que acreditaram no projeto. Abraço a todos e um ótimo final de semana.
MAXIPLAN INVESTIMENTOS
Adriana Gaertner


LISTA DE MATERIAL PARA ESCOLAS ESTADUAIS
Doação dos Clubes de Rotary de Joinville e IEPES


Obs: Os materiais listados abaixo serão divididos e distribuídos para as escolas conforme a quantidade de alunos envolvidos no Programa O Caráter Conta. Alguns itens serão entregues em 2008 após a capacitação. Os computadores e impressoras serão utilizados pelo setor de Ensino da GERED, ficnado um disponível para o Setor e o outro para a coordenação do Programa "O Caráter Conta".


A-Papelaria Príncipe
- 400 est. Caneta Hidrográfica Ponta Fina 12 cores
- 400 est. Caneta Hidrográfica Ponta Grossa 12 cores
- 5.000 fls. Cartolina 48x66 150grs.
- 150 Tubos Cola Branca 90 grs. Cascolar
- 180 Rls. Papel Crepom Realce
- 200 Potes Tinta Guache 250 ml. Acrilex
- 400 Cartelas Adesivos escolares tipo Stickers
- 200 Est. Lápis de Cor c/ 12 CIS
- 300 Est. Lápis de Cera c/ 12 Acrilex
- 100 Dz. Lápis Preto Labra
B- Homenagem Placas e Bótons
500 Bótons
60 Placa Rotary
C-Empresa Têxtil
700 camisetas logotipo escolas estaduais Tamanhos P,M,G
D-Material Gráfico
20.000 Cartazetes Pilares Caráter Conta
15.000 Folhetos Pilares Caráter Conta
E- Informática
2 Computadores Intel Pentium D 3.4 Ghz-Fsb
HD 160 GB, estabilizador,Monitor Vídeo,Drive.
2 Impressoras
6 cartuchos de tinta
Licensa Windows XP PRO.
F- Tintas Sol Brilho
270 galões (3,6l) de tintas (seis cores dos pilares C.C!)
G-Livros Josephson Institute
50 Livros “Good Ideas”
50 Livros “Honor Above All Guide”

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada