Menino doa único ovo de casa para leilão beneficente e gesto rende mais de 3 mil reais (GO)

Gustavo tinha apenas um ovo em casa, que uma galinha tinha acabado de botar, mas queria muito ajudar no leilão beneficente em prol de uma casa de idosos na pequena cidade de Caçu, interior de Goiás.



Na pequena cidade de Caçu, interior de Goiás, com um pouco mais de 14 mil habitantes, aconteceu algo inusitado que virou notícia! UM ovo rendeu R$ 3.920 em um leilão beneficente em prol de uma casa de idosos da cidade.
Mas não foi apenas um ovo. Por trás dele existe uma linda história, e vamos contar o porquê. Esse ovo representa o gesto humilde de uma criança de 8 anos, o pequeno Gustavo, que ofereceu a única coisa que tinha em casa!
Durante um “arrastão” para a arrecadação de alimentos do almoço beneficente da casa de idosos Dispensário Espírita Adolpho Bezerra de Menezes, a voluntária Jéssica Medeiros, juntamente com a equipe do arrastão, foram surpreendidos com o gesto do Gustavo.
“Batemos palma e o padrasto dele nos atendeu e disse que não tinha nada em casa, mas que podíamos passar outro dia. Eu fui descendo para outra casa, quando o Gustavo chegou em mim e disse: ‘tia, só tenho isso para te dar’. Ele abriu a mãozinha dele e me mostrou o ovo. Me emocionei, fique sem reação. Eu disse que Deus o abençoasse”, contou Jéssica.

Um detalhe curioso! O ovo tinha acabado de ter sido botado pela galinha dele!

“Precisávamos fazer algo para esse ovo”

Conversando com outros voluntários, decidiram que não deixaram esse ovo parado. “Como as meninas estavam em prantos, decidimos que era importante fazer algo para esse ovo”, relatou o voluntário e leiloeiro Wagner Maravilha, 42 anos.
No último domingo (dia 1º), realizaram o evento beneficente, que tinha almoço, leilão e bingo. E na hora do leilão, contaram para as cerca de 2 mil pessoas presentes, a história do ovo, que estava lindamente embrulhado numa caixinha.
“Contei a história no palco, fizemos a ‘corrente do bem’, cada um deu 100 reais pelo ovo, e juntamente com o leilão, chegamos em R$ 3.920. Aquilo marcou bastante na cidade”, disse Maravilha.

“O Gustavo é assim, o que é dele, é dos outros”

Conversamos com o padrasto e a mãe do Gustavo, o Luizmar Nunes Estevam, 36 anos, e Lediane Rodrigues de Freitas, 29 anos. Eles explicaram que a situação da família não tem sido fácil. Luizmar está desempregado e como pedreiro, consegue às vezes algumas obras. Moram com eles, além do Gustavo, mais dois filhos, um de 12 e outro de 10 anos.
Apesar de todas as dificuldades, o gesto do Gustavo tem sido motivo de orgulho para eles.
“Não sabia que ia dar essa repercussão toda, não foi ninguém que incentivou ele. A equipe estava passando aqui no bairro, e eu expliquei que não tinha nada para dar, mas que poderiam passar no dia seguinte. Foi quando ele entrou em casa e pegou o ovo e correu atrás da voluntária do arrastão”, contou o padrasto.
No outro dia, o Gustavo ganhou da equipe uma cartela de ovo e uma caixa de bombom!
“A gente não espera, Deus tocou o coração dele. Ele é humilde. Ele sempre presta ajuda ao próximo, ele é muito família e divide tudo com os irmãos”, disse a mãe. (Fonte: Razões Para Acreditar)
Voluntários se emocionaram com o gesto do Gustavo. Foto: Reprodução 
Gustavo com os voluntários da casa de idosos

Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

Precisa de Ajuda?

Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

Confira Também: