O Enigma de Pompeia: Cultivando Valores Com a Regra Áurea

O Enigma de Pompeia: Cultivando Valores Com a Regra Áurea

O conteúdo apresentado, a "Regra Áurea", é um conjunto de princípios éticos e morais que se baseia na reciprocidade e no respeito ao próximo. A sua relevância no ensino de valores na educação é inegável, pois oferece um guia prático e conciso para a formação de indivíduos íntegros e conscientes do seu papel na sociedade.

Análise do conteúdo:

A "Regra Áurea" é estruturada em seis colunas, cada uma representando um verbo no imperativo (digais, façais, acrediteis, gasteis, julgueis, não). Cada coluna apresenta diferentes conjugações do verbo, desde a primeira pessoa do plural até a terceira pessoa do singular, tanto no presente quanto no futuro.

A última coluna, "NÃO", apresenta o complemento negativo de cada verbo, como "não sabe", "não deve", "não é", "não tem". Essa estrutura permite uma reflexão profunda sobre as consequências de nossas ações e palavras, incentivando a prática do bem e a abstenção do mal.

Relevância no ensino de valores:

A "Regra Áurea" pode ser utilizada como ferramenta pedagógica para o ensino de diversos valores, como:

  • Empatia: Ao praticar a regra, o indivíduo é incentivado a se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos e necessidades.
  • Respeito: A regra promove o respeito às diferenças e a valorização da dignidade humana.
  • Responsabilidade: A regra conscientiza sobre as consequências de nossas ações e palavras, incentivando a responsabilidade individual e coletiva.
  • Justiça: A regra estimula a prática da justiça e a busca pela equidade nas relações interpessoais.
  • Tolerância: A regra promove a tolerância e o respeito às diferentes opiniões e crenças.

Aplicação na educação:

A "Regra Áurea" pode ser aplicada em diversos contextos educativos, como:

  • Discussões em sala de aula sobre dilemas éticos e morais.
  • Atividades de reflexão individual e em grupo sobre valores e princípios.
  • Criação de projetos e iniciativas que promovam a prática da regra no ambiente escolar e na comunidade.
  • Utilização da regra como guia para a resolução de conflitos e a promoção da cultura de paz.

Ao incorporar a "Regra Áurea" no currículo escolar, a educação contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, éticos e responsáveis, capazes de construir uma sociedade mais justa e harmoniosa.

7 atividades pedagógicas para ensinar valores usando a tabela da "Regra Áurea":

1. Teatro de Sombras Ético:

  • Descrição: Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo uma linha da tabela. Peça para que criem uma pequena peça de teatro de sombras que ilustre o significado da linha, tanto a versão positiva quanto a negativa (com a coluna "NÃO").
  • Valor Ensinado: Empatia, responsabilidade, consequências das ações.

2. Debate da "Regra Áurea":

  • Descrição: Organize um debate onde os alunos defendem ou criticam as frases da tabela. Divida a turma em dois grupos: um que defende a relevância da regra e outro que apresenta argumentos contrários ou questiona a aplicabilidade em situações modernas.
  • Valor Ensinado: Pensamento crítico, argumentação, respeito às opiniões divergentes.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos:

  • Descrição: Peça para os alunos criarem histórias em quadrinhos que ilustrem situações onde a "Regra Áurea" é aplicada ou violada. Eles podem usar personagens fictícios ou situações do cotidiano.
  • Valor Ensinado: Honestidade, justiça, consequências das ações.

4. Jogo de Cartas Éticas:

  • Descrição: Crie cartas com situações hipotéticas que envolvam dilemas éticos. Os alunos, em grupos, devem usar frases da tabela para justificar suas decisões e ações.
  • Valor Ensinado: Tomada de decisões éticas, responsabilidade, pensamento crítico.

5. Mural da "Regra Áurea" na Escola:

  • Descrição: Crie um mural onde cada linha da tabela é ilustrada com desenhos, colagens ou outros materiais visuais. Os alunos podem contribuir com suas próprias interpretações e exemplos de como a regra se aplica à vida escolar.
  • Valor Ensinado: Responsabilidade coletiva, respeito, colaboração.

6. Reflexão Individual e Diário Ético:

  • Descrição: Peça para os alunos escolherem uma frase da tabela por semana e refletirem sobre como ela se aplica às suas próprias vidas. Eles podem manter um diário onde registram suas reflexões e exemplos de como praticaram ou deixaram de praticar a regra.
  • Valor Ensinado: Autoconhecimento, reflexão, melhoria contínua.

7. "Regra Áurea" em Ação na Comunidade:

  • Descrição: Incentive os alunos a criarem projetos comunitários que apliquem os princípios da "Regra Áurea". Por exemplo, podem organizar campanhas de arrecadação de alimentos, visitas a asilos ou outras ações que promovam o bem-estar da comunidade.
  • Valor Ensinado: Solidariedade, compaixão, responsabilidade social.

Essas atividades visam tornar o aprendizado da "Regra Áurea" dinâmico e significativo, incentivando os alunos a internalizar os valores e aplicá-los em suas vidas.

Decifrando a Tabela:

Comece a leitura da tabela com a palavra NÃO. Em seguida vá até a primeira linha da primeira coluna e leia a palavra DIGAIS. Retorne a primeira linha da segunda coluna e leia a frase TUDO QUANTO. Volte à primeira linha do topo e leia a palavra  da segunda coluna SABEIS. Retorne à primeira linha da terceira coluna e leia a frase PORQUE AQUELE QUE. Suba até a primeira linha e leia a palavra DIZ. Volte à primeira linha e leia a frase TUDO QUANTO. na mesma coluna, no topo, leia a palavra SABE. Desça à primeira linha da quinta coluna e leia a frase MUITAS VEZES. Vá ao topo da mesma coluna e leia a palavra DIRÁ. Na base da última coluna leia as palavras O QUE. No topo da mesma coluna leia a frase NÃO SABE. Formará a seguinte frase: NÃO DIGAIS TUDO QUANTO SABEIS. PORQUE AQUELE QUE DIZ TUDO QUANTO SABE. MUITA VEZES DIRÁ O QUE NÃO SABE. Siga a mesma lógica para as demais palavras para formar as outras frases.

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Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

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Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

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