ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
EEB. PREFEITO HIGINO AGUIAR
SC 301 KM 05, Nº 570 – ITINGA – ARAQUARI - SC.
E-mail: eefprefhiginoaguiar@sed.sc.gov.br
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
EEB. PREFEITO HIGINO AGUIAR
SC 301 KM 05, Nº 570 – ITINGA – ARAQUARI - SC.
E-mail: eefprefhiginoaguiar@sed.sc.gov.br
Relatório do pilar sinceridade
Considerações Gerais
Após a reunião e elaboração dos projetos, os professores envolvidos deram inicio as atividades propostas.
Algumas adversidades ocorreram durante a execução dos projetos, alguns professores deixaram a unidade escolar, outros tiveram que se ausentar por determinado período por motivos de doença, sendo assim, nem todos os projetos saíram tal qual planejados.
Houve também projetos que acabaram tomando mais tempo do que o previsto e ainda se encontram em execução.
Relato Individual dos Projetos
O projeto realizado pelas professoras Gizelda, Maria Lenilda , Maria Terezinha e Rosa Mística teve o seu desfecho em duas belíssimas apresentações para os alunos da escola e demais professores e funcionários.
Foram apresentados dois teatros enfocando a sinceridade , além de um número de dança onde a letra da música tratava do tema “ser sincero”.
As professoras Valéria Flora Diniz Pereira e Ivonete Chechi Fronza realizaram contação de história e dinâmicas envolvendo não só as crianças, como também a família convidada a comparecer na escola,como previsto no projeto apresentado.
A professora Anadira iniciou as suas atividades com uma mensagem bíblica que nos fala de três jovens que moravam num reino na Persa. Certo dia enquanto o rei descansava acordou com a discussão dos jovens que pretendiam saber qual era o maior poder do mundo. O rei chamou-lhes a atenção e sugeriu que escrevessem ao lado do seu leito, quando acordasse analisaria suas opiniões. O primeiro jovem disse: o vinho, pois todos dominavam, o segundo: o rei, pois a todos mandava e o terceiro: a verdade, a sinceridade, pois diante dela todos tremem.
A professora utilizou exemplos da atualidade. No final da história o jovem que disse que a verdade e a sinceridade ganhou, pois estava ali o maior poder do mundo .
Em segundo momento a professora utilizou a história infantil: Maria vai com as outras de Sylvia Orthof com representação dos alunos. Foram feitas reflexões em cima das duas história e reflexões sobre questões a responder. As respostas foram positivas, os alunos entenderam as mensagens e os objetivos foram atingidos.
As professoras Soneli Suzuki, Maria da Consolação e Denise realizaram um trabalho com as 8ª séries utilizando o filme “A ilha” como havia sido proposto no projeto.
Os alunos assistiram o filme, discutiram as questões históricas relativas ao filme com enfoque no pilar da sinceridade, e também produziram um texto demonstrando onde o filme enfocava o pilar da sinceridade.
Nas aulas de artes a sinceridade no filme também foi trabalhada através de discussão e produção artística . a exposição dos textos e produção artística se dará no dia da festa julina da escola juntamente com outro projeto para assim poder socializar com a comunidade o projeto. A exposição terá como tema não tenha duas caras, seja sincero.
As professoras Soneli Suzuki e Maria da Consolação também realizaram um projeto com as 6ª séries utilizando o filme “A noiva cadáver” assim como previsto no projeto, porém como houve mais o acréscimo de um material disponibilizado pelo SESC, o projeto acabou tomando maiores amplitudes e ainda encontra-se em fase de execução.
Encontra-se também em execução pela professora Soneli e os alunos da 8ª série a pintura do muro externo da escola com desenhos e frases relacionados aos pilares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário