SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
EEB MAESTRO FRANCISCO MANOEL DA SILVA
RUA XV DE NOVEMBRO, 8508 – VILA NOVA – FONE 3439-5093
RELATÓRIO: O CARÁTER CONTA
O Programa “O Caráter Conta” vem sendo desenvolvido simultaneamente aos projetos em execução na Escola Maestro. O programa, em si, está sob a responsabilidade dos professores de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia que adotam as orientações da apostila e do CD já recebidos. Este programa é bastante acessível a todas as disciplinas e já traz reflexos do trabalho realizado pelos demais professores.
Nas 2ªs séries do período matutino a professora de Matemática trabalhou o pilar responsabilidade e solicitou aos alunos uma ampla pesquisa de campo para levantar o custo de se criar um filho até o seu primeiro ano de vida. Cada equipe entrevistou uma família de uma determinada condição social e listou todos os investimentos feitos com saúde, alimentação, vestuário, mobiliário, enfim, tudo o que a família providenciou para a chegada do bebê e sua subsistência até completar o primeiro ano de vida.
O resultado desta pesquisa foi apresentado por escrito com todos os itens de uma boa pesquisa e enriquecido com um cartaz para apresentação oral diante da turma no qual cada equipe encerrava a sua fala com uma frase sobre responsabilidade.
Apresentação do trabalho sobre responsabilidade em sala de aula.
Diferentes equipes apresentando suas conclusões
e considerações sobre a pesquisa realizada.
A responsabilidade foi o tema gerador da pesquisa. Além de enfocar o custo de vida em Matemática a professora incentivou à reflexão sobre a gravidez na adolescência.
Roteiro solicitado pela professora de Matemática:
Marjori Morastoni Mota
Você é responsável pelas suas decisões. Reflita e faça a escolha certa!
Trabalho: Custos da Paternidade / Maternidade
Objetivo: Pesquisar os custos de se criar uma criança até um ano de idade
Orientações:
Equipe com até quatro alunos
Entrega: 24/04/06
O trabalho deve conter:
1-Capa com o cabeçalho completo e uma mensagem/frase sobre responsabilidade, elaborada pelo grupo;
2-Introdução
3-Desenvolvimento
a) Especificar o contexto social dessa família que terá o bebê;
b) Realizar o levantamento de todos os itens necessários ao bebê durante o seu primeiro ano de vida, incluindo mobiliário, vestimenta, alimentação, médico, etc;
c) Fazer listas agrupando esses itens;
d) Realizar a tomada de preços, especificando preço unitário, quantidade necessária, custo semanal/mensal, valor total para os 12 meses, custo total.
4-Conclusão
a) Quanto teria de ganhar uma pessoa para cobrir esses gastos?
b) Os custos de um filho são mais altos ou mais baixos do que vocês esperavam?
c) Após esta atividade, algo se modificou para vocês?
d) A que conclusões chegaram?
5-Apresentação
Cartaz contendo a realidade da família, o custo total e a conclusão do grupo.
Na disciplina de Português a professora Stella Maris deu asas à imaginação e obteve resultados surpreendentes: cartazes muito bem elaborados, poesias compostas em sala, breves dramatizações sobre os pilares. Trabalho este que culminará com outros das demais disciplinas.
O professor de Filosofia Paulo de Oliveira planejou suas aulas com este roteiro:
Responder estas perguntas em pequenos grupos
1-Você seria capaz de dar veneno para um ente que você não gosta?
2-Seria capaz de tirar da sua vida alguém que não consegue controlar o temperamento?
3-Quantas pessoas você conhece que estariam na possibilidade de serem eliminadas do seu caminho?
Agora ouça o texto O Veneno e depois reflita com seus colegas e responda as demais perguntas.
“Há muito tempo atrás uma menina chamada Maria se casou e foi viver com o marido e a sogra. Depois de alguns dias passou a não se entender com a sogra. As personalidades delas eram muito diferentes e Maria foi se irritando com as críticas que freqüentemente sofria.
Meses se passaram e Maria e sua sogra cada vez discutiam e brigavam mais.
De acordo com antiga tradição chinesa a nora tinha que se curvar à sogra e obedecê-la em tudo. Maria já não suportando mais, decidiu tomar uma atitude e foi visitar um amigo de seu pai que a ouviu e, depois, com um pacote de ervas lhe disse: “Vou lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenar a sua sogra. Você não poderá usa-las de uma só vez para se libertar dela, porque isso causaria desconfianças. A cada dois dias ponha um pouco destas ervas na comida dela. Agora, para ter certeza de que ninguém suspeitará de você quando ela morrer, você deve ter muito cuidado e agir de forma muito amigável.”
Maria respondeu: “Sim, Sr. Huang, eu farei tudo o que o Senhor me pedir.”
Maria ficou muito contente, agradeceu ao Sr. Huang e voltou apressada para casa para começar o projeto de assassinar a sua sogra.
Semanas se passaram e a cada dois dias Maria servia a comida “especialmente tratada” à sua sogra. Ela sempre lembrava do que o Sr. Huang tinha recomendado sobre evitar suspeitas e assim controlou o seu temperamento, obedecendo a sogra e a tratando como se fosse sua própria mãe.
Depois de seis meses a casa inteira estava com outro astral. Maria tinha controlado o seu temperamento e quase nunca se aborrecia. Nesses seis meses não tinha tido nenhuma discussão com a sogra, que agora parecia mais amável e mais fácil de lidar. As atitudes da sogra também mudaram e elas passaram a se tratar como mãe e filha.
Um dia Maria foi novamente procurar o Sr. Huang para pedir-lhe ajuda e disse: “Querido Sr. Huang, por favor, ajude-me a evitar que o veneno mate minha sogra! Ela se transformou numa mulher agradável e eu a amo como se fosse minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que eu lhe dei!”
O Sr. Huang sorriu e acenou com a cabeça: “Maria, não precisa se preocupar! As ervas que eu dei eram vitaminas para melhorar a saúde dela. O veneno estava na sua mente e na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que você passou a dar a ela. Na China existe uma regra dourada que diz: A pessoa que ama os outros também será amada!”
Na maioria das vezes recebemos das outras pessoas o que damos a elas, por isso lembre-se sempre: O plantio é opcional, a colheita é obrigatória!
4-Você seria capaz de mudar de atitude se reconhecesse que você é parte do erro?
5- Será que somos tão perfeitos ao ponto de acharmos que sempre estamos certos?
6-O que você aprendeu com esta aula?
Nenhum comentário:
Postar um comentário