ENSINANDO VALORES: E Construindo o Caráter - E-Book

 


Bem-vindo ao livro "Ensinando Valores e Construindo o Caráter". Este livro foi criado com o objetivo de apresentar atividades lúdicas para ensinar valores de forma divertida e construir o caráter das crianças e jovens.

Os valores de sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania são fundamentais para a formação de um indivíduo ético e moralmente responsável. Por isso, este livro apresenta propostas de atividades lúdicas que ajudam a ensinar esses valores de forma criativa e divertida.

Cada capítulo deste livro apresenta uma reflexão sobre um desses valores e propõe uma atividade lúdica para ensiná-lo. As atividades propostas são variadas e incluem jogos, teatros, dinâmicas em grupo, entre outras. Todas elas foram pensadas para serem desenvolvidas de forma fácil e acessível em diferentes contextos, como escolas, famílias e grupos de jovens.

Através das atividades propostas neste livro, é possível ajudar as crianças e jovens a compreender a importância dos valores de sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania em suas vidas, e a colocá-los em prática em suas relações pessoais e sociais. Além disso, essas atividades ajudam a construir o caráter dessas pessoas, contribuindo para a formação de indivíduos éticos e responsáveis.

Esperamos que este livro seja útil para pais, educadores e todos aqueles que desejam ensinar valores e construir o caráter de crianças e jovens de forma criativa e divertida. Aproveite as atividades propostas e permita-se participar dessa jornada de construção de um mundo melhor, onde os valores são a base de uma sociedade justa e equilibrada.

História Infantil: Iron Frog - O Sapo Alienígena.

 Autor: Jorge Schemes

Título: Iron Frog - O Sapo Alienígena Que Trouxe Amizade e Cooperação Para a Floresta.

Era uma vez um sapo alienígena chamado Iron Frog, que veio de uma galáxia muito distante. Ele caiu na Terra em uma espaçonave danificada e quase não sobreviveu. Os animais da floresta selvagem encontraram Iron Frog e cuidaram dele, dando-lhe o nome de Iron Frog por causa de sua aparência única e de sua roupa alienígena feita de um metal especial.

Iron Frog - O Sapo Alienígena

Iron Frog decidiu morar na floresta selvagem para sempre e logo se tornou amigo de todos os animais, incluindo o urso, o leão, a girafa, o macaco e a tartaruga. Com sua roupa cheia de botões mágicos, Iron Frog ajudou os animais a solucionar seus conflitos e resolver seus problemas.

Certo dia, o urso e o leão estavam tendo uma discussão sobre quem era o mais forte. Iron Frog, que estava por perto, sugeriu que eles participassem de um concurso de levantamento de peso. Depois de uma competição acirrada, o leão venceu e o urso ficou um pouco triste. Iron Frog percebeu isso e sugeriu que o urso e o leão trabalhassem juntos para encontrar comida para todos os animais da floresta.

Outro dia, a girafa estava com problemas para alcançar as folhas mais altas das árvores. Iron Frog usou um botão mágico de sua roupa para criar um elevador e ajudar a girafa a alcançar as folhas.

O macaco estava tendo problemas para pegar frutas no alto da árvore, então Iron Frog usou outro botão mágico para criar uma escada que o macaco pudesse subir.

E a tartaruga estava se sentindo triste porque era muito lenta para acompanhar os outros animais. Iron Frog sugeriu que todos caminhassem mais devagar para que a tartaruga pudesse acompanhá-los.

No final da história, Iron Frog ensinou aos animais da floresta que a força não é tudo. Às vezes, trabalhar juntos e ajudar os outros é mais importante do que ser o mais forte. Os animais da floresta aprenderam a importância da amizade e da cooperação graças à ajuda de Iron Frog, o sapo alienígena com uma roupa mágica e um coração generoso.

ATIVIDADE PARA PENSAR E REFLETIR:

  1. Qual foi o motivo pelo qual Iron Frog recebeu esse nome pelos outros animais da floresta? 

    b) Por causa de sua roupa alienígena feita de um metal especial.

    c) Por causa de sua habilidade de saltar alto.

  2. a) Por causa de sua aparência única.

  3. Como Iron Frog ajudou o urso e o leão a resolverem seu conflito?

    a) Ele sugeriu que eles trabalhassem juntos para encontrar comida para todos os animais da floresta.

    b) Ele sugeriu que eles lutassem para ver quem era o mais forte.

    c) Ele sugeriu que o urso fosse embora da floresta.

  4. Como Iron Frog ajudou a girafa a alcançar as folhas mais altas das árvores?

    a) Ele usou um botão mágico de sua roupa para criar um elevador.

    b) Ele pediu para a girafa saltar mais alto.

    c) Ele subiu nas costas da girafa e alcançou as folhas para ela.

  5. Como Iron Frog ajudou o macaco a pegar frutas no alto da árvore?

    a) Ele usou um botão mágico de sua roupa para criar uma escada.

    b) Ele jogou as frutas para o macaco.

    c) Ele pediu para o macaco pegar as frutas sozinho.

  6. Qual era o problema da tartaruga?

    a) Ela era muito lenta para acompanhar os outros animais.

    b) Ela não conseguia nadar.

    c) Ela estava com medo dos outros animais.

  7. Como Iron Frog ajudou a tartaruga?

    a) Ele sugeriu que todos caminhassem mais devagar para que a tartaruga pudesse acompanhá-los.

    b) Ele sugeriu que a tartaruga corresse para alcançá-los.

    c) Ele ignorou o problema da tartaruga.

  8. Qual é a lição que Iron Frog ensina aos animais da floresta?

    a) Que a força é mais importante do que a amizade.

    b) Que trabalhar juntos e ajudar os outros é mais importante do que ser o mais forte.

    c) Que ser o mais rápido é a única maneira de sobreviver na floresta.

  9. O que os animais da floresta aprenderam graças à ajuda de Iron Frog?

    a) A importância da amizade e da cooperação.

    b) A importância de ser o mais forte.

    c) A importância de ser rápido.

  10. Qual é a habilidade mágica da roupa de Iron Frog?

    a) Ela permite que ele voe.

    b) Ela permite que ele desapareça.

    c) Ela tem botões mágicos que o ajudam a resolver problemas.

  11. Como você se sentiu ao ler a história de Iron Frog e seus amigos na floresta?

    a) Feliz e inspirado.

    b) Entediado e desinteressado.

    c) Triste e desanimado.

  12. Se você respondeu a questão 10 com as letras b ou c, não se preocupe! Qual é uma maneira positiva de interpretar a história de Iron Frog e seus amigos na floresta?

    a) Mesmo que alguns personagens tenham enfrentado dificuldades, todos trabalharam juntos para encontrar soluções.

    b) Mesmo que alguns personagens tenham enfrentado dificuldades, a história mostra que a amizade e a cooperação são valores importantes.

    c) Mesmo que alguns personagens tenham enfrentado dificuldades, a história mostra que é possível superar problemas e encontrar apoio em amigos confiáveis.

ATIVIDADE LÚDICA E PEDAGÓGICA:

Atividade: Crie seu próprio personagem alienígena.

Objetivo: estimular a criatividade e a imaginação das crianças, bem como destacar a importância de ajudar os outros e trabalhar em equipe, assim como Iron Frog.

Materiais necessários: papel, lápis de cor, canetinhas e outros materiais de arte.

Passo a passo:

  1. Leia a história do Iron Frog para as crianças e destaque os valores positivos presentes na história, como a importância da amizade e da cooperação para superar desafios.

  2. Peça às crianças que desenhem seu próprio personagem alienígena, assim como o Iron Frog. Encoraje-as a usar sua imaginação e criar um personagem único e interessante, assim como o Iron Frog.

  3. Depois que as crianças criarem seus personagens, pergunte a elas sobre os problemas que seu personagem pode enfrentar. Em seguida, peça que elas pensem em soluções para esses problemas, incentivando-as a pensar em como seu personagem poderia trabalhar em equipe com outros personagens para encontrar uma solução.

  4. Finalmente, peça às crianças que compartilhem suas ideias e desenhos com o grupo. Discuta como trabalhar juntos para encontrar soluções pode ser mais eficaz do que tentar resolver problemas sozinho.

  5. Encerre a atividade ressaltando a importância de trabalhar em equipe e ajudar os outros, assim como Iron Frog fez na história. Reforce a ideia de que a cooperação é uma habilidade valiosa que pode ajudar as crianças a enfrentar desafios na vida real.


História Infantil - O Respeito é Legal - Coleção: Aprendendo Valores e Construindo o Caráter!

Título: O Respeito é Legal!

Autor: Jorge Schemes

Era uma vez uma turminha muito legal, composta por várias crianças que adoravam brincar juntas. Eles eram muito diferentes uns dos outros, mas todos se davam bem e se respeitavam muito. 

Certo dia, um menino novo se mudou para a vizinhança. Ele era um pouco tímido e diferente das outras crianças. No começo, a turminha não sabia bem como agir com ele. Algumas crianças tentavam se aproximar, mas outras faziam piadinhas ou simplesmente ignoravam o novo amigo. 

Foi então que a professora deles decidiu conversar sobre respeito em sala de aula. Ela explicou que cada pessoa é única e que todos merecem ser respeitados, independente de como sejam. A turminha entendeu muito bem o que a professora falou e decidiram fazer um plano para receber o novo amigo de braços abertos. Eles organizaram uma festa de boas-vindas para ele e o convidaram para brincar juntos. 

O menino ficou muito feliz e animado com a recepção calorosa que recebeu. Ele se sentiu incluído e aceito pela turminha. A partir desse dia, todos se divertiam muito juntos e o respeito era a palavra de ordem. Eles aprenderam que, mesmo sendo diferentes uns dos outros, todos tinham algo especial para contribuir e que o respeito era fundamental para manter a amizade. 

E assim, a turminha se tornou ainda mais unida e feliz, porque descobriram que o respeito é legal e faz bem para todo mundo! 

Moral da história: O respeito é fundamental para uma convivência saudável e feliz com as outras pessoas, mesmo que elas sejam diferentes de nós. Quando respeitamos as diferenças, descobrimos novas formas de aprendizado e enriquecemos nossas vidas.

Os dias passaram e a turminha continuou aprendendo sobre o respeito. Eles perceberam que o respeito não se limitava apenas às diferenças físicas, mas também aos pensamentos e opiniões de cada um. 

Uma das meninas da turma, por exemplo, gostava muito de futebol. Ela jogava no time da escola e sonhava em ser jogadora profissional quando crescesse. Porém, alguns colegas zombavam dela por ser menina e gostar de um esporte "de meninos". 

Mas a turminha, que já tinha aprendido muito sobre respeito, não deixou isso acontecer. Eles defenderam a amiga e explicaram que não importava se ela era menina ou menino, o importante era que ela gostava do que fazia e era boa nisso. E, aos poucos, os colegas foram entendendo a importância do respeito e passaram a apoiar a amiga em seu sonho.

Assim, a turminha cresceu unida e respeitosa, sempre valorizando as diferenças e buscando aprender com elas. Eles se tornaram um exemplo para outras turmas da escola, que também passaram a aprender sobre respeito e inclusão.

E, no final das contas, todos perceberam que o respeito é a base para uma convivência harmoniosa e feliz entre as pessoas. Quando respeitamos os outros, nós nos respeitamos também e isso só nos faz crescer e evoluir como seres humanos.

Moral da história: O respeito não se limita às diferenças físicas, mas também inclui nossos pensamentos e opiniões. Quando aprendemos a respeitar as diferenças dos outros, nos tornamos pessoas mais tolerantes e compreensivas. E isso faz um mundo melhor para todos nós!

Atividade Para Pensar e Refletir:

  1. Qual é o título da história?

    a) O Respeito é Fundamental

    b) O Respeito é Legal

    c) O Respeito é Importante

  2. O que aconteceu quando um menino novo se mudou para a vizinhança?

    a) A turminha o recebeu com festa e animação

    b) A turminha ignorou sua presença

    c) A turminha fez piadinhas e brincou com ele de forma desrespeitosa

  3. O que a professora falou para a turminha em sala de aula?

    a) Que todas as pessoas são iguais

    b) Que cada pessoa é única e merece respeito

    c) Que a turminha deveria excluir o novo amigo

  4. Como a turminha recebeu o novo amigo após conversar sobre respeito?

    a) Com piadinhas e brincadeiras desrespeitosas

    b) Com exclusão e ignorância

    c) Com festa de boas-vindas e convites para brincar

  5. O que a turminha aprendeu sobre respeito ao longo da história?

    a) Que cada pessoa é única e merece respeito, independente de suas diferenças

    b) Que as diferenças devem ser ignoradas

    c) Que o respeito é algo opcional

  6. Como a turminha reagiu quando um colega fez piadinhas com uma menina que gostava de futebol?

    a) Eles zombaram também

    b) Eles defenderam a amiga e explicaram que não importa o gênero da pessoa, o que importa é que ela goste do que faz

    c) Eles ignoraram a situação

  7. O que a turminha se tornou após aprender sobre respeito?

    a) Desunida e intolerante

    b) Unida e respeitosa

    c) Exclusiva e discriminatória

  8. O que a turminha se tornou para outras turmas da escola após aprender sobre respeito?

    a) Um exemplo a ser seguido

    b) Um grupo de excluídos

    c) Um grupo desinteressante

  9. O que o respeito representa na história?

    a) Uma atitude opcional

    b) A base para uma convivência harmoniosa e feliz

    c) Um conceito desnecessário

  10. Qual é a mensagem principal da história?

    a) O respeito é algo opcional

    b) As diferenças devem ser ignoradas

    c) O respeito é fundamental para uma convivência saudável e feliz com as outras pessoas, mesmo que elas sejam diferentes de nós.

ATIVIDADE LÚDICA:

Uma atividade lúdica que pode ser feita com crianças a partir de 6 anos, baseada na história do respeito, é o jogo "Caminho do Respeito".

Para jogar, você vai precisar de um tabuleiro com um caminho desenhado (pode ser em um papel grande ou em um pedaço de tecido). O caminho deve ter algumas casas marcadas com situações de falta de respeito (como uma casa com um desenho de uma criança zombando de outra, por exemplo) e outras casas marcadas com situações de respeito (como uma casa com um desenho de crianças brincando juntas, por exemplo).

As crianças devem jogar em grupo e cada uma deve escolher uma peça para representá-la no jogo. O objetivo é percorrer todo o caminho até chegar à última casa, que representa o respeito.

Para avançar no caminho, as crianças devem responder perguntas sobre a história do respeito que você contou anteriormente. As perguntas podem ser sobre os personagens, as situações em que o respeito foi importante, as lições aprendidas, entre outras coisas.

Se a criança responder corretamente, ela pode jogar o dado e avançar o número de casas correspondente. Se ela cair em uma casa de falta de respeito, deve voltar algumas casas. Se cair em uma casa de respeito, pode avançar algumas casas.

Ao final do jogo, converse com as crianças sobre a importância do respeito e como ele pode transformar as relações entre as pessoas. Reforce as lições aprendidas na história e estimule a prática do respeito no dia a dia das crianças.

MILHARES DE E-BOOKS KINDLE

LOJA DE LIVROS DA AMAZON

Indicação de Livro: Vamos pensar também sobre valores?: lições ilustradas sobre convivência e ética com a Turma da Mônica



Indicação de Livro: Histórias Sobre Valores

 

Baixe em PDF Todas as Apostilas do Programa O Caráter Conta em Português


Clique na Imagem Para Baixar Apostilas em PDF
 

Atividades - Exercitando o Caráter - Respeito - 06 a 09 Anos de Idade

 

Atividades - Exercitando o Caráter - Cidadania - 09 a 11 Anos de Idade

 

Atividades - Exercitando o Caráter - Sinceridade - 13 a 19 Anos de Idade

 

Atividades - Exercitando o Caráter - Responsabilidade - 04 a 06 Anos e Idade

 

Atividades - Exercitando o Caráter - Introdução - 04 a 06 Anos de Idade

 

Regra Áurea


Menino doa único ovo de casa para leilão beneficente e gesto rende mais de 3 mil reais (GO)

Gustavo tinha apenas um ovo em casa, que uma galinha tinha acabado de botar, mas queria muito ajudar no leilão beneficente em prol de uma casa de idosos na pequena cidade de Caçu, interior de Goiás.



Na pequena cidade de Caçu, interior de Goiás, com um pouco mais de 14 mil habitantes, aconteceu algo inusitado que virou notícia! UM ovo rendeu R$ 3.920 em um leilão beneficente em prol de uma casa de idosos da cidade.
Mas não foi apenas um ovo. Por trás dele existe uma linda história, e vamos contar o porquê. Esse ovo representa o gesto humilde de uma criança de 8 anos, o pequeno Gustavo, que ofereceu a única coisa que tinha em casa!
Durante um “arrastão” para a arrecadação de alimentos do almoço beneficente da casa de idosos Dispensário Espírita Adolpho Bezerra de Menezes, a voluntária Jéssica Medeiros, juntamente com a equipe do arrastão, foram surpreendidos com o gesto do Gustavo.
“Batemos palma e o padrasto dele nos atendeu e disse que não tinha nada em casa, mas que podíamos passar outro dia. Eu fui descendo para outra casa, quando o Gustavo chegou em mim e disse: ‘tia, só tenho isso para te dar’. Ele abriu a mãozinha dele e me mostrou o ovo. Me emocionei, fique sem reação. Eu disse que Deus o abençoasse”, contou Jéssica.

Um detalhe curioso! O ovo tinha acabado de ter sido botado pela galinha dele!

“Precisávamos fazer algo para esse ovo”

Conversando com outros voluntários, decidiram que não deixaram esse ovo parado. “Como as meninas estavam em prantos, decidimos que era importante fazer algo para esse ovo”, relatou o voluntário e leiloeiro Wagner Maravilha, 42 anos.
No último domingo (dia 1º), realizaram o evento beneficente, que tinha almoço, leilão e bingo. E na hora do leilão, contaram para as cerca de 2 mil pessoas presentes, a história do ovo, que estava lindamente embrulhado numa caixinha.
“Contei a história no palco, fizemos a ‘corrente do bem’, cada um deu 100 reais pelo ovo, e juntamente com o leilão, chegamos em R$ 3.920. Aquilo marcou bastante na cidade”, disse Maravilha.

“O Gustavo é assim, o que é dele, é dos outros”

Conversamos com o padrasto e a mãe do Gustavo, o Luizmar Nunes Estevam, 36 anos, e Lediane Rodrigues de Freitas, 29 anos. Eles explicaram que a situação da família não tem sido fácil. Luizmar está desempregado e como pedreiro, consegue às vezes algumas obras. Moram com eles, além do Gustavo, mais dois filhos, um de 12 e outro de 10 anos.
Apesar de todas as dificuldades, o gesto do Gustavo tem sido motivo de orgulho para eles.
“Não sabia que ia dar essa repercussão toda, não foi ninguém que incentivou ele. A equipe estava passando aqui no bairro, e eu expliquei que não tinha nada para dar, mas que poderiam passar no dia seguinte. Foi quando ele entrou em casa e pegou o ovo e correu atrás da voluntária do arrastão”, contou o padrasto.
No outro dia, o Gustavo ganhou da equipe uma cartela de ovo e uma caixa de bombom!
“A gente não espera, Deus tocou o coração dele. Ele é humilde. Ele sempre presta ajuda ao próximo, ele é muito família e divide tudo com os irmãos”, disse a mãe. (Fonte: Razões Para Acreditar)
Voluntários se emocionaram com o gesto do Gustavo. Foto: Reprodução 
Gustavo com os voluntários da casa de idosos

Garoto usa dinheiro de aniversário para bancar passeio de amigo


Reprodução/Arquivo pessoal

Uma prova de amizade entre dois estudantes de uma escola municipal em Bragança Paulista, interior de São Paulo, emocionou não apenas a cidade, mas também o restante do país. Assim que descobriu que o amigo Iago não iria à uma excursão da escola por não ter como pagar o passeio, Matheus Monteiro, de 12 anos, decidiu usar o dinheiro que ganhou de aniversário para bancar o passeio do menino.
A história foi divulgada pela diretora da escola Francisco Murilo Pinto através de um post no Facebook. A postagem teve mais de 21 mil likes e 5 mil compartilhamentos em poucos dias. A excursão tem como destino o Museu Catavento e o Museu do Futebol em São Paulo e cobrou dos alunos apenas R$ 45 pelo transporte, que poderia ser parcelado em até quatro vezes.
Mãe de Iago, Jocileia afirmou que não poderia arcar com o passeio do filho pois ela e seu marido estão desempregados. “Estava decidido que o Iago não iria. Temos cinco filhos e não tínhamos de onde tirar esse dinheiro para ele ir”, explicou a mulher ao G1.
Mal sabia a família que o garoto receberia uma ajuda tão nobre. Dias antes, Matheus havia ganhado R$ 35 de um tio pelo seu aniversário. “Ele não pensou duas vezes, pegou o dinheiro e me pediu mais R$ 10 para inteirar. Eu dei e eles foram para a escola”, explicou a mãe do garoto, Thais Monteiro.
Com o dinheiro em mãos, os amigos, que estudam juntos há quatro anos e caminham todos dias para a escola, foram até a sala da diretora Mônica Camargo para pagar o passeio. “O Matheus tirou todo dinheirinho do bolso e perguntou se ainda dava para o Iago ir. Perguntei como ele conseguiu o dinheiro e, quando ele falou, fiquei emocionada. Elogiei muito. Ele tinha pouco e compartilhou esse pouco”, explicou a diretora.
Após garantir a ida ao passeio pelo amigo, Iago chegou em casa comemorando. “Ele chegou pulando de alegria, correndo por todo lado, falando que iria na excursão. Ele está muito empolgado e eu estou feliz por ele e pelo Matheus que teve essa atitude. Quero ir na casa da família agradecer o que eles fizeram pelo meu filho”, disse a mãe do menino.
Matheus chegou a receber um prêmio da escola pela generosidade. No último dia 30 ele ganhou uma medalha de Atitude Solidária. “São atitudes que quase a gente não vê, quando tem algo assim, nos enchemos de orgulho. Demos a medalha e devolvemos o dinheiro para ele”, contou a diretora da escola, que arcará com os custos do passeio para Iago, marcado para esta próxima terça-feira (4).
“Achei muito bonita a atitude e isso é dele. No mesmo dia que soubemos da viagem ele perguntou se eu podia fazer dez pães com mortadela para ele levar e eu perguntei se ele ia comer tudo isso. Ele disse que era para dividir com quem não levasse lanche”, encerrou Thais Monteiro. [Fonte: Yahoo]

Homem devolve carteira esquecida em avião com surpresa ao dono



Perder a carteira sempre é uma experiência terrível, mas não foi o caso do jovem Hunter Shamatt. O rapaz de 20 anos esqueceu a sua em um avião e a recebeu de volta dias depois com mais dinheiro dentro!
O autor da boa ação foi um passageiro do voo que percebeu a carteira dentro da aeronave e decidiu se assegurar que ela chegasse ao seu dono. Hunter viajava para o casamento de sua irmã em Las Vegas, nos Estados Unidos, e levava em sua carteira US$ 60, um cartão de débito, documentos e um cheque de pagamento assinado.
Já conformado com a perda da carteira, Hunter ficou surpreso ao recebê-la dias depois dentro de um pacote com um bilhete. “Encontrei isso em um voo da Frontier de Omaha para Denver – fileira 12, assento F, encravado entre o assento e a parede. Pensei que você poderia querer de volta. PS: Eu arredondei seu dinheiro para até $ 100 (acrescentei 40), então você poderá comemorar recebendo sua carteira de volta. Divirta-se !!!”, disse o bom samaritano.
Mesmo o bilhete tendo apenas as iniciais TB como assinatura, a família do rapaz conseguiu identificar o homem. Trata-se de Todd Brown, pai de cinco crianças e que se sensibilizou pela idade e condição financeira do jovem. 
Brown afirmou que pensou em entregar a carteira à tripulação, mas ficou receoso se ela seria de fato entregue ao dono. “Eu vi que ele era apenas um jovem de 20 anos, ele tinha um salário na carteira, então eu pensei, ‘Bem, ele está fazendo o melhor para pagar as contas’, mas quando eu tinha 20 anos, isso era muito dinheiro”, explicou
“Imaginei como seria recuperar sua carteira, então acrescentei um pouco de dinheiro para que ele pudesse celebrar”, continuou o homem. Após recuperar a carteira, Hunter e sua família querem agradecer pessoalmente Todd pelo gesto.
“Eles ficaram muito agradecidos. Hunter ficou muito agradecido. Ele me disse que tem alguns empréstimos estudantis e um pagamento de carro que ele precisava fazer”, disse Brown. “Eles achavam que o dinheiro tinha ido embora para sempre. Então, quando ele abriu, a mãe dele disse que ele começou a gritar: ‘De jeito nenhum! De jeito nenhum!’”[Fonte: Yahoo]

Ambulante distribui água para passageiros de ônibus durante engarrafamento em SP


Reprodução

O gesto de um vendedor ambulante está sendo elogiado por milhares de brasileiros. Ao ver passageiros de um ônibus lotado passando muito calor durante um engarrafamento em São Paulo, o homem passou a distribuir garrafas de água para quem estava passando mal.
O caso foi registrado por Amanda Ferreira, que contou a história em um post no seu perfil no Facebook. Segundo a jovem, o ônibus estava parado por conta de uma batida e seus passageiros pareciam incomodados com o calor e ainda pelo fato de uma das janelas estar quebrada.
“Um cara que vendia pastéis/bebidas perguntou se alguém queria comprar água e ninguém se manifestou”, conta Amanda. “O pessoal obviamente começou a reclamar, não só pela demora, mas também por estar quente”.
Diante da situação, o vendedor voltou ao ônibus e começou a distribuir água para as pessoas. “Primeiro entreguem às crianças e mulheres, depois homens”, disse o homem fora do ônibus. Segundo Amanda, algumas pessoas até quiseram pagar o rapaz, mas ele não aceitou.
“Eu olhei pra ele e sorri. Ele assentiu e disse ‘tem que fazer uma né, moça. O povo sofre demais’. Ele tava ali no corre e não se importou em ajudar. Fez isso com um sorriso no rosto e sem cobrar nada em troca! Ainda existem pessoas boas”, explicou a moça.
Postada no último dia 14/11/2018, a publicação já tem mais de 50 mil curtidas e 29 mil compartilhamentos. Mais um caso de que gentilezas podem mudar o dia de qualquer pessoa e fazem um bem sem valor para o coração![Fonte: Yahoo]

Garoto divide com colegas do colégio lápis com mensagens de amor e motivação

Um menino levou vários lápis motivacionais para compartilhar com seus colegas, uma iniciativa de sua mãe que escreveu várias frases de motivação nos mesmos. Frases como “você é criativo”, “você é talentoso”, etc. O resultado foi motivo de admiração e gratidão pela professora e por todos os seus colegas. Como é fácil fazer o bem!!!

Garoto compartilha com colegas lápis com mensagens motivacionais — Foto: Amanda Cox/Facebook

Em uma outra escola americana, uma gerente da cantina resolveu escrever frases de incentivo aos alunos no lanche servido a eles, no caso em bananas. As frases também eram do tipo: “você é amado(a)”, “nunca desista”, “você é um herói”. Vale a dica pra sua escola.

'Você é amado' é uma das frases escritas mas bananas — Foto: Sharon Shewbridge/Twitter

Campanha: Jeito Catarinense - O Jeito Certo de Fazer as Coisas

Entenda como funciona a campanha “Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas”

Dentro e fora das salas de aula, crianças vão valorizar as ações positivas na sociedade e orientar ações negativas no dia a dia
Lançada terça-feira (24/05/2018), a campanha Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas, conta com a ajuda das crianças para disseminar o bem e valorizar as atitudes boas na sociedade. Já foram entregues a quase 120 mil alunos de 892 escolas da rede estadual de ensino as cartilhas e os cartões que fazem parte da campanha. Está nas mãos de cada criança valorizar atitudes positivas e orientar sobre as atitudes negativas do dia a dia. A proposta é ir além dos muros das escolas e levar para a sociedade, pais, amigos e vizinhos o jeito certo de fazer as coisas.
Na prática, cada professor terá a liberdade para trabalhar a cartilha com as crianças de 8 a 12 anos dentro de seu projeto pedagógico. As 10 mil cartilhas estão divididas em quatro pilares: o jeito certo de tratar as pessoas; a natureza; de andar no trânsito; e cuidar da saúde.
Nos projetos pedagógicos das escolas já são discutidas essas questões, que são essencialmente trabalhadas pelas famílias, mas que é continuado nas escolas. “Além do que está na cartilha, o professor também poderá levantar outras questões, que podem ter mais relação com sua região. No Oeste do Estado podem ser consideradas questões que não são no Litoral”, diz Zulmara Luiza Gesser, gerente de gestão da educação básica e profissional da Secretaria de Estado da Educação, parceira da Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) na campanha.
No dia a dia da sala de aula, os professores poderão trabalhar e discutir com os alunos as situações que estão na cartilha. Dentro e fora das escolas, os estudantes poderão usar o cartão (que tem um lado verde e outro vermelho) para orientar, alertar ou parabenizar as pessoas por suas atitudes. “Queremos que a campanha seja da sociedade. A cartilha é uma forma de gerar a discussão sobre o jeito certo de fazer as coisas”, explica Leonardo Soares de Amorim, diretor executivo da Acaert.

Cartilha própria inspirada em outros projetos

A campanha Jeito Catarinense é inspirada em outras campanhas educativas que deram certo no Brasil e no mundo. Em 1972, a campanha Sujismundo incentivou a limpeza no Brasil e até virou sinônimo de porcalhão. Na década de 1990, em Curitiba, a prefeitura usava animais como anta e peruas para identificar maus condutores no trânsito da cidade. Em Bogotá, na Colômbia, uma campanha incentivou os cidadãos a promover mudanças diárias por uma cidade melhor. “Usamos essas referências para produzir a nossa própria cartilha, com uma linguagem adequada ao magistério”, diz Leonardo Soares de Amorim, da Acaert.
Em um segunda etapa do projeto, as escolas municipais das 20 maiores cidades de Santa Catarina também receberão as cartilhas e os cartões. Mas na prática, qualquer escola que quiser participar (incluindo as privadas), pode acessar o site da campanha, baixar e imprimir a cartilha e os cartões. “O projeto contribui para tornar as pessoas melhores, de incentivar o respeito com o próximo e as diferenças. É um projeto para o bem coletivo”, afirma Zulmara Luiza Gesser, da Secretaria da Educação.

Os quatro pilares da cartilha

  • O jeito correto de tratar as pessoas
  • O jeito corretor de tratar a natureza
  • O jeito correto de cuidar da saúde
  • O jeito correto de andar no trânsito

Como funciona

  • Cerca de 120 mil alunos de 8 a 12 anos de 892 escolas da rede estadual de ensino receberam os materiais
  • Os professores poderão discutir os temas em sala de aula com os alunos e explicar como funciona a cartilha
  • No dia a dia, as crianças podem usar os cartões dentro e fora das escolas. O jeito certo de fazer as coisas é representado pelo cartão verde e um sinal de reconhecimento pela atitude positiva. A forma errada leva o cartão vermelho para demonstrar indignação com ações negativas
  • As escolas que quiserem participar podem baixar o material no site www.jeitocatarinense.com.br ou entrar em contato com a Acaert pelo e-mail assessora@acaert.com.br

Os cartões

  • Entre as ações positivas que merecem o cartão verde estão o ato de respeitar as diferenças sociais, culturais e religiosas, ajudar ao próximo quando for preciso, conservar o meio ambiente, respeitar os animais e respeitar os limites de velocidade e as normas de trânsito
  • Entre as ações negativas que ganham o cartão vermelho estão o desrespeito às vagas preferenciais, usar o celular ao dirigir, desperdiçar água e energia elétrica, não agradecer e tirar vantagem das pessoas.

http://www.jeitocatarinense.com.br/

Postagens Mais Vistas:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também:

Precisa de Ajuda?