PROGRAMA O CARÁTER CONTA
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1ª ETAPA
Motivação: NÓ HUMANO
Apresentação aos professores através de retro projetor:
Caráter: Qualidade inerente à certos modos;aquilo que moralmente distingue uma pessoa de outro.
O QUE É CARÁTER CONTA?
• Mudança de atitude de professores, pais, funcionários e ALUNOS.
• Vivenciar os princípios éticos e do caráter na prática cotidiana;
• Fortalecer a essência dos valores éticos, além dos preconceitos religiosos, políticos, raciais ou étnicos.
• Reforçar as lições sobre bom caráter que as crianças e jovens estejam ouvindo também em outros lugares.
• Você se exercita para adquirir ou manter a sua boa forma para parecer melhor, sentir-se melhor . Para adquirir força e vigor, músculos fortes e resistência física através dos exercícios, você precisa praticar, praticar e praticar. O mesmo se dá com a aptidão ética. Você exercita seu caráter para ser o melhor possível. Quanto mais você pratica fazer as coisas certas, mais perto fica do seu ideal, não importando o que você é agora.
• Um caráter firme é o resultado do compromisso de fazer sempre a coisa certa, da consciência do que é certo e da competência para tomar decisões éticas.
• Você desenvolve sua coragem moral, começando com pequenos desafios. Fazer a coisa certa em pequenos assuntos dá a confiança e a experiência necessárias para enfrentar, desafios maiores, quando eles vierem.
PILARES
1. SINCERIDADE
2. RESPEITO
3. RESPONSABILIDADE
4. SENSO DE JUSTIÇA
5. ZELO
6. CIDADANIA
O que representa cada Pilar. O significado de sua cor.
SINCERIDADE - COR AZUL – Significa transparência – Ser honesto, não enganar, não mentir, não trapacear. Ser confiável, fazer o que disse que iria fazer ter coragem para fazer a coisa certa, construir uma boa reputação.
RESPEITO – COR AMARELA
REGRA DE OURO: “FAÇA PARA OS OUTROS O QUE GOSTARIAM QUE FIZESSEM PARA TI”
Seja tolerante às diferenças. Trate os outros com respeito seguindo a regra de ouro, considere os sentimentos dos outros, não ameace, agrida ou machuque ninguém, tenha boas maneiras, melhore a linguagem, lide tranquilamente com a raiva, insultos e desacordos.
CALÇAR O SAPATO DO OUTRO
RESPONSABILIDADE – COR VERDE Significa crescimento
Faça o que deve fazer, Persista: continue tentando, tente se auto controlar, seja auto disciplinado,pense antes de agir e considerar as conseqüências, faça sempre o melhor que puder, seja responsável por suas escolhas e decisões.
SENSO DE JUSTIÇA - COR LARANJA (fruta) Distribui a laranja em partes iguais através dos gomos.
Aja de acordo com as regras. Aguarde a sua vez e partilhe. Mantenha a mente aberta e escute os outros. Não tire vantagem sobre os outros.
ZELO – COR VERMELHA. Sangue. Importar-se com o outro.
Seja gentil. Seja compassivo e demonstre que você se preocupa. Expresse gratidão. Perdoe os outros. Ajude as pessoas com necessidades.
CIDADANIA – COR ROXA – Coração roxo, recebe o soldado ferido.
Faça sua parte para melhorar sua escola e sua comunidade. Coopere com os outros. Participe das decisões e iniciativas, vote. Seja um bom vizinho. Obedeça as leis e normas. Respeite a autoridade. Preserve o meio ambiente.
Tomada de decisões:
• O que é preciso para ser bom?
• Por que ser bom?
• Como tomamos decisões?
• Como podemos tomar melhores decisões?
Regra de Ouro:
• Você está tratando os outros como gostaria de ser tratado?
• Como sua decisão apareceria no jornal da escola?
• O que aconteceria se sua mãe estivesse olhando?
• Pense nas melhores pessoas que você conhece. Você gostaria que eles soubessem o que você anda fazendo?
Se mesmo assim você não souber decidir, escolha a opção que produzirá mais benefícios para o maior número de pessoas.
Motivação: Escola de Qualidade
Desenho com barbante
2ª ETAPA
Seis grupos – Cada grupo escolherá um pilar.
Será entregue um xérox do assunto relacionado ao pilar (anexo Programa).
APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS
O grupo vai debater e apresentar para os demais, elaborando uma atividade (que também poderá ser feita em sala de aula) para elucidar o tema.
ATIVIDADES PROPOSTAS
Serão apresentadas algumas atividades para iniciar o programa com os alunos.
AVALIAÇÃO
Dúvidas;
O que pode ser aproveitado em sala;
De que forma trabalhar, além das sugestões que serão propostas.
Cronograma para desenvolver o projeto com os alunos
CARGA HORÁRIA: 6 horas
CARÁTER CONTA
PROJETO A SER DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS
DESENVOLVIMENTO
Iniciaremos o desenvolvimento do Programa “ O CARÁTER CONTA”, reunindo todos os alunos no pátio com uma solenidade de abertura, onde cada pilar da escola será revestido com TNT da cor do pilar do projeto. Logo após cada professor segue com sua turma para a sala de aula onde iniciará a 1ª etapa do programa.
Nas três primeiras semanas, cada professor desenvolve o Pilar na sua aula
( uma vez por semana, em dias alternados). Na 4ª semana será a culminância do Pilar. Onde a turma através dos mediadores e do pessoal pedagógico preparará a apresentação do conteúdo absorvido.
Ao final de cada pilar trabalhado será retirada a faixa de TNT e então o pilar será pintado , representando a conclusão de cada etapa.
1ª Semana-
Todos irão trabalhar o tema utilizando os questionamentos apresentados. Dividindo a turma em grupo para debates e apresentação do SIM e NÃO.
Após então, o professor entra com perguntas relativas ao tema e os alunos terão que colocar no papel Kraft para exposição.
2ª Semana-
Sugestão:
Atividade de Motivação
· Colocar obstáculos na sala, depois pegar + ou – 10 alunos, cobrir os olhos de 5 e fazer com que os outros guiem seus colegas pelos obstáculos
(sem bater em nenhum) um de cada vez.
· Levar os alunos para fora, esconder um objeto (caça ao tesouro)
· Assistir ao filme: Eliana e os golfinhos
Pinóquio
O Amigo Urso
Cocoricó...
· Desenvolver outras atividades proposta na apostila.
3ª Semana
Qual a mensagem do filme assistido na semana passada.
Em nossas atitudes, o que podemos mudar para usarmos sempre o caráter da sinceridade.
Propostas sugeridas na apostila.
4ª Semana
Culminância do tema.
Os alunos serão reunidos no pátio. Cada turma irá apresentar sobre o tema.
Os alunos serão orientados pelos técnicos pedagógicos, direção e mediadores.
Relatório do Momento de Repasse aos professores
Dia 12/05, fizemos o repasse para os professores. Houve grande interação e todos ficaram muito animados em começar o programa.
O dia foi muito proveitoso. Além do repasse fizemos dinâmicas que envolveram todos os professores.
Iniciamos o programa com a dinâmica do NÓ HUMANO.
Depois apresentamos uma escola desenhada em um cartaz , com tijolinhos a vista, onde cada professor no decorrer do dia colocaria seu tijolinho escrevendo o que é necessário para construirmos uma escola de qualidade.
Foi entregue ainda um pedaço de barbante para cada professor . Pedimos que usassem a imaginação e dissessem o que poderia ser feito com aquele fio.
Após o almoço, pedimos para cada professor comentar sobre sua idéia.
Depois que todos falaram , colei o meu barbante em um cartaz e pedi que um de cada vez colasse o seu formando assim um desenho.
Aos poucos o desenho foi criando vida,surgindo um rosto de homem no qual intitularam como JESUS CRISTO.
Os próprios professores chegaram a conclusão que no início acharam que só com um pedaço de fio não seria feito muita coisa. E que quando os primeiros foram colar o seu barbante, acharam que não ia sair nada, mas descobriram que cada um dando um pouquinho de sua criatividade chegaram a um desenho muito criativo.
Aproveitamos para dizer que o programa deve ser também desenvolvido desta forma onde cada um vai fazer a sua parte.
Após as apresentações dos grupos, encerramos com a leitura e dinâmica do mundo das cores.
Onde cada professor pode escolher três cartões de cores diferente, relacionados com cada pilar.
EEB TITOLIVIO VENÂNCIO ROSA
CARÁTER CONTA
REPASSE PARA OS ALUNOS
ABERTURA
Colocamos todos os alunos no pátio e fizemos a apresentação do Programa O Caráter Conta. Foi entregue para os alunos aleatoriamente frases de boas e más atitudes.
Colamos na parede da escola um cartaz escrito BOM CARÁTER e outro escrito MAU CARÁTER, um de cada lado. E pedimos que os alunos lessem sua frase e os demais dissessem se era uma atitude de bom ou mau caráter.
Foi lido a mensagem História de Amor
Todos os alunos se envolveram.
Os professores cantaram a música
O grão de areia e a gota d’água
Quem disse que um grão de areia não é uma parte dessa construção.
É só uma pequenina parte mais juntando as partes chego a conclusão.
Que de muitos grãos de areia juntos surge a construção. (bis)
Quem disse que uma gota d’água não é uma parte desse imenso mar, é só uma pequenina parte, mais juntando as partes posso navegar.
E ver que é de gota em gota que se enche o mar.(bis)
Portanto se você quiser saiba que também será a gota d’água e o grão de areia que podem mudar.
Fazer o mundo ideal pra quando seu filho crescer.
Olhar num cantinho do mundo e enxergar você.(bis)
Música que foi escolhida como a MÚSICA TEMA DO PROGRAMA onde iremos cantar em todos os pilares.
Todos os alunos cantaram juntos.
Depois foi lido a mensagem Receita de Uma Vida Feliz.
Os alunos foram para sala, onde cada professor falou sobre o pilar da Sinceridade. E confeccionaram cartazes para expor na escola.
Foi entregue um fitinha azul para cada aluno para colocar no pulso.
2ª semana e 3ª semana
Cada professor na 1ª aula desenvolveu atividades e dinâmicas relacionadas ao pilar da sinceridade.
Entre elas:
· Dinâmica com barbante. O aluno escolhe um colega que por sua vez, entrega o rolo de barbante e faz um comentário “sincero” sobre ele.
Objetivo: Despertar a sinceridade de cada um.
· Cartaz confeccionado a partir de um diálogo entre mãe e filha nos compromissos do dia a dia.
· Definição do termo sinceridade em grupo .
· Apresentação através da disciplina de História onde ocorreram atos de sinceridade.
· Painel confeccionado com ingredientes capazes de transformar o caráter de uma pessoa.
· Foi lida a história da Águia e após confeccionado um móbile com águias, colado no teto com dizeres de um bom caráter. Seja uma pessoa de caráter. Voe alto como as águias.
· Montagem de um painel com desenhos referentes a sinceridade para aprimorar o caráter de cada ser humano, perante a sociedade.
· A importância do abraço e do cumprimento. Os alunos ensaiaram em duplas várias tipos de saudações e apresentaram ao restante da turma.
· O primeiro Pilar da escola foi pintado.
SEGUE FOTOS DOS MELHORES MOMENTOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário