Atividade: CEI Raio de Sol

PROJETO DE INTERESSE
UM OLHAR, UM PENSAR, UM EDUCAR.
QUEREMOS JUNTOS “ APRENDER A AMAR “


Identificação : Centro de Educação Infantil “ Raio de Sol “
Participantes do Grupo:
Belarmina I. Conceição Moura
Marlene Valéria Gomes de Souza
Juçara M. F. Fettback
Ano : 2008

JUSTIFICATIVA DO PROJETO
No anseio de desmistificar que a educação é obrigação somente da família, é que surgiu a elaboração do projeto “ Um olhar, um pensar, um educar, queremos juntos aprender a amar”; pois sentimos que a escola deve estar em constante reflexão sobre o tema.

A temática que o programa Caráter Conta enfatiza, vem de encontro com os nossos propósitos. Na retratação dos 6 pilares, Respeito, Responsabilidade, Cidadania, Zelo, Senso de justiça e Sinceridade, pudemos trabalhar como é de suma importância o processo do caráter ético na infância.

Quando se fala em Zelo, coloca-se a criança em proximidade que tem entre a Sinceridade e o cuidado com o seu próximo, respeitando a diferença de cada um. Quando apresentamos a palavra Cidadania, ensinamos que as crianças devem ter amor a sua Pátria ou seja o lugar onde vivem, não venham desmerecer as normas e leis colocadas pela sociedade quando ficarem gente grande “ adultos”. A Sinceridade é um pilar muito forte dentro da educação infantil, pois é na sustentação de atitudes, que poderemos fazer com que as crianças tenham um convívio melhor. Quando no projeto se fala em socializar as crianças, é pensando na garantia da boa convivência e de um mundo melhor. O afeto e a valorização de si próprio, entra no pilar do Respeito, pois acreditamos que o nosso direito termina quando inicia a do meu próximo.
No mundo do faz de conta, que a educação infantil tanto enriquece, também entra na Responsabilidade, pois é no comprometimento de nossos acordos que garantimos nossas responsabilidades, como exemplo o momento do parque, hora do lanche e outras atividades, que contribuem com o trabalho desse pilar.
Por isso temos a certeza que o trabalho realizado com nossas crianças, enfatizando o programa “ O caráter Conta”, é de suma importância para o encaminhamento de uma infância afetuosa e de bem com a vida. Sabemos que nada mais sério do que criança brincando.

“ Brincar com criança não é perder tempo,
é ganha-los, se é triste ver meninos sem escola,
mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados,
em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem
valo para a formação do homem.”
(Carlos Drummond de Andarade)

RELATÓRIO DO PROJETO
Tudo começou com a necessidade de se colocar algumas palavras mágicas no nosso dia-a-dia como: obrigado, desculpa, por favor, com licença e outras. Sendo assim iniciamos com um projeto chamado: “UM OLHAR, UM PENSAR, UM EDUCAR. QUEREMOS JUNTOS APRENDER A AMAR”.
Logo de inicio contamos a história Direito da criança de Ruth Rocha onde foi construindo junto com as crianças as regras da sala. E para ilustrar mais a elaboração dessas regras utilizamos a história: As três partes.


Muitas crianças no decorrer do dia-a-dia apresentavam dificuldades para aceitar a troca de brinquedos entre os alunos, proporcionamos então algumas atividades que incentivassem a dividir e para ilustrar mais o projeto contamos inúmeras histórias que pudessem promover situações de valorizações e alta ajuda, depois elaboramos um cartão para que cada amigo fizesse a troca incentivando dessa forma o grupo para a socialização.

Entre tantas atividades proposta uma das que as crianças demonstraram interesse para realizar foi à criação da sua própria carteira de identidade.

Trabalhamos muitas a troca de afeto, de carinho e a valorização do seu eu.
Foram inúmeras as atividades construídas ao longo desse projeto, muitos objetivos conquistados, muitas descobertas e muito encantamento.

Brincadeira de socialização: tirar e vestir a roupa novamente.


Como é importante e significativo para a criança conhecer seu próprio corpo brincando o corpo do amiguinho.


Juntos a turma deu vida a uma linda boneca.

Como é bom ver as crianças brincando de faz de conta...


No parque foi o lugar especial onde ocorreram muitas conquistas.




Hum! Que delícia...




Como é bom dar um abraço na amiga.


Queremos juntos aprender a amar...


Percebemos que o grupo ficou mais acessível permitindo aproximação entre as crianças. Estendendo esse sentimento as famílias que passamos a conhecer bem mais, oportunizando encontros de muita confraternização e emoção.


Lembrança para os pais: Livro da Vida!


Que emoção ver a história de meu filho no CEI


Reunião de pais: momento de confraternização.


Hoje podemos dizer que fazemos parte de uma grande família e juntos descobrimos o verdadeiro significado de aprender a amar:
“Que é o de dar e receber”

Atividade: EEB Georg Keller

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO - GERED
E.E.B. Dr. Georg Keller
Rua São Gonçalo, 523 – Jardim Iririú – CEP- 89224330.

Relatório – Pilar Responsabilidade:

Para trabalhar os pilares do Caráter Conta. Estamos obedecendo um cronograma. A cada quinze dias se trabalha o seguinte pilar. Encerramos o pilar Responsabilidade no dia 30/05. Os professores das séries iniciais trabalharam com textos, fábulas ,filmes, acrósticos, fizeram exposições de trabalhos dentro e fora da sala de aula.Com as turmas de 5ª a 8ª e 1ºs anos E.M. Trabalharam a Responsabilidade em sala de aula com entrega de trabalhos e tarefas em dia, Responsabilidade com seus livros, cadernos, materiais, Horários de chegada, troca de aulas, chegada depois do recreio.etc... Foi trabalhado também a Responsabilidade com o meio ambiente , contra o tabagismo. Todos estão trabalhando e participando com interesse.

Responsável – Lucia Cardoso Fiamoncini – ATP
Data- 05/06/08





Atividade: EEB Senador Rodrigo Lobo

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERENCIA DE EDUCAÇÃO - GERED - JOINVILLE
ESCOLA DE ENSINO BÁSICA “SENADOR RODRIGO LOBO”
Rua: Cuba, s/nº - Bairro: Jardim Sofia – Fone: (47) 473-0347.
Joinville – SC CEP: 89.223-710

Relatório do Repasse do Programa “O Caráter Conta”

Aos seis dias do mês de março de dois mil e oito, às quinze horas, reuniram-se nessa Unidade Escolar o corpo administrativo e os docentes para o repasse do programa “O Caráter Conta” feito pelo professor Ivo e a professora Sandra.
Inicio-se com uma dinâmica, muito bem elaborada, para o grupo entender o tema, pois se trata de um Projeto Americano que está sendo colocado em prática no Brasil, permitindo a troca de experiências. Mas para se colher bons resultados é necessário o compromisso, a responsabilidade, o zelo e principalmente a união dos educadores e comunidade, porque o Projeto “Caráter Conta” envolve a todos.
Todos os alicerces devem inserir-se nos seis pilares, o repasse pelos coordenadores dessa unidade escolar foi autêntico e convenceu o grupo de que é necessário insistir em princípios básicos que são os temas dos seis pilares.
Para nós os coordenadores do curso “Caráter Conta” – Professora Sandra e o Professor Ivo, observamos que é grande a responsabilidade em coordenar esse projeto, pois envolve empenho, determinação e uma boa articulação com o grupo, para fazer com que todos participem e assim termos bom êxito.

Aplicação do Programa O Caráter Conta

O Zelo

Nesta prática abordamos sobre os seis pilares do Programa Caráter Conta, mas o principal pilar abordado nesta prática foi o pilar “Zelo”.
O que significa ser uma pessoa com zelo? É ser organizada gentil, atenciosa e ter cuidado com os outros. É ter compaixão, demonstrar que se importa com os outros, é saber escutar o outro. Demonstramos zelo para com os outros ao ajudá-los, nossas ações comprovam se nos importamos ou não. Ao falarmos ou ouvirmos uma pessoa, devemos manter o contato visual, pois algumas vezes acabamos enviando mensagens errôneas, através de nossa forma de agir.
O zelo não é só como nos sentimos, mas também como agimos. Não precisa muito, um pequeno gesto pode fazer a diferença, por exemplo: a forma de cumprimentar, fazer pensando no outro também, colocar-se no lugar do outro.
Um programa sistematizado de educação para o caráter justifica-se diante da lacuna ética e moral deixada por um currículo que não prioriza a construção de valores de forma intencional. É justamente a intencionalidade do Programa O Caráter Conta que o torna relevante para o currículo escolar. Considerando a relevância ética do Programa, e que seu conteúdo pode servir como eixo norteador dos demais projetos e programas desenvolvidos pela escola.
Esse trabalho foi realizado através de palestras, estudos e dinâmicas, com atividades de envolvendo os seis pilares: zelo, sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de Justiça, cidadania. No entanto foi dada ênfase como atividade prática o pilar “Zelo”. Conscientizar os alunos sobre este pilar, é uma forma de orientar e alertar desde cedo à importância da formação de cidadãos com um olhar e uma cultura de paz como projeto de vida.
A avaliação foi baseada totalmente em cima do trabalho realizado. Fizemos um questionário com perguntas objetivas sobre as dinâmicas. Todos dos alunos optaram em se identificar assinando seu nome na folha do questionário. Responderam a auto-avaliação, onde foi extremamente importante para avaliar o desempenho da palestra. O mais gratificante foi ver que conseguimos passar uma mensagem positiva aos alunos, prova disso que dentro da sala de aula da 5° série, havia duas meninas que há muito tempo não se conversavam, e a palestra fez elas voltarem a ser amigas.

Atividades: EEB Gustavo Augusto Gonzaga


E.E.B.PROFESSOR GUSTAVO AUGUSTO GONZAGA


PROGRAMA O CARÁTER CONTA - 2008





No dia 28 de abril demos a abertura oficial do Programa O Caráter Conta em nossa escola com a 3ª série 1 e 2 com a professora Denise, trabalhando o pilar da Sinceridade que é representado pela cor azul. Os alunos apresentaram um criativo teatro com o tema “ O lobo e o cordeiro”.

No dia 19 de maio a 4ª série 2 apresentou um trabalho referente ao pilar Respeito representado pela cor amarela, reforçando a tolerância às diferenças, consideração aos sentimentos dos outros, não permitindo ameaças, agressões, lidando tranqüilamente com a raiva, insultos e desacordos com um teatro mostrando o errado e o correto em diversas situações diferenciadas.

No dia 30 de maio a 2ª série 1 e 2 apresentou o pilar da Responsabilidade representada pela cor verde, coordenado pela professora regente Rosania, onde os alunos fizeram uma linda apresentação musical.

No dia 06 de junho, os alunos do Pré da professora Zilda e da 1ª série da professora Solange apresentaram o pilar do Senso de Justiça com a cor laranja, onde em sala de aula estudaram e confeccionaram cartazes com os alunos sobre o tema e após todos desceram para o saguão da escola para exporem no mural da escola o resultado das atividades.

No dia 17 de junho foi a vez da professora Teresa com a 2ª série 1 e 2 de apresentar o 5º pilar, ou seja, o Zelo, representado pela cor vermelha. Os alunos apresentaram um jogral pela manhã e uma linda música de conscientização dos cuidados que temos que ter conosco e com o próximo.

Para concluir os pilares a professora da 4ª série 1 , Sandra Helena fez um mural com os alunos sobre a cidadania, expondo resultados de atividades desenvolvidas durante o semestre na sala de aula.

Ao término de cada atividade apresentada um aluno entregou uma camiseta do programa a professora da sala de aula como forma de agradecimento por sua participação e dedicação durante todo o semestre, pois o professor manteve diariamente, mediante oportunidades apresentadas elo com os pilares em atividades desenvolvidas.

Neste semestre tivemos o Jornal da Escola onde divulgamos para a comunidade atividades que estão sendo desenvolvidas do Programa O Caráter Conta”.

Retomaremos o Programa O CARÁTER CONTA no segundo semestre com alunos de 5ª a 8ª séries , sendo que ao final do ano reuniremos todos os alunos da escola para encerrar as atividades do programa neste ano letivo.

Segue fotos de algumas atividades desenvolvidas neste semestre :

Atividades: CEI Padre Carlos

C.E.I. Padre Carlos
Registro: Segunda-feira dia 09 à Sexta-feira dia 13
Professoras Patrícia W. Breis e Marli I. Vieira
Turma: Pré - Vespertino


Em nosso C.E.I. está sendo desenvolvido o Projeto Entre Flores, Plantas, Borboletas e Leitura: A Formação Ambiental na Infância ( Prêmio Embraco Ecologia), e cada turma está desenvolvendo temas que fazem parte desse projeto. Em nossa turma estamos desenvolvendo o “Projeto Em Defesa do Planeta”, e esta semana começamos a trabalhar com o objetivo “Conscientizar a criança para a preservação e conservação do nosso meio ambiente - envolvendo os pilares do caráter conta”
Iniciamos com os pilares Respeito e Cidadania, desenvolvendo estes dois temas de uma forma lúdica e prazerosa para criança, tendo como mensagem principal “Preservar e respeitar a natureza é fundamental para o futuro da humanidade e da cidadania”
Atividades Propostas: Roda de Conversa – Pesquisa – Contação de história – Recorte e colagem – Tentativa de escrita – Costrução de um Painel (Jardim do Respeito e da Cidadania) – Bingo de Palavras – Interpretação através do desenho – Música – Pintura dos muros do C.E.I....
Segue fotos:

Atividade: EEB Conselheiro Mafra

Atividades desenvolvidas pelos alunos nas aulas de Artes, sob a coordenação pedagógica da professora Ana Salete Scheller :


Diante das dificuldades pratique a solidariedade...

Relatórios: EEF Rui Barbosa

EEF Rui Barbosa
Rua: São Paulo, 555 - Bairro Bucareim - Fone/Fax: 47-34225018
E-Mail: eefrb@sed.sc.gov.br

Joinville, março de 2008.

RELATÓRIO - O CARÁTER CONTA

A Professora Terezinha Benno Tambosi da disciplina de História de 5ª a 8ª série da Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa, participou da capacitação do Programa O Caráter Conta oferecida aos professores no inicio do ano letivo.
A partir de então, a Professora Terezinha começou a desenvolver o programa já no início das aulas, no momento da chamada. Cada aluno quando chamado responde um pilar, ao invés do tradicional “presente”, sendo que não pode repetir o mesmo pilar até que todos sejam citados. Um aluno fica encarregado de ser o juiz e acompanhar as respostas. Nessa dinâmica a professora aplica os pilares da Responsabilidade, do Respeito e da Justiça.
Em março, a professora explanou sobre os pilares, passou um texto sobre atitudes responsáveis aos alunos de 5ª, 6ª e 8ª série. O texto foi lido e discutido, resultando em tópicos de atitudes que devem ser tomadas pelos alunos em certas situações. A partir deste momento os alunos iniciaram uma atividade de busca em revistas por gravuras que identificassem exemplos de responsabilidade. A atividade foi bastante prazerosa e os alunos demonstraram satisfação no desenvolvimento.
Em outro momento, a professora trabalhou o Feudalismo na 6ª série, devido alguns alunos não terem absorvido o conteúdo, ela aproveitou para trabalhar também os pilares Sinceridade e Justiça. A atividade era: quem conseguiu entender o assunto deveria repassar aos alunos que não entenderam, sendo que três alunos comprometeram-se em estudar e apresentar para todos os alunos. A melhor apresentação ganharia um prêmio surpresa como estímulo. A classe seria o juiz e indicaria o vencedor. Na próxima aula, os alunos apresentaram-se, um aluno foi escolhido pelos demais e recebeu uma pulseira do Caráter e os três ganharam chocolate como prêmio de participação.
Ao serem questionados de como se sentiram sendo o juiz, muitos acharam difícil a tarefa de indicar o melhor, por às vezes não poder indicar o amigo e sim quem realmente saiu-se melhor.

RELATÓRIO II - O CARÁTER CONTA

A Professora Salete Sonia Castilho da Roza da 4ª série da Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa, participou da capacitação do Programa O Caráter Conta oferecida aos professores no inicio do ano letivo.
A partir de então, a Professora começou a desenvolver o programa trabalhando o Pilar Cidadania nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Ensino Religioso. Explicou sobre a Constituição, as legislações, os direitos e deveres de cada um, sobre os documentos individuais de cada cidadão, etc. Após as explanações dividiu-se a turma em equipes e cada equipe ficou responsável de realizar atividades para a apresentação final a toda Escola, dia 28 de março. Os materiais necessários foram fornecidos em parte pela Escola e o restante os alunos trouxeram de casa. As equipes desenvolveram as seguintes atividades:
Equipes 01 e 02: Desenvolveram perguntas e respostas sobre cidadania. Montaram uma Constituição para a 4ª série.
Equipes 03 e 04: Elaboraram dois cartazes com frases, colagens e slogans sobre direitos e deveres.
Equipes 05 e 06: Realizaram maquete de melhorias na Escola e maquete de melhorias na sala da 4ª série.
Equipes 07 e 08: Realizaram maquete de melhorias para o nosso bairro e desenvolveram uma música sobre cidadania.
A Professora avaliou o capricho, a ordem, o material utilizado, a apresentação, a participação de todos da equipe e o silêncio enquanto as outras turmas apresentavam.
No dia da apresentação os alunos estavam nervosos, mas eles se prepararam e conseguiram realizar a apresentação muito bem. Foi gratificante assistir ao belíssimo trabalho.

Relatório: EEB Georg Keller

E.E.B. Dr. Georg Keller

Programa “ O CARÁTER CONTA” Relatório

Justificativa: O Caráter Conta é baseado em valores éticos chamados de “Pilares do Caráter “ que são: Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, senso de justiça, Zelo e Cidadania. Valores importantes que fortificam o caráter do ser humano. Nós enquanto instituição educacional, sentimos a necessidade de buscar nos pilares o resgate dos princípios morais culturais.
Pois com o crescimento dos índices de violência e criminalidade, famílias desestruturadas, problemas esses que afetam o processo de ensino com qualidade, acreditamos que com a participação do corpo docente e discente conseguiremos alcançar bons resultados melhorando a indisciplina, o bom relacionamento entre educando e educador como também na vida no dia a dia, na família e no trabalho, construindo uma sociedade com harmonia dignidade e paz.

Objetivo Geral: Desenvolver ações, motivando os alunos do ensino fundamental e ensino médio a participarem do programa “ Caráter Conta “ vivenciando na prática do dia a dia.

Objetivos Específicos:
Envolver escola e comunidade no programa para que as atividades desenvolvidas sejam praticadas em outros locais além da casa e escola.
Motivar os alunos a praticar o porgrama no seu dia a dia .
Desenvolver as atividades demonstrando exemplos e ações do programa Caráter Conta.
Construir ações envolvendo os alunos como: manter a limpeza das salas, pátios, etc...

Metodologia:
Apresentação do programa a ser desenvolvido a todos os professores.
Organização de atividades de maneira em que todos possam se expressar e participar.
Uso de Cds, DVDs, músicas, que venham de encontro ao programa proposto.
O professor desenvolverá as atividades referente aos pilares dentro do conteúdo proposto ou de maneira diversificada. Seguindo o cronograma onde todos irão trabalhar no mesmo dia e horário.

Cronograma:
Abaixo segue os temas que serão trabalhados durante o ano.
Março – Apresentação do programa e início das atividades do pilar Respeito
Abril - Dar continuidade ao pilar Respeito
Maio- Desenvolver o pilar Responsabilidade
Junho – Trabalhar com o pilar Sinceridade
Julho - Iniciar o pilar Senso de Justiça
Agosto – Dar continuidade ao pilar Senso de Justiça
Setembro- Desenvolver o pilar Cidadania
Outubro – Iniciar as atividades do pilar Zelo
Obs: Ao final do 2º bimestre iremos fazer uma culminância dos trabalhos.

RELATÓRIO – Atividades referente ao pilar Respeito , trabalhado durante o mês de março e abril./08.
Demos continuidade ao programa “Caráter Conta “ na segunda quinzena de março, e concluímos no início de abril o pilar Respeito. Em acordo com os professores fizemos um cronograma com datas e horários especificados, para que todos trabalhem nos mesmo dia e horário. O programa está atingindo o ensino fundamental e médio. Os alunos estão participando com interesse. Nas séries iniciais os trabalhos acontecem seguindo o mesmo cronograma , passamos nas salas acompanhando e registrando os trabalhos. Com o início do programa Caráter Conta sentimos os interesse por parte dos professores e também dos alunos. Estamos apenas iniciando mas, com boas perspectivas e comprometimento de todos.

Assistente Técnico Pedagógico – Lucia C. Fiamoncini
Data – 17/04/08.

Atividades


















Responsabilidade: EEB Germano Timm

Estado de Santa Catarina
Secretaria de Desenvolvimento Regional
Gerência de Educação
E.E.B “Germano Timm” – Joinville – SC

Programa: O Caráter Conta Ano: 2008

Séries: 1ª à 4ª
Coordenação Pedagógica: Cleusa Regina Lemos (Administradora Escolar)

Relatório das Atividades – Responsabilidade

Profª. Emília - 1 ª série: Despertar a habilidade da compreensão do que é ser responsável; despertar o gosto pela ações de responsabilidade pessoal e comunitária e desenvolver oportunidades de sentimentos que reconheçam a necessidade da responsabilidade na vida do ser humano.
- Leitura dos textos: “Do que eu gosto” e “ Passarinho sem ninho”.
Profª. Mariza - 2ª série: Foi desenvolvido um texto coletivo sobre o que é responsabilidade e porque devemos ter. Concluímos confeccionando cartazes com gravuras e frases:
- Devemos ter responsabilidade com os animais (02 grupos);
- Nós devemos ter responsabilidade com as plantas;
- Devemos ter responsabilidade com os idosos e as crianças.
Profª. Márcia – 3ª série: 1ª atividade - Os alunos ficaram em círculo sentados no chão onde cantavam uma música e quando a música parava retiravam do saco uma questão sobre responsabilidade e comentavam sobre a mesma.
2 ª atividade - Foi lido um poema sobre a natureza onde os alunos produziram textos sobre os temas: Consumo de água, desperdício e sua importância para a vida do planeta.
3 ª atividade: Dramatizaram a fábula “ Os ratinhos desobedientes”
Profª. Jose - 4 ª série: Na aula de Ensino Religioso trabalhamos o conceito de Responsabilidade da Apostila do Caráter Conta; Responsabilidade Sim; Responsabilidade Não.
Na aula de Língua Portuguesa, trabalhamos a Responsabilidade Social – consumismo, modismo e propaganda – Favoritismo e Prejuízos.
A relação entre a criança e o consumo por meio da propaganda infantil contemporânea, através da mídia;
Infância, consumo e mídia;
Os diálogos entre a propaganda, o consumo e a criança na contemporaneidade;
A criança é inserida na economia, seja como um produto, ao vender sua mão de obra, seja como consumidora, ao induzir ou realizar a compra de um bem ou serviço;
Como cortar gastos desnecessários para não cair no consumismo?
Atividades: Produção de texto.

Fotos das atividades:

Postagens Mais Vistas:

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também:

Precisa de Ajuda?