SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
E.E.B.DR. ELPÍDIO BARBOSA
RUA INAMBÚ – 3.290 – JOINVILLE – SC
FONE – (47) 3473-5023
RELATÓRIO DO “PROGRAMA O CARÁTER CONTA”
Cumprindo como cronograma de atividades da Gerência de Educação – GERED, a Escola Dr. Elpídio Barbosa desenvolveu durante o período do dia 27 de agosto a 31/08/07 o “Programa O Caráter Conta”, que tem como objetivo ajudar os educadores a trabalharem com crianças e jovens visando desenvolver seus valores éticos fortalecendo seu caráter.
Sinceridade, respeito, responsabilidade, zelo, senso de justiça e cidadania são os
“ Seis Pilares do Caráter”, fundamentais para orientar a vida das crianças e construir uma sociedade mais transparente e harmoniosa.
Embora esses valores estão diretamente ligados, na própria prática pedagógica do cotidiano de cada professor, esse evento teve como objetivo mostrar a importância que devemos ter na relação com os nosso semelhantes, para que possamos viver melhor em sociedade.
Para tanto, houve a mobilização de todas as séries, do pré-escolar à 8ª série. Foi entregue um convite aos pais e responsáveis para sensibilizá-los da importância do comprometimento em “ser parceiros” da escola para este fim.
Antecedendo essa semana houve duas palestras que envolveram os alunos de 5ª à 8ª série sobre sexualidade, trabalhando o respeito pelo corpo e pelo seu semelhante com a palestrante psicóloga Cristina Kortmann.
Outra palestra importante que aconteceu foi sobre a questão da violência no lar pela coordenadora Mônica Schmidtke do curso de fisioterapia da Associação Catarinense de ensino- ACE.
Paramos nesse dia no início dos horários matutino e vespertino para fazer reflexões com todos os alunos sobre os pilares. A diretora Maria Salete iniciou o evento conversando com os alunos sobre a importância desse pilares para a formação do nosso caráter. Levantou também a necessidade de uma parceria com os pais.
Logo após, os alunos se posicionaram para ouvir e cantar o Hino Nacional Brasileiro.
Alunos da 7ª série criaram um “rap” e dançaram:
Seja Confiável
Uma pessoa responsável.
Ajude as pessoas em necessidade
Tenha cidadania e responsabilidade.
Não ameace, não agrida ninguém,
Seje responsável pelas suas escolhas
E pelas escolhas de alguém.
Faça sua parte para assim melhorar a comunidade,
Isso é prova de responsabilidade.
E enquanto não chega a sua vez, seja paciente e aguarde!
Teatro apresentado pelos alunos da 8ª série, utilizando um tema que envolve corrupção para refletirmos a questão dos seis pilares:
Todos os pilares foram desenvolvidos pelos alunos de todas as séries. Eis alguns trabalhos desenvolvidos pela escola com enfoque em alguns pilares:
Os alunos das 1ªs séries criaram regras que deveriam ser cumpridas entre eles envolvendo o respeito. Partindo disso, trabalharam um texto sobre “amigo”. Foi pedido para que os mesmos explicassem sobre o que é amigo para eles. Cada aluno escolheu um amigo que mais se identificava para conhecerem melhor as características, gostos, etc. Esse trabalho teve como objetivo frisar sobre a importância do respeito as diferenças.
Os alunos das 2ªs séries desenvolveram uma atividade de reflexão sobre a sinceridade. A professora questionou sobre algumas situações do cotidiano e com uma pergunta que girou em torno de: O que você faria? Os alunos responderam procurando representar através de um desenho a resposta dada.
Os alunos da 3ª série representaram os pilares do caráter criando uma bandeira especial que enfatiza a responsabilidade individual em colaborar com a comunidade.
As crianças recortaram o círculo no papel azul, o losango no papel verde, desenhando e recortando o contorno de suas mãos. Dentro das mãos, escreveram algo que farão para melhorar sua casa, sua escola, sua cidade ou país.
UNIDOS DE MÃOS DADAS POR UM BRASIL MELHOR
Os alunos da 4ª série confeccionaram um painel representando o mundo. Fizeram a auto-imagem que foram coladas ao redor do painel se colocando como responsáveis para que o futuro da humanidade possa ser um mundo melhor.
UNIDOS PARA UM MUNDO MELHOR!
Os alunos da 5ª série nas aulas de ensino religioso desenvolveram uma atividade na qual enfatizava o “Zelo”, fazendo uma atividade envolvendo o cuidado que devemos demonstra com tudo e com todos.
Os alunos da 6ª série discutiram o conceito e escreveram a palavra “respeito” várias línguas.
O RESPEITO AO REDOR DO MUNDO
Os alunos da 7ª série em Geografia, após discutirem o tema : Fronteiras Americanas discutindo sobre a miséria por todo o mundo, desmatamento, etc, o respeito ás diferenças, elaboraram cartazes a respeito.
Os alunos da 6ª e 7ª série na disciplina de Ensino Religioso, discutiram o respeito que devemos ter nas diversas religiões.
RESPEITO A DIVERSIDADE RELIGIOSA
ANEXOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário