sexta-feira, julho 20, 2007

GINCANA: EEB NICOLA BAPTISTA - Clique aqui

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR NICOLA BAPTISTA
Rua Maceió, 791 – Enseada – São Francisco do Sul
Santa Catarina – CEP 89240-000
FONE / FAX : 47 3449 1180




GINCANA - CARÁTER CONTA

COMUNICADOS N° 1


1- A equipe vencedora vai escolher o que irá visitar em Joinville
2- Ler sempre os pensamentos sobre os pilares no mural da gincana
3- Não transformar a gincana em uma competição e sim em atividades de cooperação com a escola (preste atenção no pilar do respeito)
4- Ler no mural a tarefa que terá a pontuação de promoção do dia.
5- Orientar os alunos menores a não saírem da sala no horário de aula para resolver problemas da gincana, pois a equipe poderá perder pontos.
6- Prestar atenção na conservação da sala (atenção no pilar do zelo)
7- O cartaz dos pilares está com o professor motivador
8- Mesmo que a equipe já tenha cumprido uma tarefa, caso consiga mais itens do mesmo produto, terá pontuação adicional.

Atenção Equipes!!!

Observem com atenção o regulamento abaixo que deve ser seguido rigorosamente no dia da gincana:

· As equipes com suas respectivas torcidas deverão apresentar- se na escola até às 9:00hs.
· As tarefas deverão ser cumpridas em tempo hábil estabelecido pelo apresentador.
· Não serão aceitas tarefas em atraso.
· Qualquer demonstração de hostilidade (agressões físicas, verbais, vaias, etc.) por parte de integrantes de equipe ou torcida, as equipes envolvidas serão imediatamente afastadas da gincana, perdendo, assim, direito a suas pontuações.
· Sejam pontuais e organizados.


Programação da gincana – período matutino


Apresentação – 5 min.

1ª tarefa: grito de guerra, bandeira e torcida - 5 min.

2ª tarefa: Apresentar funcionário que doe um prato - 5 min.

3ª tarefa: Bicicleta mais enfeitada - 5 min.

Avaliação das bicicletas - 5 min.

4ª tarefa: Resultado das vendas de fichas de feijoada - 5 min.

5ª tarefa: Poeta ou pessoa que declame uma poesia de amor - 10 min.

6ª tarefa: Artista que faça caricatura

Intervalo - 15 min.

7ª tarefa: Paródia - 15 min.

8ª tarefa: Apresentação das esculturas - 5 min.

Avaliação das esculturas - 5 min.

9ª tarefa: Casal que dance música dos anos 60, forró... - 10 min.

Avaliação - 5 min.


Programação da gincana – Período vespertino


Início - 5 min.

1ª tarefa: Apresentar bandeira criativa (escola, estado ou país) - 5 min.

2ª tarefa: Resultado da distribuição de folhetos de entidades - 5 min.

3ª tarefa: Apresentar família com maior número de filhos - 10 min.

4ª tarefa: Corrida do saco - 15 min.

5ª tarefa: Dança da laranja - 15 min.

6ª tarefa: Apresentar pessoa importante com doação - 15 min.

7ª tarefa: Menor réplica de uma canoa - 5 min.

8ª tarefa Grupo folclórico

Finalização - 5 min.



GINCANA COOPERATIVA

EQUIPES:

1) TODO MUNDO EM PÂNICO
2) OS INCRÍVEIS
3) THE BEST
4) FURACÃO
5) OS IMBATÍVEIS
6) EK ESFORÇO
7) ANJOS DA NOITE
8) THE BEST FIFTEEN
9) FOGO


ATENÇÃO INFORMATIVO “O CARÁTER CONTA”




Esta gincana “O Caráter Conta” é uma gincana Cooperativa, com o objetivo de arrecadar e suprir as necessidades da nossa escola no déficit de materiais didáticos e de limpeza que é para benefício de todos, porém precisamos que todos cooperem para não transformar em uma competição; sendo que esta promove os PILARES do nosso caráter principalmente o do RESPEITO entre todos: professor e professor, aluno e aluno, aluno e professor. Para isso todos se posicionarem lado a lado, buscando todos juntos soluções para problemas comuns, brincando juntos para superar desafios que beneficiem a todos.
Segundo Celso Antunes “A educação é muito mais que instrumentalizar o educando.”
Educar hoje encontra-se em um novo patamar, cujo âmago é o desenvolvimento e a realização integral da pessoa e do cidadão. Este conceito sustenta-se em quatro pilares, todos eles sintomaticamente, baseados mais no aprendiz do que no educador ou no sistema de educação, os quais se referem aos eixos fundamentais para o desenvolvimento da pessoa que em tempos modernos exigem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros, aprender a ser cidadão.

E.E.B. Prof. Nicola Baptista



GINCANAS/JOGOS COOPERATIVOS

...Quando as Vivências e os Jogos utilizados são Cooperativos, o processo de aprendizagem é potencializado, pois não existindo o temor da exclusão, corpo e mente, ficam livres da tensão gerada pela competição, dedicando-se integralmente ao processo criativo e a participação ativa no aprendizado. Com relação ao desempenho acadêmico, uma série de estudos demonstra que crianças de várias classes sócio-econômicas têm maior sucesso em áreas como matemática, desenvolvimento vocacional e leitura quando estão trabalhando juntos com seus colegas sob uma estrutura de objetivos cooperativos em vez de individualistas ou competitivos.
A conseqüência desta participação apresenta seus reflexos na significativa queda do índice de violência entre os educandos e na relação educando-educador.
Outros indicadores tem sido utilizados, como redução da evasão escolar, absenteísmo e melhora do aprendizado e do rendimento escolar. A UNESCO e o Ministério da Educação tem reconhecido o esforço das escolas dedicadas a disseminação da Cultura da Paz, através do programa “Escolas inovadoras: experiências bem sucedidas em escolas públicas”.
Os Jogos Cooperativos, ao promoverem um tipo de relação com o outro baseado não na competição, mas antes na capacidade de Cooperar, poderão constituir um valioso instrumento na formação do cidadão. Em lugar de um modelo de atuação em que o indivíduo está em competição com o mundo, os Jogos Cooperativos ajudam a desenvolver uma relação com o exterior, baseada no respeito e no agir com o outro em prol de um objetivo coletivo.
“... o professor expositor é um transmissor de informações e o professor que trabalha com jogos, transforma as informações em conhecimento, sendo um “personal trainer” de inteligências, habilidades e competências...” Celso Antunes




LISTA OFICIAL 20/06/2007
TAREFAS A

A- Tarefas que deverão ser executadas no dia:

1) Apresentar um nome, um“grito de guerra”, uma bandeira e torcida organizada da equipe.
pontos: 10

2) Apresentar a bicicleta mais enfeitada .
pontos: 20

3) Apresentar a bandeira (da escola, do estado ou do país) da maneira mais original possível (tecido, papel, plástico, madeira ou outros)
pontos: 20

4) Apresentar um poeta (ou uma pessoa) que declame uma poesia de amor.
pontos:10

5) Apresentar um artista que faça uma caricatura de um professor ou funcionário da escola durante a gincana.
pontos: 40


6) Apresentar uma paródia (rap, funk, pagode, sertanejo) explicando um dos pilares do Caráter Conta.
pontos: 50

7) Apresentar uma escultura (gesso, argila, madeira, isopor) de um dos pilares do Caráter Conta.
pontos: 50


8) Apresentar uma casal que dance música dos anos 60, forró e pagode ( trazer o CD)
pontos: 20

9) Trazer um grupo folclórico para fazer uma apresentação.
pontos: 30

10) Apresentar a família com o maior número de filhos (trazer documentação).
pontos: 20

11) Apresentar um aluno de 8 anos para participar da corrida do saco.
pontos: 10

12) Apresentar um casal de alunos de 9 anos para a dança da laranja.
pontos: 10

13) Apresentar uma pessoa importante do bairro ou município, que traga doações, tais como;
- Lâmpada de retro-projetor,
- Mapas políticos de Santa Catarina e do Brasil,
- Atlas Geográfico Escolar ( 10 unidades),
- Globo político,
- Jogos educativos
- Bolas para Educação Física,
- Dicionário de Inglês,
- Mimeógrafo.

pontos: 100

14) Apresentar um funcionário, pode ser professor, da escola que doe um prato de doce ou salgado.
pontos: 100

15) Distribuir os folhetos com propaganda das Entidades que estão doando materiais.
pontos: 100

16) Vender o maior numero possível de fichas da feijoada .
pontos: 100


17) Trazer a menor réplica de canoa
30 pontos


TAREFAS B



B- Materiais que deverão ser entregues entre 18 e 27 de junho

1) Livros didáticos em uso no corrente ano letivo
30 pontos cada

2) Globo político
100 pontos

3) Atlas geográfico
30 pontos

4) Mapa político de Santa Catarina (de parede)
100 pontos

5) Mapa mundi densidade demográfica (de parede)
100 pontos


6) Bolas:
- pingue-pongue: 10 pontos (3 unidades)
- vôlei/futebol/basquete/handebol: 80 pontos cada

1) Fita adesiva escura
10 pontos

2) Clipes (caixa) 10 pontos

3) Apagador (3 un.)
40 pontos

11) Apontador, borracha, lápis, caneta, cola (10 unidades)
10 pontos


12) Grampeador
40 pontos

13) Disquete (caixa)
60 pontos

14) Envelopes
Tamanho ofício (10 unidades) - 20 pontos
Carta branco (20 unidades) – 20 pontos

15) Caixa para arquivo morto (4 unidades)
40 pontos

16) Pincel atômico (5 unidades)
20 pontos

17) Sulfite (cento)
30 pontos

18) Estêncil (5 unidades)
60 pontos

19) Dicionário de inglês
50 pontos

20) Giz de cera, massinha, tinta guache, lápis de cor (caixa)
10 pontos

21) Pano de louça/ pano de chão
30 pontos cada 5 unidades


22) Sabão em pedra ( 5 un), detergente (2 un), esponja de aço ( 3 pacotes.),
30 pontos

23) Água sanitária, desinfetante ( 5 litros)
30 pontos

24) Luvas de borracha (3 pares)
20 pontos

25) Sabão em pó ( 1 kg)
30 pontos

26) Jogo de damas
30 pontos

27) Jogo de xadrez
40 pontos

28) Quebra-cabeças
10 pontos

29) Pinhão (1 kg)
20 pontos



GINCANA COOPERATIVA O CARÁTER CONTA

DIRETORA: Jane Tillmann

IDEALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL:




Cleide Marli Ricardo
Administradora Escolar

EQUIPE PEDAGÓGICO

Darcy Fátima Cardoso
Assistente Tec. Pedagógica

Rita de Cássia Cardoso
Assistente Tec. Pedagógica

Vânia Domingos Olegário
Orientadora Educacional



GINCANAS/JOGOS COOPERATIVOS
...Quando as Vivências e os Jogos utilizados são Cooperativos, o processo de aprendizagem é potencializado, pois não existindo o temor da exclusão, corpo e mente, ficam livres da tensão gerada pela competição, dedicando-se integralmente ao processo criativo e a participação ativa no aprendizado. Com relação ao desempenho acadêmico, uma série de estudos demonstra que crianças de várias classes sócio-econômicas têm maior sucesso em áreas como matemática, desenvolvimento vocacional e leitura quando estão trabalhando juntos com seus colegas sob uma estrutura de objetivos cooperativos em vez de individualistas ou competitivos.
A conseqüência desta participação apresenta seus reflexos na significativa queda do índice de violência entre os educandos e na relação educando-educador.
Outros indicadores tem sido utilizados, como redução da evasão escolar, absenteísmo e melhora do aprendizado e do rendimento escolar. A UNESCO e o Ministério da Educação tem reconhecido o esforço das escolas dedicadas a disseminação da Cultura da Paz, através do programa “Escolas inovadoras: experiências bem sucedidas em escolas públicas”.
Os Jogos Cooperativos, ao promoverem um tipo de relação com o outro baseado não na competição, mas antes na capacidade de Cooperar, poderão constituir um valioso instrumento na formação do cidadão. Em lugar de um modelo de atuação em que o indivíduo está em competição com o mundo, os Jogos Cooperativos ajudam a desenvolver uma relação com o exterior, baseada no respeito e no agir com o outro em prol de um objetivo coletivo.
“... o professor expositor é um transmissor de informações e o professor que trabalha com jogos, transforma as informações em conhecimento, sendo um “personal trainer” de inteligências, habilidades e competências...” Celso Antunes

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES
O Programa “O Caráter Conta’, visa desenvolver os valores éticos e fortalecer o caráter, é um método eficaz para despertar, nas crianças e jovens, a consciência de que os seis pilares do caráter – sinceridade, respeito, responsabilidade, zelo, senso de justiça e cidadania – são fundamentais para nortear suas vidas pessoais e para construir uma sociedade mais harmoniosa e feliz.




GINCANA COOPERATIVA

Público Alvo: alunos dos Ensinos Fundamental I , II e Médio.

Objetivo: desenvolver atividades lúdicas e culturais aplicando os seis pilares do “O caráter conta”, arrecadar material didático e de limpeza.

Justificativa: conscientizar alunos da importância da aplicação dos seis pilares no cotidiano escolar e familiar; visto que nossa escola tem um déficit de material didático como jogos de xadrez, dama, trilha, quebra-cabeça e outros, essa gincana vem de encontro com a necessidade de arrecadar tais materiais como também materiais de limpeza diária.

Metodologia: fazer uma gincana para unir a necessidade de suprir o déficit de materiais didáticos e de limpeza com a necessidade de trabalhar os seis pilares. Essa gincana terá regras que deverão ser respeitadas pelas equipes e tarefas que deverão ser cumpridas valendo pontuação de 10 a 100; a equipe vencedora ganhará como prêmio uma excursão para o Jardim Botânico em Joinville.


Critérios para as Equipes


1) Inscrições de 11 a 15 de junho de 2007.
2) Equipes com 15 alunos mistos – Ensinos Fundamental I, II e Médio.
3) Cada equipe terá um professor Motivador.
4) Cada equipe deverá ter um nome.
5) Uma torcida.
6) Uma bandeira, com as cores dos pilares
7) Um grito de guerra.
8) Uniforme opcionaL – camisetas, bonés ou coletes – das cores dos pilares.
9) Cada tarefa terá uma pontuação máxima.
10) As tarefas deverão ser cumpridas no dia e hora marcados pela Equipe Organizadora.
11)As prendas poderão ser entregues de 18 a 27 de junho.
12) No dia do evento, os convidados que trouxerem prendas terão os pontos revertidos para a equipe que os apresentar




REGRAS DE OBSERVAÇÃO

Haverá uma equipe na escola que observará os seguintes critérios das equipes durante as semanas da Gincana:

1) Comportamento dos membros da equipe.
2) Respeito com os membros de outras equipes.
3) Zelo pelo ambiente escolar.
4) Responsabilidade de não sair da sala de aula para resolver tarefas.
5) Envolvimento e entrosamento das equipes.
6) observar o envolvimento do professor motivador.


PROFESSOR MOTIVADOR

A função do Professor Motivador é de suma importância para a equipe. É o Professor Motivador que irá incentivar a equipe dando dicas de como conseguir cumprir as tarefas, motivar sua equipe a trabalhar a ética dentro e fora da sala de aula, de modo que as tarefas se tornem fáceis e naturais.

TAREFAS

A- Tarefas que deverão ser executadas no dia:

1) Apresentar um nome, um“grito de guerra”, uma bandeira e torcida organizada da equipe.
pontos: 10

2) Apresentar a bicicleta mais enfeitada .
pontos: 20

3) Apresentar a bandeira (da escola, do estado ou do país) da maneira mais original possível (tecido, papel, plástico, madeira ou outros)
pontos: 20

4) Apresentar um poeta (ou uma pessoa) que declame uma poesia de amor.
pontos:10

5) Apresentar um artista que faça uma caricatura de um professor ou funcionário da escola durante a gincana.
pontos: 40


6) Apresentar uma paródia (rap, funk, pagode, sertanejo) explicando um dos pilares do Caráter Conta.
pontos: 50

7) Apresentar uma escultura (gesso, argila, madeira, isopor) de um dos pilares do Caráter Conta.
pontos: 50


8) Apresentar uma casal que dance música dos anos 60, forró e pagode ( trazer o CD)
pontos: 20

9) Trazer um grupo folclórico para fazer uma apresentação.
pontos: 30

10) Apresentar a família com o maior número de filhos (trazer documentação).
pontos: 20

11) Apresentar um aluno de 8 anos para participar da corrida do saco.
pontos: 10

12) Apresentar um casal de alunos de 9 anos para a dança da laranja.
pontos: 10

13) Apresentar uma pessoa importante do bairro ou município, que traga doações, tais como;
- Lâmpada de retro-projetor,
- Mapas políticos de Santa Catarina e do Brasil,
- Atlas Geográfico Escolar ( 10 unidades),
- Globo político,
- Jogos educativos
- Bolas para Educação Física,
- Dicionário de Inglês,
- Mimeógrafo.

pontos: 100

15) Apresentar um funcionário, pode ser professor, da escola que doe um prato de doce ou salgado.
pontos: 100

16) Distribuir os folhetos com propaganda das Entidades que estão doando materiais.
pontos: 100

17) Vender o maior numero possível de fichas da feijoada .
pontos: 100


20) Trazer a menor réplica de canoa
30 pontos




São Francisco do Sul, 17de julho de 2007.

RELATÓRIO DA GINCANA “O CARÁTER CONTA”


Cumprindo cronograma de atividades da Gerência de Educação, a Escola de Educação Básica Professor Nicola Baptista desenvolveu durante o período do dia 11 de junho a 4 de julho o Programa “O Caráter Conta”, que tem como objetivo principal o desenvolvimento de valores éticos e o fortalecimento do caráter pessoal do aluno ao mesmo tempo visa a cultura de paz e harmonia entre todos.
O objetivo do evento foi mostrar na prática os pilares do Caráter conta no cotidiano em nossa vida.
A gincana buscou a interação entre direção,professores, alunos, comerciantes, APP, pais e demais funcionários da escola.
Após a exposição do projeto aos alunos aproveitamos para desenvolver o hábito da leitura, já que as comunicações foram feitas através do mural informativo que se encontrava no pátio da escola.
Foto do quadro informativo aqui
Pensando em maior integração e conhecimento entre alunos, um dos critérios prévios era que as equipes fossem compostas por alunos de todas as etapas atendidas pela escola (Fundamental I, Fundamental II e EM).
Foto de alunos de todas as séries aqui
Foi confeccionado e entregue a cada professor motivador um kit contendo todas as informações necessárias para o desenvolvimento da gincana.
Quadros de todos os critérios aqui
Além de os pilares serem trabalhados em sala de aula pelos professores, aproveitando situações cotidianas, foram desenvolvidas atividades lúdicas e culturais.
Fotos de atividades lúdicas e culturais aqui
Uma das ações desenvolvidas foi a gincana Cooperativa “o Caráter Conta”, que visava sensibilizar os alunos e levá-los a refletir sobre os pilares da seguinte maneira:
Respeito entre os componentes da própria equipe e às demais equipes.
Responsabilidade cumprir o que foi decidido em equipe e as tarefas a serem executadas e verificação diária do informativo.
Justiça: observar todos os critérios da gincana e aceitar suas próprias falhas.
Zelo com a própria equipe mantendo a escola organizada.
Sinceridade consigo mesmo e com os outros.
Cidadania perceber a escola como parte da comunidade e a mesma como o próprio lar, observando as regras de convivência social como, não destruir o que é de todos, não “colar em provas, cooperar para tornar a escola agradável.
Os serventes foram encarregados de verificar o cumprimento das regras de observação o que os integrou ao evento e mostrou sua importância para a escola.
Foi estipulado prazo de 18 a 27 de junho para entrega das tarefas “B” que deveriam ser recebidas e devidamente pontuadas.
O entusiasmo das equipes foi muito grande e a participação da comunidade muito significativa, o que se pôde observar pelo quadro de arrecadação.
Quadro de arrecadação
Esses produtos foram apresentado para todos os alunos do período matutino.
Foi com o apoio da comunidade que conseguimos confeccionar a 1.a. Edição do Jornal do Nicola, uma vez que o Jornal local “A Tribuna de São Francisco se encarregou da impressão do mesmo.
Foto do jornal aqui
No dia 29 de junho foi realizado o final da gincana onde pudemos contar com o coordenador do Programa ‘o Caráter Conta” o senhor Jorge Schemes e pessoas ilustres como jurados e algumas autoridades que “passaram” apenas para prestigiar o evento.
Fotos das pessoas importantes aqui
O comportamento das equipes foi além da expectativa, demonstrando terem se apropriado dos conceitos de cada pilar de forma lúdica e prazerosa, podendo citar como exemplo, que em uma das tarefas do dia (corrida do saco) uma equipe não conseguiu apresentar a criança de 8 anos e prontamente ,outra equipe que possuía duas crianças de 8 anos se ofereceu para “emprestá-la” a equipe defasada, o que infelizmente não ocorreu ,pois foi impedida por um adulto.
Foto da corrida do saco aqui
Apesar desses pequenos entraves observamos a elevação da auto estima dos alunos e alguns muito retraídos que se transformaram ao perceber no evento, o que está sendo refletido em seus comportamentos em sala de aula e na escola como um todo.
No geral estamos percebendo uma maior preocupação com o patrimônio escolar.
Os alunos tem mantido maior organização e limpeza na escola, o comportamento em eventos extra- sala como a palestra com a Juíza foi excelente, respeitaram, ouviram, aplaudiram e agradeceram.
O tratamento para com os funcionários melhorou,os resultados estão sendo percebidos diariamente isso prova que os objetivos foram atingidos.


PRODUTOS ARRECADADOS DURANTE A GINCANA "O CARÁTER CONTA"

DICIONÁRIOS - 10
CANETÃO - 11
CAIXAS DE CLIPS - 4
SULFITE - 800
LÁPIS DE ESCREVER - 392
BORRACHA - 19
JOGOS - 59
DUREX - 8
CANETA - 24
LIVROS PARADIDÁTICOS - 28
ENVELOPE - 53
GIZ DE CERA (CX) - 13
COLA - 20
ATLAS - 1
DISQUETE (CX) - 10
LÁPIS DE COR (CX) - 5
GRAMPEADOR - 4
CAIXA DE GRAMPOS - 1
MASSINHA (CX) - 11
APAGADOR - 33
APONTADOR - 19
PISTOLA DE COLA QUENTE - 6
MAPA - 7
TESOURAS - 5
GLOBO - 3
BOLAS DE PINGUE-PONGUE - 87
BOLAS (VOLLEY, FUTEBOL) - 6
BLOCO DE CARTA DECORADO - 8
PENAL - 1
TINTA GUACHE - 1
MIMEÓGRAFO - 1
APARELHO DE DVD - 1
CAIXA DE DVD's DE CIÊNCIAS - 1
PRATO DE DOCE - 8
PRATO DE SALGADO - 1
PINHÃO (KG) - 7
ERVILHA - 1
MILHO - 1
ESPONJA DE LOUÇA - 21
DETERGENTE - 57
SABÃO EM PEDRA - 62
ÁGUA SANITÁRIA - 66
DESINFETANTE - 7
LUVAS DE BORRACHA - 14
PANO DE LOUÇA - 142
PANO DE CHÃO - 30
SABÃO EM PÓ (KG) - 8,5
FORMA DE GELO - 6
JARRA DE SUCO - 1


ALGUMAS FOTOS DO EVENTO:











Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

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