sexta-feira, junho 14, 2024

Resumo do Livro Colunas do Caráter de Siegfried Júlio Schwantes

Livro Colunas do Caráter - Resumo dos Capítulos

Por: Jorge Schemes

Resumo de cada capítulo do livro "Colunas do Caráter" de Siegfried Júlio Schwantes. Este livro aborda temas profundos sobre a formação do caráter humano, utilizando referências bíblicas e princípios morais. Para fazer isso, irei estruturar o resumo com base nos principais tópicos e insights de cada capítulo.

Capítulo 1: Introdução ao Caráter

No primeiro capítulo, Schwantes estabelece a importância do caráter na vida humana. Ele define o caráter como o conjunto de traços e qualidades que distinguem um indivíduo, enfatizando a sua formação ao longo da vida através de experiências, educação e escolhas pessoais. O autor utiliza exemplos bíblicos para ilustrar como personagens históricos demonstraram caráter forte e moral em diversas situações.

Capítulo 2: A Importância da Honestidade

Neste capítulo, Schwantes foca na honestidade como uma pedra angular do caráter. Ele discute o papel da honestidade nas relações interpessoais e na sociedade como um todo. Utilizando histórias bíblicas, o autor exemplifica como a honestidade pode impactar positivamente a vida de um indivíduo e construir confiança mútua. Ele também aborda as consequências da desonestidade, mostrando como ela pode corroer a integridade e prejudicar a reputação.

Capítulo 3: Coragem Moral

A coragem moral é explorada como uma virtude necessária para defender o que é certo, mesmo diante de adversidades. Schwantes usa personagens bíblicos que demonstraram coragem moral, destacando como esses exemplos podem inspirar os leitores a agir com integridade em situações desafiadoras. O capítulo discute a importância de manter-se firme em princípios éticos, mesmo quando é mais fácil ceder à pressão social.

Capítulo 4: A Justiça como Princípio

Schwantes aborda a justiça, analisando como a busca pela equidade e pelo tratamento justo deve permear todas as ações humanas. Ele utiliza passagens bíblicas para mostrar a importância da justiça divina e humana, e como esta deve ser um objetivo constante na vida de todos. O autor argumenta que a justiça deve ser aplicada em todas as esferas, desde o âmbito pessoal até o social e político.

Capítulo 5: A Humildade e o Serviço ao Próximo

Este capítulo explora a humildade e o serviço aos outros como fundamentos do caráter cristão. Schwantes argumenta que a verdadeira grandeza se encontra na humildade e no altruísmo. Ele cita exemplos de líderes bíblicos que demonstraram humildade e serviram ao próximo, destacando como essas qualidades são essenciais para o desenvolvimento de um caráter sólido e respeitado.

Capítulo 6: A Importância da Perseverança

A perseverança é discutida como a capacidade de persistir diante de obstáculos e desafios. Schwantes utiliza exemplos bíblicos de indivíduos que mostraram resiliência em face de dificuldades, ilustrando como a perseverança pode levar ao crescimento pessoal e à realização de objetivos. Ele enfatiza a importância de não desistir, mesmo quando as circunstâncias parecem insuperáveis.

Capítulo 7: O Papel da Fé no Desenvolvimento do Caráter

Neste capítulo, Schwantes explora a fé como um componente central do caráter. Ele argumenta que a fé proporciona uma base sólida para tomar decisões éticas e enfrentar desafios com confiança. Utilizando exemplos bíblicos, o autor mostra como a fé pode fortalecer o caráter e guiar as ações de um indivíduo em direção ao bem.

Capítulo 8: A Construção de um Caráter Sólido

No capítulo final, Schwantes sintetiza os elementos discutidos anteriormente e oferece uma visão prática de como construir um caráter sólido. Ele fornece orientações sobre a importância da reflexão pessoal, do estudo contínuo e da aplicação dos princípios discutidos ao longo do livro. O autor também enfatiza a necessidade de um compromisso contínuo com o crescimento pessoal e a melhoria moral.

Considerações Finais

Schwantes conclui o livro reforçando a ideia de que a construção de um caráter sólido é um processo contínuo que requer dedicação e esforço. Ele inspira os leitores a buscar um desenvolvimento pessoal alinhado com valores éticos e morais, e a ser um exemplo positivo na sociedade.

Atividades Pedagógicas

Aplique uma atividade pedagógica para cada capítulo do livro "Colunas do Caráter" de Siegfried Julio Schwantes. Estas atividades têm o objetivo de ajudar os alunos a refletirem sobre os conceitos apresentados e a aplicá-los em suas próprias vidas.

Capítulo 1: Introdução ao Caráter

Atividade: Reflexão Pessoal e Debate em Grupo

Objetivo: Ajudar os alunos a compreenderem o conceito de caráter e a refletirem sobre suas próprias qualidades.

Instruções:

  1. Reflexão Pessoal: Cada aluno deve escrever um parágrafo sobre o que significa ter um bom caráter. Eles devem incluir exemplos pessoais de situações em que demonstraram ou testemunharam um caráter forte.

  2. Debate em Grupo: Divida a turma em pequenos grupos e peça aos alunos para compartilharem suas reflexões. Depois, cada grupo deve escolher um exemplo para apresentar à classe e discutir como esse exemplo ilustra a importância do caráter.

Capítulo 2: A Importância da Honestidade

Atividade: Simulação de Cenários

Objetivo: Desenvolver a habilidade de tomar decisões honestas em situações desafiadoras.

Instruções:

  1. Preparação: Crie cenários que envolvam dilemas éticos onde a honestidade é crucial (por exemplo, encontrar dinheiro no chão, ser tentado a trapacear em um teste, etc.).

  2. Simulação: Divida a turma em grupos e dê a cada grupo um cenário diferente. Os alunos devem discutir e decidir como agiriam honestamente em cada situação.

  3. Apresentação: Cada grupo apresenta seu cenário e a decisão que tomaram. A turma discute as possíveis consequências de agir com honestidade versus desonestidade.

Capítulo 3: Coragem Moral

Atividade: Role-Playing

Objetivo: Incentivar os alunos a praticar a coragem moral em situações simuladas.

Instruções:

  1. Preparação: Crie situações fictícias que exigem coragem moral, como defender alguém que está sendo injustiçado ou recusar-se a participar de uma atividade antiética.

  2. Role-Playing: Em duplas ou trios, os alunos devem representar os personagens nessas situações, demonstrando como agiriam com coragem moral.

  3. Discussão: Após a dramatização, discutir com a turma como se sentiram ao agir com coragem e a importância de tais ações na vida real.

Capítulo 4: A Justiça como Princípio

Atividade: Julgamento Simulado

Objetivo: Promover a compreensão e aplicação do conceito de justiça.

Instruções:

  1. Preparação: Escolha um caso ético (real ou fictício) que envolva questões de justiça. Distribua os papéis de juiz, advogados de defesa, promotores e júri entre os alunos.

  2. Julgamento Simulado: Conduza um julgamento onde os alunos devem argumentar e decidir sobre o caso com base em princípios de justiça.

  3. Discussão: Após o julgamento, discuta com a turma as decisões tomadas e como os princípios de justiça foram aplicados.

Capítulo 5: A Humildade e o Serviço ao Próximo

Atividade: Projeto de Serviço Comunitário

Objetivo: Incentivar a prática da humildade e do serviço aos outros.

Instruções:

  1. Planejamento: Em grupos, os alunos devem planejar um projeto de serviço comunitário (por exemplo, limpeza de um parque, visita a um asilo, arrecadação de alimentos).

  2. Execução: Realizar o projeto planejado, destacando a importância da humildade e do serviço ao próximo.

  3. Reflexão: Após a conclusão do projeto, cada grupo apresenta um relatório refletindo sobre a experiência e o impacto do serviço na comunidade e neles mesmos.

Capítulo 6: A Importância da Perseverança

Atividade: Diário de Perseverança

Objetivo: Desenvolver a habilidade de perseverar através da auto-reflexão contínua.

Instruções:

  1. Diário: Cada aluno deve manter um diário por uma semana, registrando diariamente um desafio enfrentado e como perseveraram para superá-lo.

  2. Compartilhamento: Ao final da semana, os alunos compartilham suas experiências com a turma, discutindo as dificuldades e as estratégias que utilizaram para não desistir.

Capítulo 7: O Papel da Fé no Desenvolvimento do Caráter

Atividade: Estudo de Personagens Bíblicos

Objetivo: Compreender o papel da fé no desenvolvimento do caráter através de exemplos bíblicos.

Instruções:

  1. Pesquisa: Divida os alunos em grupos e atribua a cada grupo um personagem bíblico que exemplifica a fé (por exemplo, Abraão, Moisés, Daniel).

  2. Apresentação: Cada grupo deve apresentar à turma a história do personagem, destacando como a fé influenciou suas ações e seu caráter.

  3. Discussão: Discutir como a fé pode ser aplicada na vida dos alunos hoje, ajudando-os a desenvolver um caráter forte.

Capítulo 8: A Construção de um Caráter Sólido

Atividade: Plano de Desenvolvimento Pessoal

Objetivo: Criar um plano concreto para o desenvolvimento contínuo do caráter.

Instruções:

  1. Autoavaliação: Cada aluno deve fazer uma autoavaliação de suas qualidades de caráter, identificando pontos fortes e áreas para melhoria.

  2. Plano: Baseado na autoavaliação, cada aluno deve criar um plano de desenvolvimento pessoal com metas específicas para fortalecer seu caráter.

  3. Compromisso: Os alunos compartilham seus planos em pares e se comprometem a apoiar mutuamente no cumprimento de suas metas.

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Atividades do Programa "O Caráter Conta"!

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Carta Aberta - Por: Jorge Schemes

No dia 23 de outubro de 2009 solicitei minha saída da coordenação pedagógica do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC. Foi uma decisão pessoal e feita de livre e espontânea vontade.

Todavia, algumas situações ocorridas bem como as circunstâncias que se arquitetaram ao longo deste ano (2009), e que culminaram na reunião feita no Setor de Ensino na data acima exposta, me fizeram tomar essa decisão.

Até então estive calado, porém não alienado, pois meu pensamento e minha formação cognitiva e filosófica é pós-crítica e meus princípios e valores são alicerçados na Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Não posso agredir meus princípios morais e éticos diante de atitudes mesquinhas de segregação, exclusão, discriminação, preconceito, abuso de poder, constrangimento ilegal, falta de ética (no mínimo profissional) e assédio moral. O que eu não faço com os outros, eu não aceito que façam comigo.

Não compactuo com manobras politiqueiras de pessoas mesquinhas que, durante meu tempo de coordenação pedagógica à frente do Caráter Conta na GERED de Joinville, SC, nunca fizeram nada pelo Programa, e além disso visavam a apropriação do esforço e do trabalho alheio já feito durante anos para promoção e benefício próprios, tais pessoas são verdadeiros "vampiros psíquicos e sociais".

Alguém disse certa vez com muita propriedade que, "onde não há ética até o ambiente fica doentio". E tais pessoas, por serem as detentoras do poder, são um verdadeiro foco de doenças emocionais para aqueles que se sujeitam as suas manobras carregadas de tirania e cheias de maldade, mas Deus é justo Juiz e cabe a Ele retribuir a cada um segundo as suas obras.

Desde o início, minha dedicação e empenho para que o Programa "O Caráter Conta!" tivesse êxito nas escolas da Rede Pública Estadual pertencentes a GERED de Joinville, SC, foram constantes. Procurei promover "O Caráter Conta!" nas escolas da Rede Estadual de Ensino, por meio de reuniões com professores, técnicos e gestores, bem como formatá-lo pedagogicamente à realidade local. Procurei dar visibilidade para as ações do Programa por meio deste blog, e o fiz de maneira voluntária e por decisão pessoal, uma vez que o Programa, até a data presente (23/10/2009), não faz parte dos programas oficiais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Contudo, o mínimo que se espera quando há dedicação e empenho em qualquer atividade que envolva a educação é reconhecimento, valorização, gratidão e respeito. Talvez essa seja a razão porque há tantos professores e professoras desmotivados.

Apesar de tudo valeu a pena toda minha dedicação e esforço. E aqui deixo registrado o meu respeito e a minha gratidão a todos que se comprometeram junto comigo, e de coração voluntário ajudaram a implementar as atividades do "Caráter Conta!" em sua escola, de maneira especial aos professores e professoras, assistentes técnicos pedagógicos e gestores.

Acredito no Programa "O Caráter Conta!" como uma ferramenta poderosa de transformação moral e ética dentro da escola e na vida de cada um de seus agentes. Por essa razão continuei trabalhando os seus pilares do caráter em minhas aulas de Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Joinville, SC, como já vinha fazendo antes. Enquanto lecionei por vários anos nas séries finais do Ensino Fundamental sempre trabalhei sistematicamente com todos meus alunos várias atividades pedagógicas relacionadas com os pilares do "Caráter Conta!". Os alunos e alunas das Escolas Municipais onde lecionei por vários anos produziram redações, acrósticos, poesias, paródias e joguinhos lúdicos relacionados com os pilares do Programa "O Caráter Conta!". Essas atividades e muitas outras estão socializadas nesse blog.

Termino afirmando que acredito na educação para o caráter, acredito na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", não como plataforma de interesses politiqueiros, pessoais e mesquinhos, mas como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.

Que o Deus Eterno e Criador Ilumine a Todos Nós!
Ex-Coordenador Pedagógico do Programa "O Caráter Conta!" na GERED de Joinville, SC, no período de 2004 a 2009. Atualmente é Coordenador do Projeto: "Escola de Caráter".

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