Pesquisa personalizada

Carta Aberta - Por Jorge Schemes:

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores. Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuarei trabalhando os seus pilares em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Atualmente tenho 09 turmas, do Ensino Fundamental, somando mais de 300 alunos envolvidos com o Programa. Estamos trabalhando sistematicamente com várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!", meus alunos e alunas da Escola Municipal Saul Sant'Anna de Oliveira Dias já produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades todas e muitas outras estão sendo socializadas neste espaço.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009.
Atualmente é colaborador e multiplicador voluntário do Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde atua como professor de Ensino Religioso.

Confira Também:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos
Pesquisa personalizada

quarta-feira, junho 28, 2006

RELATÓRIO: EEB ANNES GUALBERTO

ESTADO DE SANTA CATARINA
E.E.B. ENGENHEIRO. ANNES GUALBERTO
R GUAIRA Nº 129 - B/ IRIRIU

RELATÓRIO INICIAL DO PROGRAMA
“O CARÁTER CONTA”
ASSISTENTE TEC. PEDAGÓGICA:
NILCE LOURDES DOS ANJOS NEHLS

JOINVILLE
JUNHO/2006


Após o curso de “capacitação” realizado nos dias 14 e 15/03, aguardei conforme orientações mais esclarecimentos bem como mais materiais para repassar ao quadro docente e administrativo da nossa escola, uma vez que não haviam cartazes disponíveis para todos os participantes do curso e a apostila nos entregue não estava bem organizada, inclusive sem índice e números de páginas. Independente disso, aproveitando as dinâmicas e instruçőes dos assessores, seguindo o cronograma disponibilizado pelo site www.ocaraterconta.blogspot.com., (também em mural na escola), iniciei o programa com o pilar da ‘SINCERIDADE’, dispondo nas salas dos professores e das assistentes técnicas pedagógicas toalhas azuis. Murais com mensagens de Páscoa , utilizando todos os pilares do “PROGRAMA O CARATER CONTA” na sala dos educadores, com coelhos e a mesma mensagem utilizada no cartão de Páscoa, entregue para cada educador, juntamente com uma barra grande de chocolate embalada com fitinhas azuis.(modelo anexo 1) Outro mural no pátio da escola com uma coelhinha de saia azul, segurando um livro com o título sinceridade , um coelhinho de macacão azul, segurando um lápis e no centro metade de um ovo rosa claro com as escritas em azul com os dizeres ‘FELIZ PÁSCOA’, dando a impressão que do ovo saiam diversas flores coloridas com folhas verdes. significando vida nova,.renascimento.
O cd com o conteúdo do programa “O caráter conta”, nos entregue na reunião de 06/04, de imediato a possibilidade de uso do computador da sala dos educadores, pois o mesmo estava em manutenção, foi devidamente instalado.
Em 01/06, seguindo o cronograma sugerido, colocamos as toalhas amarelas. Entregamos a “avaliação inicial” nos enviada conforme CI 42 de 24/03, juntamente com uma mensagem (modelo anexo 2) e um bom-bom na cor amarelo. Em reunião pedagógica outra mensagem intitulada “RESPEITO” após ter sido lida, por mim, fói entregue a cada participante..(modelo anexo 3).
Dois murais foram feitos, um no pátio, realçando a cor amarela, aproveitando-se também o “ínicio da copa do mundo”, com destaque para o lema da copa, definido pela FIFA, “O Mundo entre Amigos”, e atividades com educandos da 3ª série 1. Móbiles em formas de círculos nas cores da bandeira do Brasil e outros amarelos, decorando a entrada interna para a área administrativa e parte externa superior da frente da escola, feitas pelos educandos das 4ª 1, 2 e 3. Com as demais séries foram trabalhados além de textos e cartazes, várias frases que vem de encontro o tema deste período, todas expostas pelo pátio da escola, respeitando assim a individualidade de cada educando.O outro mural na secretaria da escola com a frase “A nossa torcida é ela paz” escrita na cor amarela, representa também nosso respeito pelas demais seleçőes na copa /2006.
Diante da greve ocorrida, venho muito respeitosamente, desculpar-me pela morosidade na entrega do relatório, bem como de mais atividades realizadas, saliento que não aderi a greve, mas diante das dezesseis adesőes pelo quadro docente e pelas conseqüências diante do ocorrido não foi possível atender sua solicitação da CI 70 de 30/05 no prazo solicitado.
Conforme CI 88, foram expostos os cartazes “fique esperto’ e outros nos enviados, em
lugares estratégicos na escola.
Solicito ainda vossa compreensăo, pois o relatório preenchido pelo quadro docente será encaminhado de imediato aos recebimentos.

Atenciosamente,

Nilce Lourdes dos Anjos Nehls.
Assistente.Técnica Pedagógica
Matrícula: 335.839-9-03

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada