E.E.B. OSVALDO ARANHA
O CARÁTER CONTA
Joinville, 07/12/2006.
O CARÁTER CONTA
Joinville, 07/12/2006.
O Projeto Caráter Conta foi trabalhado com o Professor José de Oliveira, na disciplina de Filosofia nas turma do 1º ano do E.M., durante o 3º bimestre.
O Professor José, orientado pelo serviço da Supervisão Escolar, através da mensagem “História do Lápis”, desenvolveu a reflexão sobre o caráter das pessoas.
A história do lápis:
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é
uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do
que as palavras, é o lápis que estou usando, gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida.
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
“Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.
“Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
“Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça”.
“Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.”
“Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação”.
O professor através de debate, depoimentos, relatos fez perceber entre os alunos participantes que as virtudes e ações positivas somente elas entrelaçam a boa convivência na sociedade.
O professor relatou que ouviu muitas opiniões positivas e os frutos serão colhidos.
Partindo da pesquisa referente as mortes dos jovens no trânsito, as turmas do 2º ano do E.M., também na aula de Filosofia desenvolveram reflexões sobre o “Trânsito”- respeito. A metodologia aplicada pelo professor foi através da auto-análise, observando atitudes que engrandecem e desvalorizam o ser humano.
Os depoimentos dados pelos alunos deixaram o professor satisfeito pela importância que dão a vida e pela opinião formada dos jovens.
Os alunos da 3ª série do E.F. durante o mês de abril, com a Professora Eli Ramone, trabalharam o pilar do Respeito e da Cidadania, explorando através de relatos dos alunos e da observação de noticiários as causas que provocam acidentes, fazendo a conscientização quanto ao respeito as normas de Trânsito e a vida do próximo.
Baseado nas informações os alunos construíram maquetes que foram expostas no Hall da Escola.
No mês de setembro a Sra. Paula do Instituto Motivar de São Paulo desenvolveu palestras sobre “Os Onze passos para o Sucesso”, com os alunos do Ensino Médio, enfocando as questões da responsabilidade, zelo e cidadania.
As palestras aconteceram em 3 sessões, sendo para os 1ºs anos, 2ºs anos e 3ºs anos separadamente.
A professora Sandra Bittencourt de Educação Religiosa no 2º e 3º Bimestre, trabalhou o projeto de 5ª a 8ª série. primeiramente fez compreender os “Pilares do Caráter Conta” ; entender as atitudes e palavras de valor do passado e presente.
Pilar – Sinceridade – Compreender que quem é honesto e sincero não terá vantagens sobre os outros, não mentir é conquistar a confiança do outro.
Foram realizados trabalhos de análises, e pesquisas com frases de pessoas importantes no passado.
Pilar – Respeito – Responsabilidade: Entender os sentimentos que levam as pessoas a dar atenção aos outros, ter admiração, consideração pelos outros.
Incentivar o aluno a ser respeitoso com todos, especialmente com os idosos, índios, negros, mulheres, e entre outros os deficientes.
Os alunos realizaram trabalhos para a exposição que foram fixados nos corredores da escola.
Pilar – Senso Justiça – Refletir as ações e sentimentos que nos fazem sentir responsáveis pela humanidade em geral pela nossa família.
Discussão entre grupos para diminuir o sofrimento e fazermos a caridade.
Reflexão: Destaque do sociólogo Betinho e Padre Fachini que organiza as cozinhas comunitárias.
Pergunta para refletir: O que eu fiz para diminuir o sofrimento dos outros?
Pilar – Zelo/Cidadania – Compreender o que é necessário para ser um bom cidadão.
Debate, opiniões e construção de textos para valorizar o ser humano no contexto social.
Os cartazes elaborados pelos alunos tinham o objetivo de conscientizar a comunidade escolar para respeitar as desigualdades e tomar atitudes positivas que enobrecem o caráter.
De abril a novembro os alunos da 6ª série participaram do projeto: Liderança em horário contrário das aulas. Este estudo teve como objetivo ajudar os alunos a definir a liderança. Eliminar os aspectos negativos e prevalecer somente atitudes positivas.
As alunas de Psicologia da Faculdade ACE Adriana Bez Batti, Daniele Heiler, Eliandra Rodrigues Lemes e Vanessa Zuchetto Soares, contribuíram com dedicação no desenvolvimento deste projeto.
A Professora Diana Silva de Oliveira também contemplou a turma do Pré-escolar, com o programa, iniciando em 01 de junho com o Pilar Sinceridade.
De início foi apresentado o programa, colocando o objetivo geral, a justificativa, o significado da palavra pilar e o significado da cor azul do pilar sinceridade.
Questionado o grupo sobre o que seria sinceridade? Recebido várias respostas, foi feita a explicação por meio de um exemplo.
Ex.: Uma criança promete algo para outra criança e não cumpre. Esta criança foi sincera no que prometeu? As respostas foram todas não.
Aluno Juliano fez uma pergunta muito interessante: Professora, e se o menino se esqueceu?
A professora respondeu, que se ele esqueceu quando ele lembrar, deverá cumprir imediatamente.
Como Atividade, foi então questionado: Sinceridade é. O que posso fazer? O que não posso fazer? As respostas foram escritas nas mãozinhas , feito as folhas e enfeitadas a palavra sinceridade com várias cores, que foi dado como fixação para os alunos.
Pilar Respeito – Também feito o questionamento sobre o que é respeito e colhido as respostas, foi feito a exposição sobre sua importância, no trânsito, em casa, na vida.
Leitura da história: Se a criança governasse o mundo...
Atividade: O que devo respeitar na vida?
Os seres humanos, animais, meio-ambiente, trânsito.
Com recortes de revistas foram elaborados quatro cartazes, um para cada tópico acima e espalhados pelo colégio.
Com apenas dois meses de empenho no projeto, foi possível notar uma melhora no comportamento dos alunos.
Pilar Responsabilidade/Cidadania - Os alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio, participaram no mês de agosto do Programa: Prevenção ao Trauma, do Hospital Municipal São José, desenvolvido por médicos, terapeutas e enfermeiros voluntários.
Num projeto inédito de Educação Realística de Prevenção ao Trauma foi enfocada a importância de se dirigir com prudência, respeitando as Normas de Trânsito e também as consequências do uso de drogas.
Os alunos receberam informações e orientações quanto ao projeto e postura ética para a visitação aos pacientes acidentados nas quartos e UTI.
O trabalho baseado no depoimento dos pacientes, fechou com um teatro desenvolvido pelos alunos que tiveram que demonstrar as dificuldades físicas e emocionais do dia a dia de um acidentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário